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PRE AQUECIMENTO MONZA 87
Enviado: 03 Dez 2007, 20:15
por silvamsa
Na Revista Oficina Mecanica de SET 86 Fala sobre um sistema de pre aquecimento do alcóol. Alguém teria este esquema para me enviar ou pelo menos quais são as peças que o compõe?
Enviado: 04 Dez 2007, 08:57
por Robson Lott
O Carlos Freire é a pessoa mais indicada pra te passar essa informação de uma maneira mais técnica e completaq, porém, no meu "banco de dados", posso informar que o sistema é composto de um aquecedor homogêneo da mistura (com uma resistência de 2 pastilhas cerâmicas) instalado embaixo do coletor de admissão. Esse aquecedor é ligado à um relê que tá situado próximo ao reservatório de água pro limpador. Esse relê recebe uma informaçõ de um sensor situado emcima da carcaça da válvula termostática que manda um sinal pro painel tbm quaqndo a temperatura da água tá quase àfim de prejudicar o motor. Quando o motor tá frio, então, na partida seu caro recebe uma gofada de gasola no carburador e, após pegar, até os 60 graus a mistura é aquecida. Depois disso, quem manda na estabilização da temperatura do seu motor é a válvula termostática e o carango à álcool vive feliz pra sempre com seu dono!
Enviado: 04 Dez 2007, 09:02
por Robson Lott
PRE AQUECIMENTO MONZA 87
Enviado: 04 Dez 2007, 14:26
por silvamsa
Agradeço as informações, principalmente da primeira resposta. Não entendi o porque da segunda, já que foi tão solicito na primeira; até pensei que era outra pessoa. Só postei porque todas as respostas anteriores que envolvem o dispositivo são incompletas, particionadas e não conclusivas, principalmente porque o interesse de que perguntou anteriormente tinha outro foco. Ainda assim aproveitando, este conjunto que você descreveu tem um nome "original de fábrica". Os Monzas mais modernos tem este mesmo sistema? Pelo que dá para entender na reportagem ele não injeta gasolina, só aquece o àlcool, isto é verdade? Grato pela paciência e disposição. Marcos
Enviado: 04 Dez 2007, 16:33
por dedehulck
Pode pergunta a vontade ....
ele so reveriu para que fosse feito a pesquisa aki no forum mesmo ..
se alguem ja vez esse tipo de pergunta
mas assim que carlos chegar
ele pode te explicar bem melhor !
Enviado: 04 Dez 2007, 18:02
por Robson Lott
dedehulck escreveu:Pode pergunta a vontade ....
ele so reveriu para que fosse feito a pesquisa aki no forum mesmo ..
se alguem ja vez esse tipo de pergunta
mas assim que carlos chegar
ele pode te explicar bem melhor !
silvamsa escreveu:Agradeço as informações, principalmente da primeira resposta. Não entendi o porque da segunda, já que foi tão solicito na primeira; até pensei que era outra pessoa. Só postei porque todas as respostas anteriores que envolvem o dispositivo são incompletas, particionadas e não conclusivas, principalmente porque o interesse de que perguntou anteriormente tinha outro foco. Ainda assim aproveitando, este conjunto que você descreveu tem um nome "original de fábrica". Os Monzas mais modernos tem este mesmo sistema? Pelo que dá para entender na reportagem ele não injeta gasolina, só aquece o àlcool, isto é verdade? Grato pela paciência e disposição. Marcos
é verdade, me desculpem o embalo, mas é pq eu mesmo já fiz perguntas sobre o sisteminha de aquecimento e tem uns posts à respeito porém, como são incompletas, particionadas ou não conclusivas, não seria adequado mudar o foco do tópico reaproveitando-o! e na verdade, nem era pra que ter postado isso aqui, já postei no local certo, onde todos podem efetuar e / ou opinar à respeito.
Enfim, voltando ao assunto q eu mesmo fugi em off-topic, somente os antigos (carburados) tem esse sistema. Acredito q os com IE não tenham mais esse aquecedor.
O relê que o controla é que decide e manda um sinal pro relê temporizador de "gofada" de gasolina no carburador. Quando o sensor de temperatura (partida à frio) avisa que o motor tá quente (acima de 60 graus) a gasolina não é injetada na partida!
Enviado: 05 Dez 2007, 07:58
por Carlos A. Freire
Amigos,
delculpe a demora na resposta, esperei par chegar em casa para consultar meu "banco de dados" e verificar algo sobre o coletor de admissão do Monza até 86.
Todo Monza carburado movido a álcool, e todo Monza EFI (álcool ou gasolina) conta com sistema "Thermac" (coleta ar aquecido do coletor de escapamento na fase fria do motor).
Todo Monza movido a álcool (carburado ou EFI) conta com sistema de partida a frio onde injeta automaticamente um pouco de gasolina para auxiliar na partida, se o Monza tiver botão manual, esse foi adaptado.
A partir 87, além das melhorias feita no motor (
http://www.monzaclube.com/repo/reportag ... r316.shtml ), como aumento do comprimento das bielas, diminuição do comprimento dos pistões, mudança no sistema lubrificação, o coletor de admissão do Monza a álcool recebeu um PTC de pré-aquecimento e o carburador passou a ser o Solex/Brosol 2E7. Esse PTC, também é utlizado no Monza EFI movido a álcool.
Para colocação de um PTC para pré aquecimento do coletor de admissão no Monza até 86, acredito que não compensaria economicamente, porque esse coletor não dispõe de espaço para isso, e no caso, deveria trocar coletor de admissão, carburador e compartimento do filtro de ar, com isso melhoraria as condições do motor na fase fria, mas, ainda acredito que não ficaria como o motor a partir de 87, por falta de melhoria em outras partes do motor.
Abs,
Carlos Freire