Página 1 de 1

Problemas que o GNV pode gerar

Enviado: 13 Set 2011, 22:38
por JosimarZ
Boa noite caros Monzeiros!

Recentemente instalei um kit GNV no meu Monza (alcool, 2.0). Busquei informações na internet sobre vantagens e desvantagens do GNV. Entre as vantagens estão:

1) Menos poluente;
2) Mais econômico;
3) Redução na geração de resíduos, aumente o tempo de vida útil do motor e descarga;
4) Segurança.

Quanto às desvantagens, apenas uma me deixou preocupado. Por se tratar de um combustível seco, o GNV não lubrifica às válvulas, o que exige mais do motor, podendo com o tempo danificar o cabeçote.

Como todos sabem, nem todas as informações da internet são confiáveis. Portanto, gostaria de saber dos senhores, em especial daqueles que possuem GNV, quais os cuidados necessários para conservação do motor.

Desde já agradeço!

Abraços,

Re: Problemas que o GNV pode gerar

Enviado: 13 Set 2011, 22:42
por teste
Pra vc ve a ironia em uma vantagem a vida util do motor aumenta. mas a desvantage e que nao lubrifica a valvula. to vendo mesmo o aumento da vida util.

Re: Problemas que o GNV pode gerar

Enviado: 13 Set 2011, 23:15
por danilo-sn
mano pode por e usar avontade nada aver isso, c fosse tao assim msm taxista nao usaria e nem tanta gente usaria nunca ouvi falar de carro com kit gas deu problema...

abs.

Re: Problemas que o GNV pode gerar

Enviado: 13 Set 2011, 23:44
por JosimarZ
danilo-sn escreveu:mano pode por e usar avontade nada aver isso, c fosse tao assim msm taxista nao usaria e nem tanta gente usaria nunca ouvi falar de carro com kit gas deu problema...

abs.
Seu raciocínio é razoável e lógico. Compartilho da mesma opnião. Contudo, creio que seria interessante conseguir alguma informação com embasamento técnico. Existem muitos boatos sobre o GNV e nunca há uma informação confiável.

Pesquisando alguns artigos sobre o assunto, encontrei um que menciona que os motores projetados para gasolina trabalham com uma taxa de compressão de 8/1. Os motores projetados para etanol trabalham numa taxa de compressão de 12/1. Já os motores projetados para GNV operam numa taxa de compressão entre 14/1 à 16/1. No caso de motores convertidos (bi-combustível) é necessário manter a taxa de compressão original, o que resulta em perda de potência na utilização do GNV.
No caso da gasolina a perda é maior, visto que há grande diferença na taxa de compressão da gasolina (8/1) para o GNV (14/1 ~ 16/1).

Fonte: http://www.gasnet.com.br/novo_gnv/entendendo_gnv.asp
teste escreveu:Pra vc ve a ironia em uma vantagem a vida util do motor aumenta. mas a desvantage e que nao lubrifica a valvula. to vendo mesmo o aumento da vida util.
Você poderia nos auxiliar de forma prática? Estou levantando tal questionamento porque, como mencionei, não pode-se confiar em todas as informações da internet e não encontrei nenhum site de credibilidade que mencione problemas que o GNV pode causar ao motor.

Se puder ajudar, agradeço.

Abraços

Re: Problemas que o GNV pode gerar

Enviado: 14 Set 2011, 00:32
por filipenogueira
amigão, como vc mesmo já disse, o GNV é um combustível seco, portanto não lubrifica devidamente mas para driblar isso, deve-se tomar diversas precauções, vou citar as que me vem em mente:

- sempre ligar o carro na gasolina/alcool e andar no mínimo 500 metros para que o combustível líquido possa lubrificar o cabeçote/cilindro e aumentar a vida útil dos retentores de válvula (digo aumentar pois se o GNV for utilizado fora dessa especificação é reduzida e muito a vida útil)
- sempre que estiver chegando em seu destino, colocar na gasolina/alcool e andar no mínimo 500 metros para que seja lubrificado o cabeçote/cilindro antes que desligue o carro, o motivo é o mesmo de ligar o carro no combustível líquido.
- revisar periódicamente a TBI/carburador e redutor de pressão efetuando limpeza dos mesmos entre 6 e 8 meses de intervalo
- nunca deixar passar a kilometragem ou 6 meses para troca de óleo e filtro de óleo.
- em percursos curtos (ex: se for andar 2 kilometros) utilizar gasolina/alcool
- de 5 em 5 anos fazer o reteste do cilindro para evitar quaisquer problemas com o mesmo.
- e a principal dica, nunca fazer gambiarra, sempre fazer as instalações corretamente e sempre utilizar peças/componentes do motor originais ou de marcas boas (marcas que fabricavam as peças originais)

Bom, essas são as dicas básicas que lembrei agora, qualquer dúvida é só perguntar, lembrando que essas dicas são feitas por experiência própria e recomendações do meu mecânico (especialista GM) e da convertedora (muito conceituada). abraços a todos

Re: Problemas que o GNV pode gerar

Enviado: 14 Set 2011, 12:45
por JosimarZ
Obrigado filipenogueira,

Era exatamente este tipo de orientação que eu estava buscando. Obrigado pelas dicas.

Abraços,

Re: Problemas que o GNV pode gerar

Enviado: 14 Set 2011, 13:30
por filipenogueira
tranquilo amigo, caso tenha mais alguma dúvida é só perguntar! abraços