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motor ferveu

Enviado: 06 Jun 2011, 22:53
por marcelo alemao
ola pessoal, olha só o meu motor ferveu e agora a ventuinha não esta acionando e quando o mecanico levou para limpar o bura dele ele disse q ta saindo uma fumacinha branca as vezes e falou q 1 anel ja era e tem q fzr, oque faço? td o motor ou so esta parte?
me ajudem obrigado :smt023

Re: motor ferveu

Enviado: 06 Jun 2011, 23:33
por Rafaelo
pode ser que tenha queimado a junta do cabeçote se ferveu ou empenado fazendo passar aqua pro cilindro. seria interessante tirar o cabeçote e acompanhar se esta empenado e fazer o reparo no cabeçote,troca de juntas. mas ferveu como? qual foi o tempo de exposição a fervura? demorou muito ate desligar o motor? ta baixando aqua do reservatorio? pode ser que o cara ta te enrolando. pq a fervura pode ter ocorrido por o interruptor do ventilador do radiador esta com defeito ou algum fusivel queimado. fica espero! o anel nao acontece isso... e sim junta de cabeçote por exemplo.

Re: motor ferveu

Enviado: 07 Jun 2011, 03:12
por joseapiran
Olha, por experiência própria, consuta outros mecânicos. Depois que o carro ferveu vc não fez nenhum reparo no motor né? É como o Rafaelo disse, muito provavelmente danificou a junta do cabeçote. Quando isso acontece, geralmente começa a sumir água do reservatório. Ela tem 3 caminhos: vaza pra fora do motor, vaza pra dentro dos cilindros ou vaza pra dentro do óleo.
Primeiro, analisa se tá baixando água. Segundo, vê a condição do óleo, se estiver esbranquiçado é pq tem água nele. Se a quantidade de fumaça é pouca, ou pode ser reflexo de junta queimada ou simplesmente uma má regulagem da queima.
Não dá pra saber se um anel foi danificado sem desmontar. Um mecânico bom vai desmontar primeiro o cabeçote e verificar se a compressão dos cilindros está boa. Só se a compressão estiver deficiente é que vai desmontar a parte de baixo do motor.
No desmonte do cabeçote, já troca a junta que deve ter danificado e retifica (plaina) o cabeçote.
Nesse momento, aproveita pra trocar os vedadores de válvulas. Pode ser por causa deles que tá fumaceando. Vedadores ruins deixam passar óleo que queima e fumaceia.
Se o carro ferveu, mas não foi crítico, só a retifica do cabeçote com a troca da junta e os vedadores deve resolver o problema. Essa manutenção, dependendo da oficina, vc deve gastar uns 250,00 a 400,00, dependendo do que for trocado. Aproveita e troca a correia dentada, e verifica as polias.
E já procura arrumar o sistema de arrefecimento, pois ele é imprescindível. Não se anda com o carro sem ele estar funcionando. Para não ligar a ventoinha, ou o cebolão pifou, ou queimou um fusível, ou queimou o motor da ventoinha, ou a válvula termostática travou fechada, ou existe algum fio partido ou com mal contato. Um eletricista vai achar o defeito rapidinho.

Boa sorte.

Re: motor ferveu

Enviado: 07 Jun 2011, 21:18
por marcelo alemao
BRIGADÃO PESSOAL, OLHA SÓ, O MEU PRIMO ME FALOU A MESMA COISA SOBRE A JUNTA E É SO EU PEGAR UMA QUE ELE TROCA PARA MIM DAI NAO PRECISO PAGAR MAO DE OBRA...
O TEMPO DE FERVER E DESLG O MOTOR FOI MUITO POUCO.
MAS TEM UMA COISA QUE ESTOU EMCUCADO , A PRESSAO DO OLEO NA VARETA DO OLEO COMO ELA NAO TEM PRESSÃO ALI NA TAMPINHA ELA ESTA VAZANDO OLEO POR ALI. É NORMAL ESTA PRESSAO OU NAO?
VALEU.

Re: motor ferveu

Enviado: 08 Jun 2011, 19:34
por joseapiran
Bom, isso vc não tinha comentado antes. Quando tem vazamento pela vareta do óleo é sinal que existe pressão no carter.
Em condições normais a pressão interna do carter é pequena, e controlada pelo sistema de recirculação de gases (aquela mangueira que sai da tampa de válvulas e é conectada na panela do filtro de ar).
Mas para ocasionar o vazamento, ou a sua válvula Blow-by esta entupida (tela que fica na tampa de válvulas, na saida para a mangueira de recirculação), ou existe fuga de compressão nos cilindros.
No primeiro caso, uma limpeza do sistema de recirculação de gases pode resolver. Existe um tópico aqui no site específico pra essa limpeza.
No segundo caso, pode realmente ser que algum pistão esteja com o anel quebrado, ou virado, de modo a dar passagem de compressão para o carter. Pode ainda acontecer que algum pistão esteja já com alguma folga, se o motor ja tem alta quilometragem. Por isso é conveniente se fazer o teste de compressão nos cilindros e avaliar a gravidade desse vazamento de compressão.
Se realmente tiver algum anel danificado é conveniente que ele seja trocado. Entretanto pra isso seu motor precisa ser aberto. E nesses casos o melhor caminho é já fazer o motor inteiro. Remendos no motor custam caro e não resolvem.

Boa sorte,

Piran.

Re: motor ferveu

Enviado: 21 Ago 2011, 14:15
por marcelo alemao
E ai jose valeu mesmo...olhei mangueira e estava realmente entupida e consegui desentupi.valeu e abração.