Carro não liga quando esquenta.
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 46
- Registrado em: 20 Jun 2010, 23:46
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Carro não liga quando esquenta.
Bom dia monzeiros.
Eu to com um problema a quase 1 ano e ninguem consegue resolver, o seguinte o ocorre.
Quando eu saio com o carro e pego engarrafamento, ele esquenta normal, liga a ventoinha e a temperatura não passa do meio.
mas quando eu desligo o carro e vou ligar novamente, não liga. Giro a chave, ele enfraquece as luzes do painel e nao roda o motor de arranque.
Para liga-lo eu pego um fio, ligo no polo do motor de arranque que vem o sinal da chave e coloco no polo positivo e ele liga sem problemas.
Só que nao é fio, ou é também, a questão é que eu testei com voltimetro e chega voltagem em torno de 12,54v. Aé, geralmente o marcador da bateria
está abaixo do meio quando fico em engarrafamento. Peças trocadas: Comutador, bateria de 90A, controlador de voltagem, escovas do motor de arranque.
O alternador está carregando correto, em marcha lenta 13,5v, acelerando 14,2v. Eu possuo no carro o alerme original ( não sei se foi desligado), e um alarme da
positron.
Desde já obrigado.
Mateus Augusto
Monza Sl/e 2.0 88 gasolina/ sem ar
Eu to com um problema a quase 1 ano e ninguem consegue resolver, o seguinte o ocorre.
Quando eu saio com o carro e pego engarrafamento, ele esquenta normal, liga a ventoinha e a temperatura não passa do meio.
mas quando eu desligo o carro e vou ligar novamente, não liga. Giro a chave, ele enfraquece as luzes do painel e nao roda o motor de arranque.
Para liga-lo eu pego um fio, ligo no polo do motor de arranque que vem o sinal da chave e coloco no polo positivo e ele liga sem problemas.
Só que nao é fio, ou é também, a questão é que eu testei com voltimetro e chega voltagem em torno de 12,54v. Aé, geralmente o marcador da bateria
está abaixo do meio quando fico em engarrafamento. Peças trocadas: Comutador, bateria de 90A, controlador de voltagem, escovas do motor de arranque.
O alternador está carregando correto, em marcha lenta 13,5v, acelerando 14,2v. Eu possuo no carro o alerme original ( não sei se foi desligado), e um alarme da
positron.
Desde já obrigado.
Mateus Augusto
Monza Sl/e 2.0 88 gasolina/ sem ar
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17857
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Carro não liga quando esquenta.
Esse enfraquecer das luzes não ficou claro, dando a entender que há problemas com chicote...
Bom o primeiro passo quando ocorrer o sintoma, é medir a tensão que entra no automático do motor de arranque. Se não tiver, siga a sequência inversa da linha de alimentação elétrica: chicote, alarme original (alto índice de problemas), chicote, comutador de partida (alto índice de problemas).
Se estiver chegando sinal de partida no automático do motor de arranque, com motor quente, meça tensões nos chicotes positivo (entre alternador, motor de arranque e bateria), e o chicote negativo. Não adianta fazer apenas inspeção visual. Para teste, ligue todos consumidores elétricos que consomem muita corrente (farol, desembaçador, ventilador...)
Abs,
Carlos Freire
Bom o primeiro passo quando ocorrer o sintoma, é medir a tensão que entra no automático do motor de arranque. Se não tiver, siga a sequência inversa da linha de alimentação elétrica: chicote, alarme original (alto índice de problemas), chicote, comutador de partida (alto índice de problemas).
Se estiver chegando sinal de partida no automático do motor de arranque, com motor quente, meça tensões nos chicotes positivo (entre alternador, motor de arranque e bateria), e o chicote negativo. Não adianta fazer apenas inspeção visual. Para teste, ligue todos consumidores elétricos que consomem muita corrente (farol, desembaçador, ventilador...)
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 46
- Registrado em: 20 Jun 2010, 23:46
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Carro não liga quando esquenta.
O enfraquecimento que citei, é das luzes do paineil, a do oléo por exemplo.
Já fiz o teste de voltagem no chicote quando acontece o problema, e chega voltagem. o Chicote que eu testei é o fio preto que chega no motor de arranque,
que é aonde eu ligo o fio para ligar o carro quando ele para. Já medi tbm todos os pontos que vc citou, e está td normal, o motor está com aterramento correto,
e os pontos de positivo na bateria, no motor de arranque e no alternador estão com a mesma voltagem.
Já fiz o teste de voltagem no chicote quando acontece o problema, e chega voltagem. o Chicote que eu testei é o fio preto que chega no motor de arranque,
que é aonde eu ligo o fio para ligar o carro quando ele para. Já medi tbm todos os pontos que vc citou, e está td normal, o motor está com aterramento correto,
e os pontos de positivo na bateria, no motor de arranque e no alternador estão com a mesma voltagem.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17857
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Carro não liga quando esquenta.
maugusto2 , esse escurecer seria o normal de um acionamento de motor de partida, ou seja, muito pouco ou como bateria fraca? Essa é a dúvida...
