Página 1 de 1

Homocinética

Enviado: 19 Nov 2010, 23:02
por Sebastião Lafaiete
Olá amigos. Tem uma roda que parece de ferro no mini cardam do lado do passageiro, entre as duas homocinéticas, parece
duas meia-luas fixadas em torno desse eixo tração. Alguém sabe me dizer para que serve e, se eu arrancar, qual problema? Estou encucado com isso. abs

Re: Homocinética

Enviado: 20 Nov 2010, 00:33
por jeffmonza
Tb tenho essa dúvida, sempre vi aquela peça lá, sem saber da sua real função.

Re: Homocinética

Enviado: 20 Nov 2010, 10:10
por Carlos A. Freire
No semi eixo do lado direito, usa um contra peso. Se não estiver enganado, esse contra peso e o contra peso usado na bandeja direita do Monza até 1990, são para contra balanciar a força entre as rodas, já que do lado esquerdo tem um semi eixo menor. Com isso, evita desvio na direção a andar com o carro de forma esportiva.

Abs,

Carlos Freire

Re: Homocinética

Enviado: 06 Jun 2019, 23:01
por Gilmar Martins
Pois é pessoal, perdi a metade do contrapeso do semi eixo do Monza 90.
É lamentável. Há uns seis meses atrás por falta de tempo, precisei mandar para oficina para trocar os retentores da caixa de mudanças, onde saem os semi eixos. Também pedi para trocar as coifas do lado direito, pois estavam começando partir devido ao estresse. Pois bem, o mecânico, se é que pode ser chamado assim (rsrs), deve ter retirado o contra peso para fazer a troca das coifas, e não deu o torque final ao montar novamente, e o resultado foi que perdi a metade. A outra metade, acreditem, ficou presa entre a bandeja e a longarina veja as fotos (não consegui carregar o arquivo para anexar as fotos. :roll:
A pergunta que eu tenho é se pode ficar sem o bendito contra peso, se não é preciso mandar em oficina especializada para coloca-los no local com precisão? :?:
Aguardo.
Abraços,

Re: Homocinética

Enviado: 06 Jun 2019, 23:13
por Gilmar Martins
Agora acho que conseguiu carregar as fotos. Mas saíram como documento do Word.

Re: Homocinética

Enviado: 07 Jun 2019, 05:41
por Carlos A. Freire
Gilmar Martins escreveu: 06 Jun 2019, 23:01 A pergunta que eu tenho é se pode ficar sem o bendito contra peso, se não é preciso mandar em oficina especializada para coloca-los no local com precisão.
O ideal é ter esse contrapeso, que amortece as vibrações, instalado no local original.

Abs,

Carlos Freire

Re: Homocinética

Enviado: 08 Jun 2019, 20:43
por Luiz Carlos (Rio)
Gilmar

Como disse o Carlo Freire. o ideal é ter os contrapesos instalados. Se o fabricante se deu ao trabalho de gastar para o carro ter essas peças, é porque ela é necessária. Eles não jogam dinheiro fora. Nem um parafuso que seja.
Mas não é preciso oficina especializada para instalar as peças.
Você pode comprar a metade que falta (52258716) e qualquer bom mecânico instala pra você. Bom mecânico que digo é alguém que pelo menos saiba apertar dois parafusos de forma a que eles não caiam depois. :lol:
amortecedor arvore transmissão.jpg
Abs

Re: Homocinética

Enviado: 08 Jun 2019, 23:01
por Gilmar Martins
Ok, Carlos Freire e Luiz Carlos (Rio) pelas orientações. Assim que tiver um tempo vou providenciar o reparo.
Abs
Gilmar