O que está acontecendo com o motor? Dá um tranco e morre.

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
MMGuedes
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

O que está acontecendo com o motor? Dá um tranco e morre.

Mensagem não lida por MMGuedes »

Há alguns dias meu Monza começou a apresentar um problema que meu mecânico não consegue resolver:
Após percorrer um bom tempo dirigindo (de 2 a 3 horas seguidas), o motor dá um "tranco" forte como se eu estivesse reduzindo a marcha de 5ª para a 2ª e simplesmente morre.
Dou a partida e ele volta a funcionar por mais uns 200 metros e a situação se repete até que eu pare e o motor esfrie.
Um detalhe importante é que quando o carro morre, nada se apaga no painel, pelo contrário, como é normal acontecer quando o motor se desliga, as luzes indicadoras da injeção e do óleo se acendem até que eu dê a partida novamente.
Meu mecânico já testou tudo que podia no motor e no módulo da injeção e não encontrou nada.
Já troquei as velas, os cabos, o rotor e tampa do distribuidor, todos os sensores e juntas do TBI, além de efetuar uma limpeza completa no TBI, só abasteço em um único posto de total confiança.
Agora estou perdido sem saber o que fazer pois não consigo encontrar uma solução para meu problema.
Se alguém puder me ajudar eu agradeceria muito.
Obrigado.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: O que está acontecendo com o motor do meu Monza????

Mensagem não lida por Rafaelo »

tem que obsevar quando ocorre isso se a bobina de igniçao fique muito quente a ponto de nao poder encostar a mao. modulo hei verificado?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
MMGuedes
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagem não lida por MMGuedes »

Rafaelo escreveu:tem que obsevar quando ocorre isso se a bobina de igniçao fique muito quente a ponto de nao poder encostar a mao. modulo hei verificado?
Olá.
Não pensei em olhar a bobina mas, se for aquecimento exagerado nela eu devo tomar qual procedimento???
Conforme eu citei antes, o módulo foi testado pelo meu mecânico e segundo ele nada de anormal foi encontrado.
Obrigado pela atenção.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Quando ocorre o sintoma, deve verificar se falta faísca nas velas ou se falta combustível. O sintomas são iguais.
Problemas com a bomba de combustível, filtro obstruído e aterramento da bomba, que fica no porta malas, próximo a lanterna direita são as principais causas com relação a combustível.
Bobina impulsora com mau contato, defeito no módulo HEI, bobina de alta tensão e dispositivo anti furto são as principais causas de problemas com relação a parte elétrica. Ainda na parte elétrica, deve verificar se chega tensão de alimentação de 12V na bobina de alta tensão.
Em todos os casos, a avaliação deve ser feita quando ocorre o sintoma, pois quando o motor estiver funcionando, nada vai apresentar defeito, o que dificulta a avaliação do reparador.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
amauri jr
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por amauri jr »

amigo seu carro tem alarme? já tive um problema com elétrica dificil d encontrar + era o alarme q estava com mau contato e então hora on carro funcionava mto bem e hora ele simplesmente dava pane...
  • EX-Monza GLS 94 2.0 E.F.I
fernandoagapio
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por fernandoagapio »

oii olá amigos monzeiros!!! obs: monza 92 1.8 e.f.i
venho aqui para pedir ajuda há vcs que entendem desse nosso carro q nunca estraga mas quando resolver parar é dificil de descobrir qual é o seu problema!!! :smt017
é o seguinte ontem vinha eu bem faceiro do hipermercado big onde eu fui trocar o óleo do monzão ops os filtros também!!! :)
ai quando eu já tava há uns 1,5km de casa o monzão deu uma ratiada.. vinha eu subindo uma rua quando derrepente ele começou a falhar e ficar sem força.
eu ligava o Monza e ele desliva sozinho ou até ficava lido por alguns segundo mas totalmente sem força tipo assim eu pisava fundo acelerador tentava arrangar e nada ele não tinha força..
agora a minha duvida, será q pode ser a bobina?como faço para testala? tenho ele há quase 2 anos e o carrinho nunca estragou em nada... eu li antes q tambem podia ser a bomba de combustível ou até mesmo filtro obstruído será? me ajudem ai amigos.
ops: deixei ele no local e fui buscar no outro dia. liguei ele e pegou normal mas depois de quente tipo 20 ou 30 min andando ele voltou a falhar e dinovo deixei no logal q merd.. não guento + a judem por favor..
valew um abraço
alemãox
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por alemãox »

fernandoagapio escreveu:oii olá amigos monzeiros!!! obs: monza 92 1.8 e.f.i
venho aqui para pedir ajuda há vcs que entendem desse nosso carro q nunca estraga mas quando resolver parar é dificil de descobrir qual é o seu problema!!! :smt017
é o seguinte ontem vinha eu bem faceiro do hipermercado big onde eu fui trocar o óleo do monzão ops os filtros também!!! :)
ai quando eu já tava há uns 1,5km de casa o monzão deu uma ratiada.. vinha eu subindo uma rua quando derrepente ele começou a falhar e ficar sem força.
eu ligava o Monza e ele desliva sozinho ou até ficava lido por alguns segundo mas totalmente sem força tipo assim eu pisava fundo acelerador tentava arrangar e nada ele não tinha força..
agora a minha duvida, será q pode ser a bobina?como faço para testala? tenho ele há quase 2 anos e o carrinho nunca estragou em nada... eu li antes q tambem podia ser a bomba de combustível ou até mesmo filtro obstruído será? me ajudem ai amigos.
ops: deixei ele no local e fui buscar no outro dia. liguei ele e pegou normal mas depois de quente tipo 20 ou 30 min andando ele voltou a falhar e dinovo deixei no logal q merd.. não guento + a judem por favor..
valew um abraço
ola amigo, já tive problema parecido com o meu, e eu estava em alto estrada no interior, na beira da estrada fiz os testes, bobina, velas, cabos, bomba de conbustivel, todos sem sucesso, foi quinxado até o posto, voltei pra cidade, no dia seguinte conversando com um vendedor, comprei o modulo rei, voltei até lá troquei e tudo certo, continuei a viagem.
se o problema for o modulo rei, o carro com motor quente para e não pega, somente quando esfriar volta a funcionar mas esquenta e para novamente, espero ter ajudado.
grato
At: Vilmar (Alemão)
fernandoagapio
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por fernandoagapio »

alemãox escreveu:
fernandoagapio escreveu:oii olá amigos monzeiros!!! obs: monza 92 1.8 e.f.i
valew um abraço
ola amigo, já tive problema parecido com o meu, e eu estava em alto estrada no interior, na beira da estrada fiz os testes, bobina, velas, cabos, bomba de conbustivel, todos sem sucesso, foi quinxado até o posto, voltei pra cidade, no dia seguinte conversando com um vendedor, comprei o modulo rei, voltei até lá troquei e tudo certo, continuei a viagem.
se o problema for o modulo rei, o carro com motor quente para e não pega, somente quando esfriar volta a funcionar mas esquenta e para novamente, espero ter ajudado.
é eu tambem acho q pode ser este modulo hei ou até bomba de combustivel pq quando o monza parou foi numa subida. ai depois q mew irmão guincho ele até em casa eu dei partida o carro pegou normal dava até para acelerar e nada de falhas. coisa q antes não dava na subida quando ele parou. ai a duvida para a bomba eletrica. será q ela não esta com pouco pressão ai na sudida ele não consegue mandar gasolina???? e tambem ela dá aquele barulho se tiver ruim sabe aquele quando se liga a chave.. pq esse barulho tá normal como sempre, será q continua mesmo ela estando ruin?
outra coisa tambem q eu acho q pode ser é o modulo hei pq eu passei a mão nele ali nos fios sem abrir o destribuidor e notei q tem olho por ali será q não entrou óleo no modulo hei? ops o olho é novo e antes no óleo veio na tinha esse óleo por ali.. valew ai um abraço espero a ajuda de todos os companheiros...até+ :smt023
Responder