Diversas Modificações Especiais ou Acrescentando Controles
Enviado: 16 Out 2010, 17:53
Como toda vez que eu posto uma foto alguém me pergunta "o que é isso ali?", e geralmente se interessam pelas minhas modificações, resolvi colocar todas as modificações que fiz em um tópico só, centralizado.
O Difícil foi sbaer onde colocar este tópico, já que fala de tudo um pouco então Mecânica Geral
Descrição das modificações e controles extras pelo número nas fotos:
![Imagem](http://img258.imageshack.us/img258/1944/cinzeiro.jpg)
![Imagem](http://img232.imageshack.us/img232/7676/painelcomcb.jpg)
1) Chave de acionamento da alteração da temperatura do motor, com o motor quente sobe em 10°C o valor informado pelo sensor para a ..., para manter o motor trabalhando mais frio.
2) Chave de acionamento manual do compressor do ar condicionado (desliga mesmo na posição do console ativo, para poder usar ar re-circulado quando atrás de um caminhão fumacento no inverno), no Monza com ar original a recirculação do ar só existe quando o ar está acionado na posição de frio máximo, não tem como desligar o compressor do ar nesta situação, a não ser como eu fiz, cortando o fio que vai para o relé e colocando uma chave extra, aí o ar não liga, mas o sistema pneumático deixa em recircular!
3) Chave que aciona o aquecimento do coletor (adaptação para o álcool não original)
4) Chave de seleção para o Computador de Bordo, tenho dois sensores, um para a temperatura interno colocada dentro da tubulação da grade de ventilação central, que uso para regular a temperatura do ar condicionado, como se fosse um ar digital, porém com controle manual ajustando em conjunto com o ar quente, o segundo sensor é o padrão de temperatura externa.
5) Potenciômetro de regulagem fina para alterar a temperatura do motor percebida pela ECU, está desativado pois agora só uso na chave com aumento fixo de 10°C.
6) Potenciômetro de regulagem do módulo economia, girando para esquerda diminui a potência e o consumo, girando para a direita aumenta a potência e o consumo.
Tópico específico:
Reduzir consumo 20 reais em peças:
viewtopic.php?f=3&t=6982 e o esquema em viewtopic.php?f=3&t=6982&p=176716#p176692
7) Potenciômetro desativado, era para injeção direta de gasolina em emergência, porém não funcionou direito, o potenciômetro queimou e por ali ficou, já faz alguns anos.
Manômetro de pressão de óleo do motor.
9) Computador de Bordo, no original era relógio digital, instalado com todas as funções.
10) A lâmpada de indicação Ventilador Acionado, era de alta temperatura, mas agora indica o acionamento da ventoinha do motor, pois o relé da alta estragou logo quando comprei o carro a onze anos, mas na época ninguém sabia consertar, então alterei a função da lâmpada.
![Imagem](http://img251.imageshack.us/img251/5812/painelacelmo.jpg)
11) Chave de controle do módulo economia baixo ela desliga o módulo e para cima liga
Tópico específico o mesmo do item 6.
12) Chave de tripla função, para baixo ficam ligados o bico injetor e o sensor de velocidade VSS, na posição central desliga o bico injetor (para poder desligar o motor, sem precisar desligar a chave, no caso de querer saber um código de erro que apaga quando desliga-se a chave. Finalmente para cima, mantém ligado o bico injetor, mas desliga o sensor de velocidade VSS, isso economiza até 10% de combustível, mas não pode ser usado em descida de serra (mas não desliga no CB só na ECU).
13) Botão de injeção de gasolina da partida a frio do motor a álcool (acionamento manual).
14) Acelerador de mão (não é afogador, lembrem-se o meu é EFI), funciona como um piloto automático, no caso limitado a 38% do acelerador, só uso em trechos planos, com pouco tráfego, para descansar o pé em viagens longas.
Tópico específico: viewtopic.php?f=14&t=15688&p=176776#p176776
![Imagem](http://img85.imageshack.us/img85/6199/67195756.jpg)
15) Chave do acionamento dos faróis de neblina. O meu não tinha, e como o local original foi ocupado, foi parar aí.
![Imagem](http://img88.imageshack.us/img88/8881/chavelamp.jpg)
16) Chave de acionamento do código lampejante, em vez de ficar enfiando clips, fiz uma ligação via chave, muito mais fácil de acionar.
