Alimentação de um HD no monza
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Alimentação de um HD no monza
Isto mesmo pessoal, com o meu som novo, com USB, eu gostaria de alimentar o meu HD do pc que eu tenho parado com 30GB. Minha dúvida é a seguinte: Se eu me lembro bem, o HD tem dois fios GND (terra) os dois do meio, e em uma ponta é 12V enquanto na outra são 5V. Me corrigam se estiver errado, minha intenção é esta: Tem como eu puxar, direto da bateria 12V e 5V, limitando a no máximo isto, para quando ligar o carro e dar aquela sobre carga não ter perigo no HD? Não sei se com algum componente soldado no fio antes do HD para que de forma nenhuma ultrapasse os 12V e 5V respectivamente. Assim teria todas as minhas músicas, faltariam ainda, junto comigo sempre no monzão!
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HDs são muito sensíveis a variações de energia, tem que ver algo que fique bem estável.
Uma opção é utilizar um 7805 e um 7812, para transformar os quase 14V vindos da bateria em 5v e 12v (fios vermelho e amarelo respectivamente).
Põe um fusível entre eles e a bateria, para manter um bom nível de segurança.
Estou com um HD de 40Gb em mãos, este precisa das seguintes correntes:
5v - 647mA
12v - 790mA
Estes reguladores suportam 1A sem problemas, acredito que funcione a conteto aí.

EDIT: problema, ao ligar o carro essas tensões vão baixar.... HD vai pro saco se estiver ligado na hora....
Este esquema só vai funcionar se não ligar ou desligar o carro enquanto o HD estiver ligado.
A única solução que vejo é montar um circuito que tenha um funcionamento parecido com um nobreak... isso vai sair caro.
Talvez um daqueles megacapacitores utilizados em sistemas de áudio automotivos mais potentes possam funcionar, não tenho certeza.
Não é mais vantagem comprar um pen-drive de uns 2Gb? um kingston com 5 anos de garantia tá menos de R$75,00....
Uma opção é utilizar um 7805 e um 7812, para transformar os quase 14V vindos da bateria em 5v e 12v (fios vermelho e amarelo respectivamente).
Põe um fusível entre eles e a bateria, para manter um bom nível de segurança.
Estou com um HD de 40Gb em mãos, este precisa das seguintes correntes:
5v - 647mA
12v - 790mA
Estes reguladores suportam 1A sem problemas, acredito que funcione a conteto aí.

EDIT: problema, ao ligar o carro essas tensões vão baixar.... HD vai pro saco se estiver ligado na hora....
Este esquema só vai funcionar se não ligar ou desligar o carro enquanto o HD estiver ligado.
A única solução que vejo é montar um circuito que tenha um funcionamento parecido com um nobreak... isso vai sair caro.
Talvez um daqueles megacapacitores utilizados em sistemas de áudio automotivos mais potentes possam funcionar, não tenho certeza.
Não é mais vantagem comprar um pen-drive de uns 2Gb? um kingston com 5 anos de garantia tá menos de R$75,00....
Editado pela última vez por RicardoDS em 02 Jan 2008, 17:53, em um total de 1 vez.
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Será que ficaria garantido uma ligação assim? Seriam então 2 fios vindos da bateria, um para os 12V e um para os 5V ou posso fazer com 1 só que não teria problemas, depois dividindo em dois?RicardoDS escreveu:HDs são muito sensíveis a variações de energia, tem que ver algo que fique bem estável.
Uma opção é utilizar um 7805 e um 7812, para transformar os quase 14V vindos da bateria em 5v e 12v (fios vermelho e amarelo respectivamente).
Põe um fusível entre eles e a bateria, para manter um bom nível de segurança.
Estou com um HD de 40Gb em mãos, este precisa das seguintes correntes:
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O mais certo é utilizar um transformador isolador+ um C.I LM ...(não lembro a numeração agora) com diodo zenner. Acho não boa a idéia de usar só os 78xx. Estes CIs passam 1A...muito forte.
Quanto a queda de tensão, acho melhor ligar um relê com alternador, daí vai funcionar assim, quando o alternador começar a mandar carga que seria equivalente quando a lampada de advertencia da bateria apagada, aí o rele libera a corrente pro HD, pois aí o carro já ligou.
HD só dá problema em pancadas e no desligamento quando está em gravação.
Quanto a queda de tensão, acho melhor ligar um relê com alternador, daí vai funcionar assim, quando o alternador começar a mandar carga que seria equivalente quando a lampada de advertencia da bateria apagada, aí o rele libera a corrente pro HD, pois aí o carro já ligou.
HD só dá problema em pancadas e no desligamento quando está em gravação.
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2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
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Boa idéia, fica mais decente assim.Marcel Murai escreveu:O mais certo é utilizar um transformador isolador+ um C.I LM ...(não lembro a numeração agora) com diodo zenner. Acho não boa a idéia de usar só os 78xx. Estes CIs passam 1A...muito forte.
Porém, não vejo problema no fato dos 78xx passarem 1A, pois mesmo ele passando 1A, ao ligar uma carga de 700mA, a carga só irá consumir 700mA... no caso dos 78xx a carga não pode ultrapassar 1A.
Utilizo um 7812 para alimentar uns trecos aqui que utilizam menos de 60mA de corrente, e funciona bem

Ótima idéia esta do relêMarcel Murai escreveu: Quanto a queda de tensão, acho melhor ligar um relê com alternador, daí vai funcionar assim, quando o alternador começar a mandar carga que seria equivalente quando a lampada de advertencia da bateria apagada, aí o rele libera a corrente pro HD, pois aí o carro já ligou.
HD só dá problema em pancadas e no desligamento quando está em gravação.

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Quanto ficaria o custo com o relê com alternador? Isso iria ajudar somente em poder girar a chave sem me preocupar em esquecer o HD ligado?RicardoDS escreveu:Boa idéia, fica mais decente assim.Marcel Murai escreveu:O mais certo é utilizar um transformador isolador+ um C.I LM ...(não lembro a numeração agora) com diodo zenner. Acho não boa a idéia de usar só os 78xx. Estes CIs passam 1A...muito forte.
Porém, não vejo problema no fato dos 78xx passarem 1A, pois mesmo ele passando 1A, ao ligar uma carga de 700mA, a carga só irá consumir 700mA... no caso dos 78xx a carga não pode ultrapassar 1A.
Utilizo um 7812 para alimentar uns trecos aqui que utilizam menos de 60mA de corrente, e funciona bem![]()
Ótima idéia esta do relêMarcel Murai escreveu: Quanto a queda de tensão, acho melhor ligar um relê com alternador, daí vai funcionar assim, quando o alternador começar a mandar carga que seria equivalente quando a lampada de advertencia da bateria apagada, aí o rele libera a corrente pro HD, pois aí o carro já ligou.
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