Comando Válvulas N20XF (Roletado)

Manuais, reportagens, especificações técnicas, particularidades de versões, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Comando Válvulas N20XF (Roletado)

Mensagem não lida por Rafaelo »

pessoal, ja tinha comentado que daria segmento na autopsia do motor flexpower N20XF 2.0 8V que equipou os seguintes carros (vectra C 09-11,astra 09-11,zafira 09-12) é o famoso "motor de monza" familia 2 fase 3 que conhecemos muito bem.

como eu possuo o motor original N20XF por completo e tenho amigos que precisam de informaçao a respeito seja na parte de peças,sensores,cabeçote,etc nada mais justo de fazer uma avaliaçao tecnica em cima dele. ate pq eu mesmo vou precisar desses dados originais desse motor pra poder cadastrar na minha ECU prog, sendo assim, o motor vai ficar com o funcionamento original de fabrica. a instalaçao fisica tambem é claro segue o mesmo padrao. bom vamos a parte legal.

a parte que digo que vou utilizar seus dados tecnico se referem a basicamente 2 itens no momento.
1 - full sequencial, a roda fonica do comando é importantissimo saber a posição correta de abertura e fechamento de sinal da fase admissao do 1° cil.
2 - abertura da valvula e fechamento da admissao, a antecipação na injeçao é vital no sequencial. nao se pode terminar de injetar com a valvula ainda aberta. nao é assim que funciona. o modo correto é injetar ANTES de a valvula abrir, pra melhorar a emulsificação o combustivel choca-se contra o pe da valvula evaporando o mesmo. cada rotação RPM tem um grau de antecipação, quanto mais rapido é a velocidade mais antecipado(adiantamento) a injetada tem que ser dada. isso vai ate o limite de corte do motor.

pra isso precisa*se saber qual os valores do comando.senao vira chutometro

a segunda parte e 'menos' importante nisso, é o torque. o torque max original desse comando é aplicado a 2600 rpm. boa parte disso se deve por ter um overlap 'colado' de apenas 10° de separaçao, gerando muito vacuo no escape. oque é isso?

quando o motor esta na fase escape ´pistao subindo, na parte final fase escape, a valvula de escape esta quase fechada por completo, uma distancia de +-0.5mm entre a sede. nesse meio tempo, a admissao abre os mesmo +-0.5mm... pois bem o escape cria uma baixa pressao na camara(vacuo) e suga a mistura pra dentro. mais vejam bem. nao é o pistao que faz isso, ate pq ele esta em PMS ainda. é o arrastro do gases de escape que faz com que suge a mistura pra dentro. é claro, depois a descida do pistao faz o resto :wink:

entao, quando menor for esse valor, melhor será a lenta,e o torque sera em baixa rotaçao. 10° overlap é um "padrao" original



sempre "ouvir"dizer que esse comando original tinha 280 e poucos graus de duraçao, e sempre suspeitei que isso nao era nem um pouco verdade. se ele tivesse 280° nao teria uma boa lenta, isso nao é perfil de motor original e sim de competiçao. com 280° a distancia do overlap seria mais que 50° oque ja resulta em uma lenta instavel e um torque manso em alta rpm. e nao é isso que as montadoras de carro procuram. procuram torque forte desde muito cedo oque facilita o uso urbano.



fiz todas as mediçãos completa desse comando, oque inclue, duração,lift,overlap,centerlob,liftlob,posição roda fonica do sensor de fase. vale lembra que os tuchos 2V estavam carregados e equalizados(descanso no colo do comando)


diagrama de um comando de valvulas, pra se orientar como é seus dados tecnico.
Imagem

---------------------

esse é o diagrama do comando roletado N20XF.
Imagem

SIM, um legitimo comando do tipo original de 240/240° simetrico. como a maioria de comandos familia 2.

vamos aos dados tecnico:
duração permanencia admissao/escape = 240°

abertura inicial admissao= 178°
lift maximo admissao= 238°
abertura final admissao= 298°

abertura inicial escape= 68°
lift maximo escape= 128°
abertura final escape= 188°

lift total admissao/escape = 10mm
lift do lobulo comando= 5.5mm
overlap = 10°
lobcenter = 110°

dados sensor fase do sequencial.
o sensor informa a ECU o inicio e fim da fase de admissao do cil N°1. quando a roda fonica(came) se encontra com o sensor, acontece o aterramento do sensor. ela trabalha na parte FallingEdge(parte baixa) da onda quadrada. seria o negativo da onda do sinal Hall. quando termina essa parte baixa da onda a ECU sabe que saiu da fase admissao.

sensor fase posiçao inicial= 205°
sensor fase posiçao final= 345°





essas sao as informaçoes que obtive com otima precisao. utilizei um disco de grau de comando, e relógio comparado. sem eles seria impossivel ter essa precisao. vamos as imagens.

