Confecção do isolador do capuz moldado.
Enviado: 19 Out 2007, 12:36
Caros amigos Monzeiros o sonho de muitos de nós é por um isolador do capuz moldado nos nossos Monzas, mas infelizmente a GM não mais fornece essa peça e sequer existe na rede de concessionárias, nem como peça obsoleta. Afirmo, pois fiz uma busca refinada, inclusive abrindo uma solicitação junto a GMB, mas não foi possível encontrar a tal peça.
Diante dessa dificuldade, decidi me dirigir a uma capotaria conceituada em minha cidade e tentar por em ação um plano mirabolante, mas que foi aceito e elogiado pelo capoteiro, que tem nada mais nada menos que 40 anos de experiência em capotaria.
O plano é o seguinte: sabemos que a maioria dos capoteiros quando vão fazer um isolador do capuz, eles simplesmente colam um carpete duro na parte interna do capuz e pronto, mas como eu sou uma pessoa bastante exigente desenvolvi uma técnica que possibilita ao capoteiro moldar o carpete à forma do capuz como se segue:
1º- É necessário retirar o capuz do veículo e virá-lo, de maneira que a parte posterior do capuz fique voltada para cima;
2º- A seguir deve-se estender um tecido que seja bem mole e um pouco impermeável sob a parte posterior do capuz.
3º- Em seguida, deve-se pincelar levemente resina epóxi (aquela mesma uilizada para compor a fibra de vidro) sob o tecido. Detalhe que deve ser uma camada bem fina, pois não pode ficar grosso demais, por que corre o risco de tocar no motor do veículo e gerar algum dano.
4º- Quando a resina começar a secar, marque nela os furos que serão utilizados para se colocar as presilhas (bujões), se não me engano são 20 presilhas (bujões). Nessa etapa marque também a forma que será dado ao isolador com giz, seguindo o contorno deste, pois assim ficará bem fácil de recortar o molde feito em resina com a forma correta;
5º- Seca a resina, basta retirar o molde do capuz, recortá-lo de acordo com a marcação feita anteriormente e fazer os furos nos devidos lugares em que se encaixarão as presilhas. Pronto dessa maneira você já tem o molde do capuz;
6º- O proximo passo é cobrir o lado do molde que ficara voltado para o motor com um feltro isolador. Esse feltro é facilmente encontrado em lojas de tecidos automotivos; consiste em um feltro fino que de um lado é recoberto por uma camada fina de tecido preto e o outro lado, que é apropriado para ser colado nas superfícies, é composto do próprio feltro;
obs: O feltro deve ser fino, para não pesar muito a estrutura, evitando que esta não fique presa pelos bujões e tamém para eviatr que toque no motr para evitar danos.
7º- A seguir cola-se na parte posterior do molde, que ficará voltada para o capuz, um tecido preto, qualquer ele que seja, somente para não arranhar a pintura interna da peça;
8º- Em seguida, fura-se os buraquinhos que serão encaixados os bujões de acordo com a marcação feita quando ainda estava sedo confeccionado o molde;
9º- Por fim basta encaixar o isolador já pronto no capuz, fixá-lo por meio dos bujões e recolocar o capuz no local.
Pronto agora o seu Monza tem um isolador do capuz moldado, muito próximo ao original de fábrica.
Assim que o processo estiver realizado em meu veículo, eu postarei as fotos neste tópico. Qualquer dúvida entrem em contato ok?
Abraços a todos e esero que tenham aprecisado a dica.
Diante dessa dificuldade, decidi me dirigir a uma capotaria conceituada em minha cidade e tentar por em ação um plano mirabolante, mas que foi aceito e elogiado pelo capoteiro, que tem nada mais nada menos que 40 anos de experiência em capotaria.
O plano é o seguinte: sabemos que a maioria dos capoteiros quando vão fazer um isolador do capuz, eles simplesmente colam um carpete duro na parte interna do capuz e pronto, mas como eu sou uma pessoa bastante exigente desenvolvi uma técnica que possibilita ao capoteiro moldar o carpete à forma do capuz como se segue:
1º- É necessário retirar o capuz do veículo e virá-lo, de maneira que a parte posterior do capuz fique voltada para cima;
2º- A seguir deve-se estender um tecido que seja bem mole e um pouco impermeável sob a parte posterior do capuz.
3º- Em seguida, deve-se pincelar levemente resina epóxi (aquela mesma uilizada para compor a fibra de vidro) sob o tecido. Detalhe que deve ser uma camada bem fina, pois não pode ficar grosso demais, por que corre o risco de tocar no motor do veículo e gerar algum dano.
4º- Quando a resina começar a secar, marque nela os furos que serão utilizados para se colocar as presilhas (bujões), se não me engano são 20 presilhas (bujões). Nessa etapa marque também a forma que será dado ao isolador com giz, seguindo o contorno deste, pois assim ficará bem fácil de recortar o molde feito em resina com a forma correta;
5º- Seca a resina, basta retirar o molde do capuz, recortá-lo de acordo com a marcação feita anteriormente e fazer os furos nos devidos lugares em que se encaixarão as presilhas. Pronto dessa maneira você já tem o molde do capuz;
6º- O proximo passo é cobrir o lado do molde que ficara voltado para o motor com um feltro isolador. Esse feltro é facilmente encontrado em lojas de tecidos automotivos; consiste em um feltro fino que de um lado é recoberto por uma camada fina de tecido preto e o outro lado, que é apropriado para ser colado nas superfícies, é composto do próprio feltro;
obs: O feltro deve ser fino, para não pesar muito a estrutura, evitando que esta não fique presa pelos bujões e tamém para eviatr que toque no motr para evitar danos.
7º- A seguir cola-se na parte posterior do molde, que ficará voltada para o capuz, um tecido preto, qualquer ele que seja, somente para não arranhar a pintura interna da peça;
8º- Em seguida, fura-se os buraquinhos que serão encaixados os bujões de acordo com a marcação feita quando ainda estava sedo confeccionado o molde;
9º- Por fim basta encaixar o isolador já pronto no capuz, fixá-lo por meio dos bujões e recolocar o capuz no local.
Pronto agora o seu Monza tem um isolador do capuz moldado, muito próximo ao original de fábrica.
Assim que o processo estiver realizado em meu veículo, eu postarei as fotos neste tópico. Qualquer dúvida entrem em contato ok?
Abraços a todos e esero que tenham aprecisado a dica.