Quando medimos tensão no chicote, não é apenas a que chega e sim quanto de perda está tendo cada chicote. Se a perda com consumidores elétrico for superior a 700ma, esse chicote está com problema. Na verdade quanto menos tiver melhor. Até 400ma pode ser considerado dentro do normal.
Coloque as ponteiras do voltímetro ou muti teste entre as duas pontas do chicote e veja de quanto é essa perda.
Pode medir tensão em relação ao motor e também a carroceria e descontar a perda. Mas todas essas medições devem ser feitas com motor aquecido e vários consumidores elétricos ligados. Se não for assim o teste não terá eficácia.
No motor de arranque vai o chicote (grosso) que vai ligado no alternador e bateria. Esse fio deve ser testado.
Abs,
Carlos Freire
Quando medimos tensão no chicote, não é apenas a que chega e sim quanto de perda está tendo cada chicote. Se a perda com consumidores elétrico for superior a 700ma, esse chicote está com problema. Na verdade quanto menos tiver melhor. Até 400ma pode ser considerado dentro do normal.
Coloque as ponteiras do voltímetro ou muti teste entre as duas pontas do chicote e veja de quanto é essa perda.
Pode medir tensão em relação ao motor e também a carroceria e descontar a perda. Mas todas essas medições devem ser feitas com motor aquecido e vários consumidores elétricos ligados. Se não for assim o teste não terá eficácia.
No motor de arranque vai o chicote (grosso) que vai ligado no alternador e bateria. Esse fio deve ser testado.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 46
- Registrado em: 20 Jun 2010, 23:46
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Carro não liga quando esquenta.
É só um enfraquecimento, normal de quando vira a chave.
A corrente chega lá pois testei, no meu ver não é aterramento, porque acredito que nao ligaria quando eu colocasse o fio no motor de arranque
e no positivo do alternador, se não chegasse corrente seria mais facil de descobrir o que é, só se a corrente que chega nao for suficiente para virar o arranque.
Ao que tudo indica seria chicote, pelo que eu sei embaixo do painel do lado do motorista a um engate tipo um pente, e saí dalí o fio que vai para o motor de arranque.
Eu teria que trocalo certo? mas posso trocar apenas o fio que vai pro arranque? ou há chicote com todos os fio para troca? Poderia ocorrer de o fio esquentar com o aquecimento do carro
e a eletricidade nao estar percorrendo o fio direito?
O problema surgiu pouco tempo depois que eu instalei o alarme e o modulo de som, não sei se coencidiu, o modulo de som eu mesmo instalei e já verifiquei se há fuga de corrente,
troquei os fios e ele funciona normalmente, e quando da o problema ja tentei desliga-lo pra ver se era ele, e nada
A corrente chega lá pois testei, no meu ver não é aterramento, porque acredito que nao ligaria quando eu colocasse o fio no motor de arranque
e no positivo do alternador, se não chegasse corrente seria mais facil de descobrir o que é, só se a corrente que chega nao for suficiente para virar o arranque.
Ao que tudo indica seria chicote, pelo que eu sei embaixo do painel do lado do motorista a um engate tipo um pente, e saí dalí o fio que vai para o motor de arranque.
Eu teria que trocalo certo? mas posso trocar apenas o fio que vai pro arranque? ou há chicote com todos os fio para troca? Poderia ocorrer de o fio esquentar com o aquecimento do carro
e a eletricidade nao estar percorrendo o fio direito?
O problema surgiu pouco tempo depois que eu instalei o alarme e o modulo de som, não sei se coencidiu, o modulo de som eu mesmo instalei e já verifiquei se há fuga de corrente,
troquei os fios e ele funciona normalmente, e quando da o problema ja tentei desliga-lo pra ver se era ele, e nada

- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17857
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Carro não liga quando esquenta.
Se tem certeza de que não há perda de corrente, e ao ligar o motor de arranque diretamente pelo automático funciona, pode ter um problema no sinal de acionamento, aquela sequência que mencionei lá em cima (alarme original, chicote e comutador de partida).
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 46
- Registrado em: 20 Jun 2010, 23:46
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Carro não liga quando esquenta.
Vou dar uma revisa nos chicotes e na instalação do alarme, o unico problema é que agora ele está funcionando normal.
Quando eu resolver posto o que era o problema.
Quando eu resolver posto o que era o problema.
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 46
- Registrado em: 20 Jun 2010, 23:46
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Carro não liga quando esquenta.
Esqueci de falar que, quando ele para e eu ligo ele com um fio, Se eu desligar com chave e virar a chave novamente ele pega o.O