inicio do sinal aterrando o sensor de fase. ele indica que ja começou a admissao do cilindro 1° pra ECU se orientar.
Imagem

final do sinal aterrando o sensor de fase. ja bem tardio quase no fim da compressao.
Imagem

roda fonica do sensor de fase.
Imagem

disco de grau calibrado em PMS
Imagem

bancada de teste
Imagem

calibração do comparador em 0 pra medição das valvulas.
Imagem

em momento overlap(cruzamento) nesse momento a admissao começou abrir. coloquem no zoom da pra ver a valvula escape tambem aberta, quase fechada. fazendo o efeito que expliquei acima de arrastro de fluidos(vacuo), pra puxar a mistura pra dentro, antes mesmo de produzir vacuo do pistao na descida da fase admissao.
Imagem

disco de grau em metal
Imagem

video do lift do came da valvula: 5.5mm a parte centessimal é discartada nessa medição.



depois com mais tempo coloco outras informaçoes desse motor. agora fica mais facil pra gente cadastrar esse cabeçote em injeçoes programaveis de perfil original/pista como a megasquirt especialmente as versoes MS2 Extra e MS3. ate a proxima
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Comando Válvulas N20XF (roletado)

Mensagem não lida por 500EF »

Você arrumou outro cabeçote roletado ou desmontou o que estava no carro só para medir?

E só de curiosidade, tem as mesmas informações do comando original dos antigos?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Comando Válvulas N20XF (roletado)

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Você arrumou outro cabeçote roletado ou desmontou o que estava no carro só para medir?
é o mesmo, porem ele nao esta montado definitivo. apenas "apresentado ao bloco" so esta colocado la pra nao fica nada atirado hehehe, sem estar nada apertado. as outras peças estao assim, sem oleo no carter, sem junta, sem aperto final. so quando montar o motor que selo ele de vez e pra isso preciso comprar a caixa original desse motor oque vai demora ja que a mesma nao é barato.
500EF escreveu:E só de curiosidade, tem as mesmas informações do comando original dos antigos?
parece que sim. uma vez li que eram por ae as medidas, me pareceu ser proximos. esses motores familia 2 e as suas variaçoes de fase 1-2-3 estao na mesma faixa de 235 a 245°,110°,10°etc. pode mudar um pocado torque/potencia max atingido. mais basicamente é por ae os valores. eu ate tenho um comando injetado convensional em casa,pena que nao tenho cabeçote dele senao testava pra efeito de comparaçao.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
lc_ss
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 179
Registrado em: 18 Dez 2008, 00:18
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Comando Válvulas N20XF (Roletado)

Mensagem não lida por lc_ss »

Excelente tópico Rafaelo, essas informações sobre comandos GM não são fáceis de se encontrar na rede e teu estudo sobre o comando do roletado mostrou que é apenas um comando comum, abrindo a possibilidade de quem procura uma preparação aspirada investir em um comando com as características certas baseadas no original por exemplo. Imagina o nosso monza com esse cabeçote roletado e um comando um pouco mais agressivo como um 260º ou 272º (a grosso modo), o quanto não podemos tirar desse nosso 2.0 8V? Fica muito bom e se vacilar tão bom quanto um turbo leve. Parabéns mais uma vez!
Monza SL/E 90 AC/DH/VE 4 portas
MegaSquirt 2 + cabeçote roletado + escape 2" inox!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Comando Válvulas N20XF (Roletado)

Mensagem não lida por Rafaelo »

obrigado Luis, pois é, esse tipo de informaçao quando acha falta muita coisa,talvez ache mais pra AP, agora pra familia 2 GM e em especial o fase 3 nao vai achar tao facil, é bem selecionado o publico. pra quem apenas trocou o cabeçote convencional pelo rolete essas informaçoes tecnicas do comando só servem pra matar a curiosidade mesmo. mais pra nos que programamos motores e em especial um cadastro de motor de perfil original ou seja uso urbano com a engenharia mecanica do motor em questao, é quase que obrigatorio usar isso como base na configuraçao, se quer ter um motor de alto rendimento, ate mais que o com a ECU de fabrica.

esse comando 240° nao da pra fazer milagre nao quer dizer que com isso nao seja bom, sabendo aproveitar a VE(eficiencia volumetrica) e os itens que acompanha o motor da pra consegue bastante potencia, mais com uma boa eficiencia termica,configuraçoes fortes,melhorias de fluxo, certamente gera muita potencia. agora se fizer o mesmo e colocar um 27x° ae sim o negocio fica forte de verdade.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 232
Registrado em: 14 Fev 2013, 13:14
Cidade: Sarandi
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Comando Válvulas N20XF (Roletado)

Mensagem não lida por fontana »

não li o topico todo, mas só posso dizer que montei o cabeçote sexta feira na minha Astra, e a diferença foi incrivel.....
antes tinha torque em 2000rpm, agora tenho em 1000rpm....
antes o motor subia de giro forte até o corte.....agora não da tempo de troca de marcha...ele ja cortou...
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Comando Válvulas N20XF (Roletado)

Mensagem não lida por vrsilva »

Faz vídeo Fontana...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Mimoso
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 581
Registrado em: 12 Fev 2011, 15:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Comando Válvulas N20XF (Roletado)

Mensagem não lida por Mimoso »

Rapaz, vou lhe ser sincero, não entendi quase nada, apenas a parete que meu motor pode ser melhorado, aliás, como foi melhorado nas linhas astra 2008, que incrivel. Mas outra coisa me chamou a atenção, dá para eu fazer essa troca de cabeçote e comando, precisaria de outra modificação necessária, tipo e injeção? Agradeço.
Responder