Negociação de Automoveis Entre Particulares-Desabafo!!

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
cleston
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Negociação de Automoveis Entre Particulares-Desabafo!!

Mensagem não lida por cleston »

vamos la galera como o monzeiros é o forum mais civilizado e com o melhor nivel de debate..vou lançar esse tópico para discutir um assunto :smt021

bom negocio carros e peças a alguns anos e participo de N foruns automotivos..uma questão que sempre vejo é venda de veiculo para outro particular e quando o mesmo apresenta problemas mecanicos as atitudes dos compradores,sempre responsabilizando o antigo dono e querendo armar aquele "barraco"..pois bem..minha opinião sobre o assunto!!

o cara compra um carro de 20 anos ou mais de uso..vai na sua casa,revira o carro,volta outro dia olha de novo..liga esmerilha o acelerador até sair de giro..leva,pai,mãe,amigo,cachorro, chora aquele desconto de pelo menos uns 10% do valor do carro e vc finalmente vende a viatura..

bom o cidadão roda sei la 30 dias.,faz aquele viagem de 1000km sabe-se la como estava rodando e se fez alguma manutenção;.;e dai o motor berra,fuma,raja,da pau no cabeçote,queima junta enfim..

em todos os foruns eu sempre vejo a galera defender a ideia de garantia de que o vendedor é responsavel etc..mesmo que seja uma negociação entre particulares...

bom na minhão visão axo que negocio se fecha como homem..a partir do momento que vc realizou todas as vistorias possiveis ,vc assume os riscos..
quando vendo deixo bem claro.,trgas mecanico,funileiro,auto-eletrico o padre,supervisão enfim oq vc quiser mais a partir do momento que vc sentou no banco do motorista esqueça de mim..o carro é seu, e eu assumo toda a procedencia,ou multas..agora mecanica,eletrica e funilaria sem chance..se a fabrica que é bilionaria assume somente 3 anos quando novo.,e cobra absurdos nas tais revisões..pq eu mero mortal vou assumira garantia de um carro de 25,30 anos de uso..isso "no ecxiste" como diria padre quevedo.. :D

enfim é um topico pra gente discutir a idéia.,comigo aconteceu somente uma vez o causo citado acima.,e pior que foi depois de 6 meses da venda do carro a reclamação,e a sorte que foi por telefone.,pq se fosse pessoalmente eu com certeza sairia do sério!!porem vejo que é algo corriqueiro nos foruns e decide expandir o assunto! :smt024
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Negociação de Automoveis Entre Particulares-Desabafo!!

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Cleston, analisando as coisas de acordo com a LEI... Venda entre particulares não há obrigatoriedade de garantia. Só haverá garantia, se existir um acordo entre ambas as partes... devendo a cláusula de garantia estar expressa no contrato. Isso acontece, pois na relação entre particulares, não há uma relação de consumo, não havendo uma relação de consumo, não há aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor - CDC, mas sim, o Código Civil - CC... Pois falta pelo menos um dos requisitos necessários, que seria a HABITUALIDADE, ou seja, o vendedor, teria que ter essa atividade de vender carros, como profissão, como coisa HABITUAL, costumeira, comum... Caso contrário, não há relação de consumo. Dessa forma, negócio entre particulares não há a obrigatoriedade de garantia.

Agora quando o negócio é feito com um VENDEDOR de carros, ai a coisa muda de figura... e o CDC é aplicado, havendo a obrigação por parte daquele que vende, de garantir o carro pelo prazo de 90 dias.

No opala fiz questão de deixar claro, através de um contrato, que o carro não tinha garantia, primeiro pois se trata de um carro com 23 anos.... e segundo sou particular. De início o cara refugou, mas eu disse que só faria negócio nessa condição... dai ele aceitou.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Philipi15
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Philipi15 »

Se eu for vender um carro eu faço uma revisão geral, e mostro comprovante ao comprador, depois é cada um por si...
Imagem
Vectra C o l l e c t i o n 2.0
cleston
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por cleston »

fala diego..sim realmente por lei esta correto oq voce citou..porem ja houve precedente.,vou procurar em qual forum foi isso.,que a pessoa entrou como uma ação contra o vendedor.,não sei realmente qual o embasamento.,ou se foi pra frente..mais o infeliz foi atras e esta enchendo ou ja encheu o saco de alguem!!
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Ano: 1989
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

E sempre tem os engraçadinhos né... "Ah eu sai daqui estava beleza, virei a esquina o cabeçote rachou no meio, isso não existe eu quero outro..." Parece que não entende, qualquer maquina pra estragar só precisa estar funcionando, nao é verdade? Piorou se tiver anos de uso... Além do mais tem pessoas que levam até a sogra pra experimentar o carro, falam que seu carro tem esse ou aquele defeito, que vale menos por isso etc... Se já sabe e fechou o negocio assim mesmo, então não existe nenhuma razão em voltar pra reclamar depois, isso na minha opinião é claro.
Azul Atlantis 89 2.0
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Quando a venda é entre particulares, não tem o que recorrer, é abraçar a bronca e pronto, o meu bartok mesmo, deu problema no cabeçote nos últimos 30 dias do que seria essa "garantia", fui atrás do dono para mostrar pra ele a cagada que tinham feito no cabeçote? Não...
Feliz da vida...

Acontece que tem gente que, não tem capacidade de crescer na vida, e em qualquer oportunidade de ganhar alguma coisa, uma esmola que seja, ela se submete, e faz o ridículo para conseguir e assim o fazer.
Infelizmente isso é uma cultura do povão brasileiro, de ferrar o próximo quando achar necessário.

Agora, quando a pessoa é vendedora de veículos, aí a coisa complica, se vai vender carros antigos, é bom começar a comprar carros bons, com boa procedência, e aqueles "maizomeno", dar uma revisada boa para garantir o funcionamento dele por pelo menos 90 dias.

Meu ex-monza 93/94 foi comprado de um conhecido, o carro era do pai deste, ele queria trocar o carro do pai dele, o meu pai tinha um monza 96 vinho a gasolina zerado, e este conhecido nosso, se interessou em fazer um rolo mais uma volta no monza vinho do meu pai. Pois bem, o ex-monza meu, era álcool, este conhecido nosso, dizia que o pai dele era SUPER cuidadoso, que entendia de motor, que já tinha trabalhado com carburadores, e falou, "eu garanto que o carro é bom"... em fim...
Aconteceu que, quando meu pai trocou, meu irmão que usava, com poucos dias com o carro, meu pai pegou para a revisão básica que ele faz, velas, cabos, óleo, filtros... Aconteceu que uma vela não quis sair, meu pai levou o carro num mecânico para retirar, e já mandou a troca de óleo... o cárter estava com BARDHAL B12....
Trocou o óleo, aí começou o samba, o carro rodou mais uns 5 dias, e encostou na oficina novamente, resumindo... Foi trocado tudo no motor, só ficou o bloco e virabrequim, o resto não aproveitou nada...
Meu pai chegou para esse conhecido nosso e informou o mesmo do ocorrido, ele duvidou, meu pai tirou fotos de tudo e mostrou para ele, inclusive ele quis ir até a oficina ver a situação real da coisa... Ficou super desgostoso, e como ele tinha "garantido" teve que arcar com o custo de tudo...
E falo mais, nunca mais ele voltou a falar conosco como falava...

Por isso já falo, se forem fazer negócio com conhecidos, é bom que já avise bem a pessoa de possíveis problemas, ou para evitar perder amizade, porque perde, faça uma revisão BEM BOA no carro...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Ano: 1989
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Quando acontece isso ai o vrsilva, eu penso em 2 situações. 1. Tem a pessoa sabe o desgaste do motor (por exemplo) coloca um bardhal pra tirar as folgas e "resolveu o problema" na opinião dele, gente que simplesmente não liga pra essas coisas. Agora tem também os picaretas que maquiam o carro pra enganar algum desinformado... lava, põe os acabamentos bonitinho, depois o ferro entra no comprador...

Agora vai saber qual era a idéia do sujeito né...
Azul Atlantis 89 2.0
sle1989
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Ceará-CE
Ano: 1990
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por sle1989 »

O meu monza peguei em uma troca com um del rey surrado que tinha lá em casa a dois anos atraz, trocamos as chaves do carro e eu voltei um valor justo, seria a "grana pra solda e pintura do del rey em uma oficina Boqueta" que eu tava guardando. Peguei um carro bom de lata, mas uma incógnita de mecânica, principalmente por ser automático, tive que fazer quase tudo no carro, mas em nenhum momento fui atraz do antigo dono, do mesmo jeito que ele nunca veio atraz pra reclamar dos problemas do del rey, a gente sabia o que tava fazendo, assumimos os riscos. A gente era amigo antes da troca e continuamos amigos.
Fotos do automatic -> viewtopic.php?f=33&t=22514

Imagem
Responder