Comecei minha empreitada de revisar o motor do meu Monza SL/E 1990 2.0 - álcool. Desde que está comigo a uns sete anos, ele já tinha travado e quebrado uma biela. Isso foi a uns quatro anos e na época foi feito a retífica da parte debaixo e não foi mexido no cabeçote. Minha intenção agora é verificar o estado geral e mandar retificar o cabeçote, além de promover uma limpeza geral. Enfim, o objetivo é deixar esse motor o melhor possível.
Gostaria da ajuda do pessoal aqui do fórum, pois é a primeira vez que desmonto um motor. Mas antes de tomar coragem para isso, procurei coletar e ler o máximo de material que eu consegui, além de assistir diversos vídeos. O desejo de dar manutenção começou desde o dia em que ele foi retificado nessa quebra que mencionei, pois vi que o serviço do mecânico que realizou não é feito com tanto esmero assim como eu pretendo, apesar de ter funcionado.
Abaixo as fotos de como está o motor hoje, depois de desmontado:
Esse é o terceiro cilindro (da esquerda), que está com o aspecto bem diferente dos demais:
Todos os cilindros nessa imagem:
Detalhe do terceiro cilindro. Vejam as manchas brancas, como algo escorrendo para dentro. Imagino se seja água..
Estado das velas de ignição, não lembrei de identificar de qual cilindro foi retirada, mas das 4 velas, duas estão em pior situação. Elas são relativamente novas, pois depois que as troquei andei pouco no carro, devem ter por volta de menos de 3 mil quilômetros de uso no máximo.
As ferramentas para a missão já estão em sua maioria compradas: