Geral no motor - Ajuda

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 143
Registrado em: 14 Dez 2006, 16:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Geral no motor - Ajuda

Mensagem não lida por mattador »

Caros monzeiros, como vão?

Comecei minha empreitada de revisar o motor do meu Monza SL/E 1990 2.0 - álcool. Desde que está comigo a uns sete anos, ele já tinha travado e quebrado uma biela. Isso foi a uns quatro anos e na época foi feito a retífica da parte debaixo e não foi mexido no cabeçote. Minha intenção agora é verificar o estado geral e mandar retificar o cabeçote, além de promover uma limpeza geral. Enfim, o objetivo é deixar esse motor o melhor possível.

Gostaria da ajuda do pessoal aqui do fórum, pois é a primeira vez que desmonto um motor. Mas antes de tomar coragem para isso, procurei coletar e ler o máximo de material que eu consegui, além de assistir diversos vídeos. O desejo de dar manutenção começou desde o dia em que ele foi retificado nessa quebra que mencionei, pois vi que o serviço do mecânico que realizou não é feito com tanto esmero assim como eu pretendo, apesar de ter funcionado.

Abaixo as fotos de como está o motor hoje, depois de desmontado:

Imagem

Esse é o terceiro cilindro (da esquerda), que está com o aspecto bem diferente dos demais:
Imagem

Todos os cilindros nessa imagem:
Imagem

Detalhe do terceiro cilindro. Vejam as manchas brancas, como algo escorrendo para dentro. Imagino se seja água..
Imagem
Imagem

Estado das velas de ignição, não lembrei de identificar de qual cilindro foi retirada, mas das 4 velas, duas estão em pior situação. Elas são relativamente novas, pois depois que as troquei andei pouco no carro, devem ter por volta de menos de 3 mil quilômetros de uso no máximo.
Imagem
Imagem
Imagem

As ferramentas para a missão já estão em sua maioria compradas:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
::[ Fernando Daniel ]::
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
Avatar do usuário
Danieldsa15
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 02:49
Cidade: Betim
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Geral no motor - Ajuda

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

Matador,

Boa sorte, fazendo você mesmo vai ficar no capricho!
Pelo menos boas ferramentas você tem!

Acompanhando!
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 143
Registrado em: 14 Dez 2006, 16:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Geral no motor - Ajuda

Mensagem não lida por mattador »

E ai galera, tudo bem?

Vou postar mais algumas fotos, dessa vez focando o cabeçote e as válvulas


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Tuchos fora do cabeçote:

A maioria está neste estado
Imagem

Esse aqui é o único solitário que está melhor, digamos assim:
Imagem

Muita ferrugem dentro das partes onde corre água:

Imagem
Imagem
::[ Fernando Daniel ]::
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 143
Registrado em: 14 Dez 2006, 16:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Geral no motor - Ajuda

Mensagem não lida por mattador »

Amigos do fórum, gostaria do comentário da galera sobre as fotos.

1 - Como consigo remover aquela ferrugem de dentro das galerias onde circula água, tanto no bloco como no cabeçote e carcaça da válvula termostática?
2 - Para limpar os pistões e tirar aquela crosta preta, é possível fazer um bom trabalho sem ter que desmontá-los do bloco? Qual produto devo usar para isso? Li sobre o Car80, mas em minha cidade não encontro o produto, teria algum outro alternativo?
3 - As válvulas que estão com a cabeça enferrujada tem recuperação ou é melhor trocar mesmo?
4 - A base dos tuchos como dá pra ver, parece desgastadas e arranhadas se comparados ao único tucho que está com a base lisa. Isso condena essas peças?
5 - No terceiro cilindro tem aquelas marcas de água na parede e as manchas claras no pistão, porém não encontrei na junta lugar onde possa ter entrado, pelo menos nada muito evidente. Fora a junta, haveria outro lugar por onde poderia ter entrado água?

Espero que possam me ajudar nessa batalha! rsrsrs

Abraços!
::[ Fernando Daniel ]::
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
acochaves
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 144
Registrado em: 31 Jan 2009, 18:20
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Geral no motor - Ajuda

Mensagem não lida por acochaves »

cara eu partilarmente acho que antes de vc abrir o motor vc deveria te medido a taxa de compressao nos cilindros, aproveita que o motor esta parciamente aberto e confere os estados das bronzinas e aneis no meu eu fiz isso, no meu as bronzinas estavam em ordem mesmo assim troquei as de bielas ja os aneis tinha dois quebrado comprei um jogo std e o motorzim esta firme e forte.
GM monza 1985/86 vermelho.
Injetado by MS MPFI.
GM opala 1984/84 verde aquarius.
Injetado by MS EFI
acochaves
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 144
Registrado em: 31 Jan 2009, 18:20
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Geral no motor - Ajuda

Mensagem não lida por acochaves »

agora pelas fotos do cabecote, paresse estar entrado oleo nas cameras de combustao(cilindros) pode se os aneis, ou retentores de valvulas.
GM monza 1985/86 vermelho.
Injetado by MS MPFI.
GM opala 1984/84 verde aquarius.
Injetado by MS EFI
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 143
Registrado em: 14 Dez 2006, 16:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Geral no motor - Ajuda

Mensagem não lida por mattador »

Ontem a noite limpei um pouco da sujeira do cabeçote com gasolina. Agora acho que encontrei o ponto onde estava entrando água no terceiro cilindro. Pelas fotos dá pra ver direitinho a mancha, praticamente no centro dessa foto, do lado onde fica a galeria de água.

Imagem

Sobre ás válvulas, pelo que li no manual de reparação preciso checar para ver se estão vendando bem, e se sim, bastará fazer a limpeza da superfície que está enferrujada. Mas isso só vou saber depois que desmontar para ver como estão as hastes.

Os tuchos ainda são minha dúvida, pois me parece muito simples. Estou na dúvida se uso estes depois de uma boa limpeza, ou se já compro outros novos. Considerando que quero fazer um trabalho de primeira, o melhor seria comprar novos mesmo.

Imagem
::[ Fernando Daniel ]::
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 143
Registrado em: 14 Dez 2006, 16:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Geral no motor - Ajuda

Mensagem não lida por mattador »

Olá,

Ontem levei o cabeçote para a Retífica avaliar o estado. Levei na Retífica Araxá por indicação de colegas aqui da minha cidade (Araxá-MG).
O responsável pelo setor avaliou o estado geral, e detectou que se fosse mexer nesse cabeçote precisaria preencher alguns pontos com solda, trocar as válvulas corroidas, mas chamou minha atenção para duas trincas que estavam entre as válvulas do primeiro e terceiro cilindro. Essas trincas ficam no pequeno pedaço de aluminio, bem no meio, entre a sede da vávula de admissão e exaustão.

Devido a isso, ele recomendou pela troca por um em melhor estado, visto que o preço do serviço para repará-lo cobriria praticamente a compra de outro em bem melhor estado e com mais sobrevida para ser retificado, já que o meu havia passado por esse processo com o antigo dono.

Diante disso, a decisão que tomei foi partir para a compra de um cabeçote compatível e mais recente. No sábado mesmo fui a um ferro-velho e encontrei um que me pareceu em bom estado, porém vou rodar nos outros locais para ver se tem outros no mesmo estado ou até melhores.

Como eu já fiz a instalação da injeção eletrônica MegaSquirt (conforme meu blog:http://www.monzamegasquirtbr.blogspot.com/) e tenho todos os componentes (bomba elétrica, bico, flauta, chicote, módulo) vou poder procurar um cabeçote MPFI. Só vou precisar do coletor de admissão original, pois o coletor que tenho foi adaptado para o cabeçote original do meu monza.

Em breve mais novidades. Abraços!
::[ Fernando Daniel ]::
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
Responder