Página 1 de 3

Carro mais barato do mundo!

Enviado: 12 Jan 2008, 15:36
por jr.glaucio
http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2 ... 2u120.jhtm
12/01/2008 - 10h37
Brasil é mercado "óbvio" para Nano, diz Tata
Ratan Tata, o presidente da montadora indiana Tata, disse que o Brasil é um dos mercados que interessam à empresa para comercializar o Nano, o chamado "carro mais barato do mundo". Além do país, a companhia considera Argentina, Indonésia, Malásia e países africanos como os mercados "óbvios" para o veículo que ela diz fabricar por US$ 2.500.

Ele afirmou que ainda não conversou com a Fiat --a montadora indiana tem vários acordos com a italiana-- sobre a distribuição e comercialização do carro no exterior, mas deu a entender que ela tem a preferência em um possível acordo.

"Eu acredito que ambas consideramos que onde uma estiver mais forte a outra vai tentar alavancar essa força. A Fiat tem linhas de montagem no Brasil e na Argentina. Em outros mercados como a África do Sul, nós temos uma presença melhor. Então isso varia, mas não tomamos nenhuma decisão nem discutimos isso", disse Tata ao jornal indiano "Economic Times".

Saurabh Das/AP

O Tata Nano foi lançado na Índia esta semana, onde será vendido por US$ 2.500


Montadoras presentes no Brasil vêm dizendo que não é possível comercializar um carro de US$ 3.000 no país. De acordo com elas, a carga tributária e o nível de exigência do consumidor brasileiro impediriam a fabricação de um veículo nessa faixa de preço.

Segundo o empresário indiano, muitas pessoas dizem que o Nano seria muito bem-vindo na Europa, porém afirmou que esse mercado não o "anima" muito. Ele também contou que Carlos Ghosn, o brasileiro presidente mundial de Renault e Nissan, foi a única pessoa do setor automobilístico que não "ridicularizou" o projeto. "Ele afirmou desde o primeiro momento que era uma possibilidade que poderia ser feita somente num lugar como a Índia."

Ele também falou ao jornal que ficou mais animado com o lançamento do carro do que com a disputa da Tata com a brasileira CSN pela siderúrgica anglo-holandesa Corus. No leilão, realizado no início do ano passado, a indiana venceu com uma oferta de US$ 11,30 bilhões, contra a proposta de US$ 11,24 bilhões da brasileira. "A Corus foi um negócio. Ela nos deu muita visibilidade, mas foi um negócio. Existe um diferente nível de animação quando você está construindo algo."

O Nano foi apresentado oficialmente anteontem na feira de automóveis de Nova Déli e deve ser vendido a US$ 2.600.

O modelo não possui rádio, direção hidráulica, vidros elétricos ou ar-condicionado e tem um limpador de pára-brisas em lugar de dois. Com quatro portas, ele tem menos de três metros de comprimento e 1,5 metro de largura.

Para economizar US$ 10, os engenheiros da Tata redesenharam a suspensão de modo a eliminar os niveladores que ajustam o ângulo do raio de luz do farol, dependendo de como o veículo está carregado.

A Tata optou por mancais de roda que sejam fortes o suficiente para levar o carro a andar a até 70 km/h, mas que, a velocidades superiores, vão se desgastar rapidamente, reduzindo o tempo de vida do automóvel, mas não pondo em risco a segurança dos consumidores, segundo a empresa. A velocidade máxima deve ser 120 km/h.

Enviado: 12 Jan 2008, 15:49
por MonzaSC
Acho que ninguém poderia reclamar se comprasse um carro desses por 3 ou 4 mil dólares e ainda por cima exigir conforto e desempenho. Seria apenas um meio de transporte melhorado, pra quem não quer andar de ônibus. Acho que venderia muito bem no Brasil. Quem quiser conforto e desempenho por 5 pilas que compre um Monza.

Enviado: 12 Jan 2008, 15:56
por Marcel Murai
esse negócio de mancal nas rodas me deixou de cabelo em pé.
Pra andar nas estradas do brasil o carro tem que ser bom mesmo, nível off-road em robustez da suspensão.
:roll:

Enviado: 12 Jan 2008, 18:13
por alquini
Marcel Murai escreveu:esse negócio de mancal nas rodas me deixou de cabelo em pé.
Pra andar nas estradas do brasil o carro tem que ser bom mesmo, nível off-road em robustez da suspensão.
:roll:
bom era na época das carroçcas........
depois ninguem sabe pq acontece tanto acidente e engarrafamento.
acho que os carros deveriam ser beeeeeeeeeem mais caros e as carteiras de motoristas tbm.
Pq tem muito nego por ai comprando carro e mal sabe dirigir e tal.
è cabrero!

Enviado: 15 Jan 2008, 15:49
por victoRocha
relaxa..
se viesse para o brasil custaria +- R$ 14.000,00

Enviado: 15 Jan 2008, 20:01
por Bernardo Gaetani
Por ai Vitctor... Mas se for formado um esquema sério de importação , mais um acordo de taxas de importação menores... Talvez saia a uns R$10Mil...

Enviado: 16 Jan 2008, 13:08
por jr.glaucio
mesmo assim pra um carro zero o praço ta bacana, ate pq tem q existir uma garantia pos venda :D

Enviado: 16 Jan 2008, 13:12
por Marcell 500 EF
E a manutenção futura? Vão existir peças de reposição por um bom tempo? Quem vai mecher nesse carro? E quando ele sair de linha, o que vai ser dos donos que precisarem de algo? É a mesma coisa com edições especiais que sofremos para achar peças e são caras. O 500 EF acho que é o mais complicado de todos, e o ABS do tubarão.