Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]
Enviado: 28 Abr 2012, 23:16
Olá caros monzeiros,
Nesse tópico pretendo registrar alguns serviços que vou realizando no meu Monza SL/E 1989. Para quem ainda não o conhece, segue algumas fotos do mesmo:
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Não se trata exatamente daquelas restaurações agressivas, em que deixam o carro só na casca e que praticamente o remontam. Mas todo serviço que faço é com o máximo de capricho, de preferência sempre substituindo por peças originais (ou o mais similar possível). Tudo que desmonto gosto de limpar exaustivamente. É incrível como muitas vezes a obsessão traz resultados, hehe.
A seguir, apresento o serviço que estou fazendo na porta do motorista. Primeiro, fiz uma faxina dentro da porta. Serviço de dias, removendo aquela graxa velha abaixo do anti-ruído. O acesso é difícil e custa alcançar todos os cantinhos. Haja querosene... Para facilitar retirei a canaleta e os varões. Envolvi o motor do vidro com um saco e de tempos em tempos fui jogando água com a mangueira. Também, dei uma polida nos varões com Bombril e Kaol. Estavam bem oxidados. Infelizmente, não tenho imagens do serviço de limpeza.
Para colocar no lugar da graxa velha, apliquei na parte inferior de dentro da porta, a graxa da imagem abaixo. A idéia era usar o anti-rust da Texaco, mas li em alguns fóruns que não existe mais. Aqui na minha cidade, eu cheguei pedindo por "anti-rust" e foram logo franzindo a testa, como se não tivessem a mínima idéia do que é isso. Então, apliquei essa graxa para chassis que encontrei. Espero que cumpra a função desejada de prevenir ferrugens:
Curiosamente, nos dias que estava fazendo a limpeza, uma bela hora o vidro desceu e não quis subir mais. De repente, fez um estalo e ficou muito pesado e então parou completamente. Não insisti, para não queimar o motor. O motivo foi o cabo de aço que desfiou e travou a roldana que vai dentro da máquina. Por sorte, o reparador tinha uma roldana em bom estado em estoque. Foi só trocado o cabo de aço da máquina. Alguns meses atrás o motor Carto original tinha sucumbido. Colocaram um da marca MKR e juraram que é Carto. Mas não gostei, faz muito barulho, parece um avião decolando. Tratei de procurar um outro Carto em ferro-velho. Encontrei um usado em bom estado, que, inclusive, está mais esperto que esse MKR novo. O MKR é este aqui, que vai ficar de reserva:
Para aproveitar a porta aberta, resolvi mandar trocar o suporte do vidro na máquina porque observei que, embora o motor Carto que arrumei esteja bem mais silencioso que o MKR, o vidro do motorista ainda está um pouco mais barulhento se comparado com o vidro do passageiro. Então, pensei que o barulho poderia ser o atrito do suporte nas laterais da canaleta da máquina do vidro, onde corre o cabo de aço. Mas não adiantou muita coisa e, de fato, com o suporte original em mãos, vejo que está em perfeito estado:
Como o plástico da porta já estava em péssimo estado, precisei de colocar outro. Nessa parte do serviço, contei com a ajuda do meu pai. Compramos a quantidade necessária do plástico transparente mais grosso que achamos. Primeiro, recortamos um retângulo um pouco maior do que o tamanho certo e fixamos provisoriamente na porta com fita-crepe para fazer a marcação do contorno final, do recorte da maçaneta e da posição das presilhas do forro e dos parafusos do descança-braço:
Para fazer os furos, usamos vazadores, um menor para as presilhas e um maior para os parafusos do descança-braço:
(.. continua na próxima postagem ...)
Nesse tópico pretendo registrar alguns serviços que vou realizando no meu Monza SL/E 1989. Para quem ainda não o conhece, segue algumas fotos do mesmo:
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Não se trata exatamente daquelas restaurações agressivas, em que deixam o carro só na casca e que praticamente o remontam. Mas todo serviço que faço é com o máximo de capricho, de preferência sempre substituindo por peças originais (ou o mais similar possível). Tudo que desmonto gosto de limpar exaustivamente. É incrível como muitas vezes a obsessão traz resultados, hehe.
A seguir, apresento o serviço que estou fazendo na porta do motorista. Primeiro, fiz uma faxina dentro da porta. Serviço de dias, removendo aquela graxa velha abaixo do anti-ruído. O acesso é difícil e custa alcançar todos os cantinhos. Haja querosene... Para facilitar retirei a canaleta e os varões. Envolvi o motor do vidro com um saco e de tempos em tempos fui jogando água com a mangueira. Também, dei uma polida nos varões com Bombril e Kaol. Estavam bem oxidados. Infelizmente, não tenho imagens do serviço de limpeza.
Para colocar no lugar da graxa velha, apliquei na parte inferior de dentro da porta, a graxa da imagem abaixo. A idéia era usar o anti-rust da Texaco, mas li em alguns fóruns que não existe mais. Aqui na minha cidade, eu cheguei pedindo por "anti-rust" e foram logo franzindo a testa, como se não tivessem a mínima idéia do que é isso. Então, apliquei essa graxa para chassis que encontrei. Espero que cumpra a função desejada de prevenir ferrugens:
Curiosamente, nos dias que estava fazendo a limpeza, uma bela hora o vidro desceu e não quis subir mais. De repente, fez um estalo e ficou muito pesado e então parou completamente. Não insisti, para não queimar o motor. O motivo foi o cabo de aço que desfiou e travou a roldana que vai dentro da máquina. Por sorte, o reparador tinha uma roldana em bom estado em estoque. Foi só trocado o cabo de aço da máquina. Alguns meses atrás o motor Carto original tinha sucumbido. Colocaram um da marca MKR e juraram que é Carto. Mas não gostei, faz muito barulho, parece um avião decolando. Tratei de procurar um outro Carto em ferro-velho. Encontrei um usado em bom estado, que, inclusive, está mais esperto que esse MKR novo. O MKR é este aqui, que vai ficar de reserva:
Para aproveitar a porta aberta, resolvi mandar trocar o suporte do vidro na máquina porque observei que, embora o motor Carto que arrumei esteja bem mais silencioso que o MKR, o vidro do motorista ainda está um pouco mais barulhento se comparado com o vidro do passageiro. Então, pensei que o barulho poderia ser o atrito do suporte nas laterais da canaleta da máquina do vidro, onde corre o cabo de aço. Mas não adiantou muita coisa e, de fato, com o suporte original em mãos, vejo que está em perfeito estado:
Como o plástico da porta já estava em péssimo estado, precisei de colocar outro. Nessa parte do serviço, contei com a ajuda do meu pai. Compramos a quantidade necessária do plástico transparente mais grosso que achamos. Primeiro, recortamos um retângulo um pouco maior do que o tamanho certo e fixamos provisoriamente na porta com fita-crepe para fazer a marcação do contorno final, do recorte da maçaneta e da posição das presilhas do forro e dos parafusos do descança-braço:
Para fazer os furos, usamos vazadores, um menor para as presilhas e um maior para os parafusos do descança-braço:
(.. continua na próxima postagem ...)