Me ajudem, o monza falha, fica sem força e alto consumo

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Alexandre Betini
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Me ajudem, o monza falha, fica sem força e alto consumo

Mensagem não lida por Alexandre Betini »

Me ajudem por favor, tenho um monza sl/e 2.0 93 alcool/GNV. tenho ele a pouco tempo, e há uns problemas que nimguem resolve, eu não aguento mais gastar dinheiro e o problema não ser resolvido. :oops: :smt010
Bom vamos lá, o carro engasga, fica sem força, quando tento acelerar um pouco mais forte ele embucha, e no GNV ele não dá lenta de jeito nenhum. Ja troquei bomba injetora, filtro de combustível, filtro de ar, correia dentada e esticador, cabos de vela (NGK próprio para GNV), velas, módulo hei (que queimou há uns quatro dias atrás, e o consumo dele está absurdamente alto, tanto no GNV quanto no alcool, hoje resetei a central (desligando os terminais da bateria e encostando uma chave de boca nos dois terminais fora da bateria), troquei a lampada da injeção, que estava queimada, fiz o teste lampejante, lógico, deu somente código 12, irei trabalhar com ele hoje, e amanhã vou fazer o teste novamente, posterei aqui.
Desde já agradeço a ajuda e colaboração de todos.
Abraços!
filipenogueira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Re: Me ajudem, o monza falha, fica sem força e alto consumo

Mensagem não lida por filipenogueira »

amigo, noto que é novo no forum, mas faça uma busca na parte superior direta do forum que encontrará inúmeras teses, verificações e testes a serem feitos para o seu problema, eu mesmo já postei, ajudei e orientei em muitos desses e primeiramente como o nosso mestre Carlos A. Freire diz, peças novas também podem vir com defeito. mas já adiantando verifique o ponto da correia dentada, ponto do distribuidor e como está a TBI (se está limpa ou suja). Pois podem ser inúmeros problemas mas tem que ser verificado e arrumado por partes, primeiro acerte o carro na gasolina, depois veja o GNV. Abraços
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Como nosso amigo acima disse... e ainda...
Antes de tudo, não saia trocando peças sem saber se as mesmas estavam realmente com problemas, e vale lembrar também que peças novas não estão livres de apresentar defeitos.
O que eu faria, colocaria todas as peças velhas de volta no carro, com exceção do módulo HEI já que esse está queimado, se realmente estiver né...

Depois disso feito, levaria o carro no lugar onde instalou o sistema de GNV e pediria para que revisassem a parte da instalação na TBI, pois o que deve estar acontecendo é uma enorme entrada de ar falso, causando essa instabilidade na lenta, o aumento do consumo, e quando pisa o carro "murcha".

Verifique você mesmo em sua casa antes de levar, se não tem nenhuma mangueira da TBI fora do lugar, no fórum temos varios tópicos abordando este assunto com fotos instrutivas inclusive. Depois de ter verificado as mangueiras, leve o carro para a empresa de GNV... Pois assim você evita de ser tapiado ou enganado.

Boa sorte!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se apresenta defeito no combustível líquido e GNV, deve inciar pelo que é comum aos dois, como parte elétrica e sincronismo do motor. Se quando pifou o módulo HEI estava tudo em ordem e, com a troca ficou ruim, deve rever o que foi mexido (procedimentos e peças soltas e instaladas). Peças novas pode apresentar defeitos.
Quando trocamos algumas peças por defeito, devemos avaliar e analisar qual foi a causa do problema, para que não se repita o sintoma.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

O idealaqui é passar um scanner no carro, mas não simplesmente ligá-lo e ver os códigos de erro, o que a maioria das oficinas faz, mas gerar logs e analisr o funcionamento de todos os sensores.

No link do scanner que fiz para o Monza tem todo o passo a passo para montá-lo usá-lo e como fazer a análise, se não tiver coragem, vá em uma oficina faça os teste padrões que sugeri pegue o log destes teste e poste aqui, ou compare com os padrões que também disponibilizei.

Os testes bem feitos com scanner e bem analisados verificam quase todos os problemas de motor, ou no mínimo sugerem prováveis culpados.
Alexandre Betini
Membro SL (Ní­vel 1)

MonzaClub20EFICHZ escreveu:O idealaqui é passar um scanner no carro, mas não simplesmente ligá-lo e ver os códigos de erro, o que a maioria das oficinas faz, mas gerar logs e analisr o funcionamento de todos os sensores.

No link do scanner que fiz para o Monza tem todo o passo a passo para montá-lo usá-lo e como fazer a análise, se não tiver coragem, vá em uma oficina faça os teste padrões que sugeri pegue o log destes teste e poste aqui, ou compare com os padrões que também disponibilizei.

Os testes bem feitos com scanner e bem analisados verificam quase todos os problemas de motor, ou no mínimo sugerem prováveis culpados.
Obrigado amigo, vou tentar montar este scaner, o pc eu tenho né, rsrsr.
Alexandre Betini
Membro SL (Ní­vel 1)

Bom, fui trabalhar com ele, ocorreram os mesmos sintomas, falhamentos e outros que ja citei, fiquei com medo de não chegar até em casa, mas blz. Fiz o teste lampejante, e só me apareceu o código 12, confiri denovo e realmente só o cod. 12, mas notei que durante o percurso, tanto ida e volta, a luz de anomalia na injeção elet. não acendeu e nem piscou em nenhum momento, isto é sinal que o meu problema não está na injeção eletronica ???
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não necessariamente. Um ou mais sensores pode não trabalhar corretamente dentro dos padrões de funcionamento, e não acender ou guardar código de falhas.
Para o sintoma existem várias causas. Faça o teste de funcionamento de cada sensor, testando um a um e confrontando os valores com a tabela fornecida pela montadora. De preferência com veículo em movimento.
Dependendo dos valores obtidos, saberá de os sensores estão com defeito, de tem tensão errada, entrada de ar falso, aterramento...

Buscar código de falhas não é a única coisa a fazer em uma avaliação. Mesmo que apareça um código memorizado, outros fatores podem fazer com que o sensor não trabalhe corretamente, sem que o sensor esteja com defeito.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder