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PROBLEMA: Falha em aceleração EFI [RESOLVIDO]

Enviado: 12 Set 2012, 11:04
por kadudu2
Bom dia Monzeiros, tenho um Kadett EFI 1.8 1995 Gasolina todo original.

Estou com o seguinte problema ele pega normal e marcha lenta da primeira partida normal ele fica falhando menos, ai se desligar e ligar de novo ele ja fica com a lenta instavel e falha mais, o maior problema é na hora de acelerar em baixa "geralmente quando se acelera rapido" Com o carro parado ou andando, ele engasga e falha chegando a fazer um barulho de sucção de ar no corpo de borboleta, como se fosse problema de ignição ou excesso e em retomadas ele da uma cortadinha, recentemente troquei o MAP que estava ruim e a mangueira, troquei o rotor e tampa do distribuidor e modulo HEI, ja fiz teste na bobina impulsora que foi trocada a 1 ano e esta com 1024Ohms esta dentro da faixa da Multec 700. ele foi colocado no ponto com lampa estroboscópica a uns 4 meses e não foi mais mexido no ponto. A bomba de combustível é nova também todos originais Delphi.
No momento da falha o Bico injetor fica cortando, e chega a sair uma fumaça de leve no escape como excesso mesmo.

Verifiquei as velas e estavam todas pretas e seca (carbonizadas) como queima irregular ou excesso, ele esta consumindo mais, fiz uma viagem com ele, e percebi isso. Limpei elas e recoloquei de volta e continua a falha, o cabo de vela testei e esta com resistência dentro do padrão em torno de 28O00 hms.

Os unicos sensores que nao troquei foi o de temperatura que estava bastante oxidado e quebrei ele e vou trocar hoje por um novo e testar pra ver, e o sensor de velocidade (que acredito nao ter nada haver pois a luz de troca de marcha ta funcionando normal).


Itens Novos e verificados:

* Bobina de ignição: NOVA BOSH (testei com outra e a falha continua)
* Rotor e tampa do distribuidor novos DELPHI (falha continua)
* Modulo HEI novo (falha continua)
* MAP MTE e MANGUEIRA NOVA BEM VEDADA (já desliguei o conector do sensor para teste e a falha continua)
* Motor de passo novo BOSH
* Sensor de borboleta novo DELPHI
* Limpeza de TBI feita a pouco tempo com troca do respiro e desobstrução da passagem.
* Velas com pouco mais de 1 ano NGK abertura de eletrodo dentro do padrão
* Bomba de combustível nova DELPHI com filtro Magnet marelli trocada a uns 4 meses
* Troca de reparo de bico injetor
* Colocado no ponto de ignição a uns 4 meses
* Alternador novo e regulador de voltagem carregando dentro do padrão 14V
* Bobina impulsora trocada a pouco mais de 1 ano, e com resistencia dentro do padrão 1024 Ohms
* Cabos de velas aparentemente normais e sem apresentar fuga de corrente no escuro
* Gasolina Ipiranga



E ai pessoal alguem sabe me dar alguma dica sobre esse problema misterioso?? :!:

Re: PROBLEMA: Falha em aceleração EFI

Enviado: 12 Set 2012, 11:31
por Carlos A. Freire
Fez testes de funcionamento dos sensores? Trocar peças boas por peças novas não é indicado, pois chicote com problemas entre outros pode provocar um mau funcionamento de um sensor.

Fez o teste de pressão e vazão da bomba de combustível? Como nos sensores, outros fatores pode provocar um mau funcionamento dessa linha de combustível.

Além desses itens acima, teria que verificar como chega o sinal de rotação do motor na UCE, de preferência com uso de osciloscópio automotivo, e colocar o bico em um máquina de limpeza, para verificar sua vazão e leque.

Seguindo os passos de diagnóstico do sistema de IE, usando equipamentos adequados, com certeza chegará a conclusão do problema.

Nos testes de funcionamento de cada sensor, ficaria mais atento ao sensor MAP, levando em conta que o MAP pode ter um mau funcionamento por entrada falsa de ar, conexão errada, correia dentada fora de ponto, má vedação das válvulas de admissão e escape.

Abs,

Carlos Freire

Re: PROBLEMA: Falha em aceleração EFI

Enviado: 12 Set 2012, 11:50
por kadudu2
Obg Carlos pelas dicas,
Não tenho como testar dessa forma, pois so tenho em mãos o multimetro digital comum, tenho como testar a estanquidade do bico e o sinal dos conectores. queria uma forma de resolver em casa mesmo, pois to sem tempo de levar pra oficina so em ultimo caso.

Cheguei a testar o sensor de temperatura mas como ele kebrou ai vou ter que troca-lo mesmo

Fico sismado pois o problema apareceu depois que eu inventei de limpar o sensor de temperatura no conector e o distribuidor mas ja foi trocado a tampa e rotor , so falta agora o de temperatura.

Pelos sintomas sitados acima e as velas estarem pretas e pela experiencia o que pode ser?

Re: PROBLEMA: Falha em aceleração EFI

Enviado: 12 Set 2012, 12:49
por Carlos A. Freire
O sintoma é de mistura rica ou ignição fraca.

Fazer a avaliação em casa sem equipamentos adequados pode aumentar o tempo e custo da manutenção. Em todo caso, é possível fazer as medições dos sensores, diretamente nos pinos da UCE. Vai dar mais trabalho, mas é possível. Esses testes devem ser feitos nas condições em que ocorre o sintoma.

Abs,

Carlos Freire

Re: PROBLEMA: Falha em aceleração EFI

Enviado: 12 Set 2012, 16:53
por kadudu2
Carlos, Obg pela ajuda.

Troquei o sensor de temperatura antigo por um MTE novo e o carro melhorou 80%

Com TBI aberto quando liguei a lenta estava meia desregulada ai foi melhorando sozinho ai ficou bom, não deu falha nenhuma na aceleração, acelerei por varias vezes e o problema sumiu, ai quando fechei a tampa do TBI e passei desemgrimpante no contato do sensor que ta com um pouco de ferrugem ele deu umas falhadinhas mas bem menos que anteriormente, ai desliguei e liguei novamente resetei o modulo e depois parou de falhar, tirei uma vela pra ver o estado delas novamente estava preta ainda por conta que tava ruim anteriormente, vou limpa-las pra fazer o teste final, sera que é por conta disso que falhou?
Vi a estaquidade do bico ta vedando bem, nao pinga.

Re: PROBLEMA: Falha em aceleração EFI

Enviado: 12 Set 2012, 17:34
por Carlos A. Freire
Só saberá se resolveu medindo as tensões antes e depois da troca do componente, ou com desempenho do motor daqui para adiante.

Abs,

Carlos Freire

Re: PROBLEMA: Falha em aceleração EFI

Enviado: 12 Set 2012, 20:53
por MonzaClub20EFICHZ
Só para explicar com o sensor de temperatura quebrado a injeção interpreta motor frio e injeta a gasolina necessária para motor frio, que é em excesso (afogado de caburados) daí os sintomas que falou, da próxima já deixe montado o scanner da minha assinatura, seja serial, USB, ou com o novo USB-Serial que postei agora.

Re: PROBLEMA: Falha em aceleração EFI

Enviado: 13 Set 2012, 10:30
por kadudu2
MonzaClub20EFICHZ:

Muito obg pela ajuda e parabens pelo scaner, é de muita utilidade! depois vou criar coragem pra fazer um srsrsr

Carlos,

Obg pelas dicas e ajuda foi de muita utilidade,

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O problema do carro acredito que está resolvido, era o sensor de temperatura mesmo, embora depois da troca do sensor dei uma giradinha sentido horario no potenciometro de CO vou conferir a voltagem que ficou com multimetro, estava em 2.00V
Limpei as velas e recoloquei.

Sai com o carro ontem a noite e não apresentou mais a falha na aceleração, esta forte e bem disposto.
E no escape esta saindo akela fumaça meia transparente esbranquiçada meia Umida como estava antes de dar o problema axo que significa boa queima de combustivel ta igual a de carro novo, minha cidade é meia fria ai por conta disso ela aparece mais.

Bom vou continuar andando com o carro, se apresentar alguma falha posto aqui novamente, e quem estiver passando pelo mesmo problema e já trocou uma serie de sensores e sistema de ignição e nada resolve espero que a dica sirva pra alguem!

Abs!