Página 1 de 2

estalinhos volante

Enviado: 06 Jan 2012, 22:01
por teste
eai galera blz... dei uma pesquisada no forum sobre estalo de volante encontrei algumas coisas. mas a maioria a apontando para o rolamente da torre o amortecedor. pq eu ter trocado essa peça recentemente. acredito que nao seja ela... começo por esses dias e quando disterço independente o lado.. e me parece ser ali mesmo. tipo no cubo do volante... uma coisa que acho estranho e que em marcha lenta meu volante trepida um pouco. e vi relatos aki da bucha da barra de direção. ela ruim tb da esses estralos? tipo parece barulho de plastico... oque acham vlw.

Re: estalinhos volante

Enviado: 07 Jan 2012, 01:03
por WizardMaster
Sobre a trepidação, depois da troca da tal peça, mandou alinhar, balancear e afins, faz tempo que não o faz?
Caso não aconselho o fazer talvez solucione seu problema, e mesmo que tenha tempo sem fazer recomendo por questões de consumo do veículo no geral.
Mas aguarde mais opniões dos sabidos.

Re: estalinhos volante

Enviado: 07 Jan 2012, 02:31
por MARQUES MELO
Amigo, eu estou com um problema semelhante, procurei o meu mecânico e ele disse que deveria ser o reparo da DH; hoje eu fui a um especialista de DH que conheço a muito tempo, ele examinou e disse que na realidade o meu problema era as molas deslizando no prato, fez o teste com eu segurando os coxins e na própria mola, e percebi com nitidez o problema. A solução será revestir a mola com mangueira, que devo fazer na próxima semana....pois, para o meu azar quando estava indo hoje para a minha casa de praia o eletroventilador do radiador deu para o mundo :smt010 , voltei no reboque, ainda bem que percebi a temperatura subindo, assim nenhum prejuízo maior! amanhã, vou trocar a peça e na próxima semana mandar revestir as molas, espero ter ajudado :smt023

Re: estalinhos volante

Enviado: 07 Jan 2012, 10:11
por Carlos A. Freire
Quando se vira o volante para os lados, com carro parado ou em pequenas manobras, em geral o sintoma é provocado pode desgaste nos rolamentos do amortecedor, que fica embaixo dos coxins dos amortecedores. Esses estalos são pequenos e graves, como: toc, toc, toc... Se for forte e agudo deve ser outro problema e deve nos passar mais informações sobre o sintoma.

Coloque a mão na mola e peça para alguém virar o volante. Se tremer a mola o defeito deve der mesmo do rolamento.

Quanto ao volante tremer, estando a marcha lenta correta e motor ajustado, verifique se não há folga excessiva no escamoteável da coluna do volante.

Abs,

Carlos Freire

Re: estalinhos volante

Enviado: 07 Jan 2012, 10:47
por coy
MARQUES MELO escreveu:A solução será revestir a mola com mangueira, que devo fazer na próxima semana... :smt023
Revestir molas com mangueiras??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Re: estalinhos volante

Enviado: 07 Jan 2012, 11:06
por Carlos A. Freire
Em geral se reveste molas quando são apoiadas diretamente no metal do telescópio de suspensão ou quando os elos das molas são baixos e pegam um no outro quando a suspensão atinge o máximo de compressão.
No caso do Monza, não vejo necessidade desse procedimento, pois os elos são muito longe um do outro e, há calços de apoio das molas nos dois lados.
Se no Monza está batendo elos de molas, essas molas já passaram muito, mas muito tempo da troca, rsrsrsrs!!!

Abs,

Carlos Freire

Re: estalinhos volante

Enviado: 07 Jan 2012, 13:32
por coy
Valeu mestre Carlos!!
Mas eu estava mesmo era questionando, pois sei que no monza não é necessário este tipo de coisa, eu mesmo a pouco tempo dei uma geral em minha suspensão; Troquei o kit de amortecedor,incluindo os calços das molas, por isso que estranhei, pois ele disse que foi um "especialista" quem indicou a "solução".

Re: estalinhos volante

Enviado: 07 Jan 2012, 18:58
por Carlos A. Freire
Coy,

muitos reparadores não sabem o que fazem e o porque das coisas... Essa solução da mangueira é muito usada em veículos Volkswagem e Fiat, onde a solução é boa. Mas tem carros que não tem necessidade... esses reparadores são como... trocadores de peças e não entendem o funcionamento dos mecanismos.

Abs,

Carlos Freire