![Imagem](http://img821.imageshack.us/img821/6762/luzdefreioextra.jpg)
17) Luz de freio extra, elas acendem quando piso no freio, e não acendem quando ligo a sinaleira, só no freio, o que eu acho que ainda melhor do que a lanternas de neblina originais (que eu não tinha).
![Imagem](http://img834.imageshack.us/img834/6444/amortecedor.jpg)
18) Amortecedor no porta-malas, quando a minha mola quebrou pela 3ª vez, e não achei mais, coloquei um amortecedor no lugar.
Tópico específico: viewtopic.php?f=14&t=8350&p=96481&hilit ... las#p96481
![Imagem](http://img842.imageshack.us/img842/3491/acendedorcig2.jpg)
19) Acendedor de cigarros no console traseiro, muito útil para ligar o DVD ou o computador para as crianças em viagens no banco traseiro, sem precisar ficar aquele fio todo esticado saindo lá do painel e incomodando o câmbio. Por óbvio retirei o enrolamento para que não funcionasse aquecendo muito perto do carpete.
![Imagem](http://img241.imageshack.us/img241/966/motord.jpg)
20) Filtro extraordinário para reduzir o excesso de vapores produzidos pelo cárter, que dificultam meu arranque com motor quente.
Tópico específico:
viewtopic.php?f=14&t=12552#p143278
21) Válvula solenóide para gasolina da partida a frio.
22) Reservatório de gasolina da partida a frio.
23) O sensor de baixo nível da partida a frio parou de funcionar, então retirei a tampa e agora a haste sobe indicando o nível de gasolina.
![Imagem](http://img832.imageshack.us/img832/9863/chavegeral.jpg)
24) Chave Geral, desliga a bateria do carro rapidamente para consertos, ou quando o caro vai ficar parado por algum tempo.
![Imagem](http://img404.imageshack.us/img404/4582/aceleradordemao1.jpg)
25) Este está difícil de ver, é uma chapa de metal de 2 mm dobrada envolta do batente da borboleta do acelerador para que o motor acelerasse um pouquinho mais evitando a oscilação da lenta.
26) Haste extra para acionamento do acelerador de mão.
27) Na foto não aparece, mas tem um fio segurando o cabo do acelerador para que ele não escape quando o acelerador de mão é acionado.
28) Parafuso de fixação do cabo do acelerador de mão (ele pode girar para acompanhar o movimento do acelerador e não quebrar o cabo.
29) Fixação nos moldes gambiarra do cabo do acelerador de mão.
É isso!
O Difícil foi sbaer onde colocar este tópico, já que fala de tudo um pouco então Mecânica Geral
Descrição das modificações e controles extras pelo número nas fotos:
![Imagem](http://img258.imageshack.us/img258/1944/cinzeiro.jpg)
![Imagem](http://img232.imageshack.us/img232/7676/painelcomcb.jpg)
1) Chave de acionamento da alteração da temperatura do motor, com o motor quente sobe em 10°C o valor informado pelo sensor para a ..., para manter o motor trabalhando mais frio.
2) Chave de acionamento manual do compressor do ar condicionado (desliga mesmo na posição do console ativo, para poder usar ar re-circulado quando atrás de um caminhão fumacento no inverno), no Monza com ar original a recirculação do ar só existe quando o ar está acionado na posição de frio máximo, não tem como desligar o compressor do ar nesta situação, a não ser como eu fiz, cortando o fio que vai para o relé e colocando uma chave extra, aí o ar não liga, mas o sistema pneumático deixa em recircular!
3) Chave que aciona o aquecimento do coletor (adaptação para o álcool não original)
4) Chave de seleção para o Computador de Bordo, tenho dois sensores, um para a temperatura interno colocada dentro da tubulação da grade de ventilação central, que uso para regular a temperatura do ar condicionado, como se fosse um ar digital, porém com controle manual ajustando em conjunto com o ar quente, o segundo sensor é o padrão de temperatura externa.
5) Potenciômetro de regulagem fina para alterar a temperatura do motor percebida pela ECU, está desativado pois agora só uso na chave com aumento fixo de 10°C.
6) Potenciômetro de regulagem do módulo economia, girando para esquerda diminui a potência e o consumo, girando para a direita aumenta a potência e o consumo.
Tópico específico:
Reduzir consumo 20 reais em peças:
viewtopic.php?f=3&t=6982 e o esquema em viewtopic.php?f=3&t=6982&p=176716#p176692
7) Potenciômetro desativado, era para injeção direta de gasolina em emergência, porém não funcionou direito, o potenciômetro queimou e por ali ficou, já faz alguns anos.
