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Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha
Enviado: 07 Mai 2013, 11:46
por frfavoreto
Quando o AC é acionado, a ventoinha do radiador aciona a 1ª velocidade, o que faz com que o fluxo de ar seja baixo e isso não deixa meu AC gelar muito bem quando o carro está parado. Gostaria de fazer um teste de desempenho do AC com a ventoinha na 2ª velocidade. O problema é que a 2ª velocidade só aciona quando o motor está numa temperatura muito alta.
Há algum problema se eu fizer um curto-circuito na resistência da 1ª velocidade, para que a ventoinha chegue na velocidade máxima? Pelo esquema elétrico, a única diferença dos circuitos da 1ª e 2ª velocidade é a presença do resistor, até os relés são os mesmos, mas estou perguntando porque não sei se isso pode ocasionar algum problema.
Outra pergunta: quando a UCE manda acionar a 2ª velocidade, ela desliga a 1ª?
Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha
Enviado: 07 Mai 2013, 11:54
por Carlos A. Freire
Eletricamente não há problema. O problema é que se não tivesse problema com A/C, não colocariam 2 velocidades. Eu vejo dessa forma... Qual o motivo das montadoras colocarem 2 velocidades.
Abs,
Carlos Freire
Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha
Enviado: 07 Mai 2013, 11:56
por waldir
favoreto,
eu penso que a UCE desliga, mass, vc pode fazer um teste com aquelas canetas de polaridade (ou led + resistor) e conferir se ele apaga ao entrar a 2ª velocidade.
ou pode ser conferido com um voltímetro/multímetro. Me parece que o resistor entrega 9 ou 6V ao eletroventilador e na segunda velocidade minimo de 13,8V
Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha
Enviado: 07 Mai 2013, 12:08
por frfavoreto
Quando se liga o AC o normal é acionar a 1ª ou 2ª velocidade? Se for a 1ª mesmo, a 2ª só foi colocada para não ficar um barulhão o tempo todo. Se for a 2ª, tem coisa errada no meu carro.
Waldir, a queda no resistor é cerca de 4V segundo minhas medições.
Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha
Enviado: 07 Mai 2013, 12:12
por waldir
Favoreto,
Então a ventoinha é acionada na 1ª velocidade com 9V
Ao ligar o AC entra automaticamente a 1ª velocidade e a 2ª velocidade é quando o Sensor de Temperatura informa a UCE que o arrefecimento atingiu 101ºC e precisa tirar calor rapidinho.
Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha
Enviado: 07 Mai 2013, 12:13
por Carlos A. Freire
No meu Monza GLS 96 aciona primeiro a 1ª velocidade, depois de um tempo entra a 2ª. Depois fica alternando entre 1ª e 2ª velocidades. Mas me parece que nos modelos anteriores não é assim. Pelo menos há divergências no funcionamento da ventoinha em outros tópicos passados.
Abs,
Carlos Freire
Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha
Enviado: 08 Mai 2013, 19:26
por frfavoreto
Após o teste meu AC está gelando MUITO mais. Com a ventoinha na 2ª velocidade o desempenho é outro.
Só fico preocupado de talvez a vida útil da ventoinha ser reduzida por trabalhar mais tempo na velocidade máxima, mas acho que isso não deve ocorrer.
Re: Fazer um curto-circuito na resistência da ventoinha
Enviado: 08 Mai 2013, 19:54
por waldir
frfavoreto escreveu:Após o teste meu AC está gelando MUITO mais. Com a ventoinha na 2ª velocidade o desempenho é outro.
Só fico preocupado de talvez a vida útil da ventoinha ser reduzida por trabalhar mais tempo na velocidade máxima, mas acho que isso não deve ocorrer.
Não por que quem liga e desliga a ventoinha na 2ª velocidade é a UCE via Sensor de Temperatura CTS