![Legal 8)](./images/smilies/icon_cool.gif)
9) Computador de Bordo, no original era relógio digital, instalado com todas as funções.
10) A lâmpada de indicação Ventilador Acionado, era de alta temperatura, mas agora indica o acionamento da ventoinha do motor, pois o relé da alta estragou logo quando comprei o carro a onze anos, mas na época ninguém sabia consertar, então alterei a função da lâmpada.
![Imagem](http://img251.imageshack.us/img251/5812/painelacelmo.jpg)
11) Chave de controle do módulo economia baixo ela desliga o módulo e para cima liga
Tópico específico o mesmo do item 6.
12) Chave de tripla função, para baixo ficam ligados o bico injetor e o sensor de velocidade VSS, na posição central desliga o bico injetor (para poder desligar o motor, sem precisar desligar a chave, no caso de querer saber um código de erro que apaga quando desliga-se a chave. Finalmente para cima, mantém ligado o bico injetor, mas desliga o sensor de velocidade VSS, isso economiza até 10% de combustível, mas não pode ser usado em descida de serra (mas não desliga no CB só na ECU).
13) Botão de injeção de gasolina da partida a frio do motor a álcool (acionamento manual).
14) Acelerador de mão (não é afogador, lembrem-se o meu é EFI), funciona como um piloto automático, no caso limitado a 38% do acelerador, só uso em trechos planos, com pouco tráfego, para descansar o pé em viagens longas.
Tópico específico: viewtopic.php?f=14&t=15688&p=176776#p176776
![Imagem](http://img85.imageshack.us/img85/6199/67195756.jpg)
15) Chave do acionamento dos faróis de neblina. O meu não tinha, e como o local original foi ocupado, foi parar aí.
![Imagem](http://img88.imageshack.us/img88/8881/chavelamp.jpg)
16) Chave de acionamento do código lampejante, em vez de ficar enfiando clips, fiz uma ligação via chave, muito mais fácil de acionar.
![Imagem](http://img821.imageshack.us/img821/6762/luzdefreioextra.jpg)
17) Luz de freio extra, elas acendem quando piso no freio, e não acendem quando ligo a sinaleira, só no freio, o que eu acho que ainda melhor do que a lanternas de neblina originais (que eu não tinha).
![Imagem](http://img834.imageshack.us/img834/6444/amortecedor.jpg)
18) Amortecedor no porta-malas, quando a minha mola quebrou pela 3ª vez, e não achei mais, coloquei um amortecedor no lugar.
Tópico específico: viewtopic.php?f=14&t=8350&p=96481&hilit ... las#p96481
![Imagem](http://img842.imageshack.us/img842/3491/acendedorcig2.jpg)
19) Acendedor de cigarros no console traseiro, muito útil para ligar o DVD ou o computador para as crianças em viagens no banco traseiro, sem precisar ficar aquele fio todo esticado saindo lá do painel e incomodando o câmbio. Por óbvio retirei o enrolamento para que não funcionasse aquecendo muito perto do carpete.
![Imagem](http://img241.imageshack.us/img241/966/motord.jpg)
20) Filtro extraordinário para reduzir o excesso de vapores produzidos pelo cárter, que dificultam meu arranque com motor quente.
Tópico específico:
viewtopic.php?f=14&t=12552#p143278
21) Válvula solenóide para gasolina da partida a frio.
22) Reservatório de gasolina da partida a frio.
23) O sensor de baixo nível da partida a frio parou de funcionar, então retirei a tampa e agora a haste sobe indicando o nível de gasolina.
![Imagem](http://img832.imageshack.us/img832/9863/chavegeral.jpg)
24) Chave Geral, desliga a bateria do carro rapidamente para consertos, ou quando o caro vai ficar parado por algum tempo.
![Imagem](http://img404.imageshack.us/img404/4582/aceleradordemao1.jpg)
25) Este está difícil de ver, é uma chapa de metal de 2 mm dobrada envolta do batente da borboleta do acelerador para que o motor acelerasse um pouquinho mais evitando a oscilação da lenta.
26) Haste extra para acionamento do acelerador de mão.
27) Na foto não aparece, mas tem um fio segurando o cabo do acelerador para que ele não escape quando o acelerador de mão é acionado.
28) Parafuso de fixação do cabo do acelerador de mão (ele pode girar para acompanhar o movimento do acelerador e não quebrar o cabo.
29) Fixação nos moldes gambiarra do cabo do acelerador de mão.
É isso!