Página 1 de 5
Calibragem...!!!(Alguém já Pensou Nisso???)
Enviado: 29 Jun 2013, 05:48
por KLIDÃO
Olá... Qual a CALIBRAGEM Correta dos Pneus Atualmente...???
Tenho Monza SL/E 86/87 - Automático, e Pelo Manual... Pneus 185/70 R-13... a Calibragem é 26 Lbs. na Frente e 25 Lbs. a Trás... Ok...???
Porém naquela época os Pneus eram diferentes dos Atuais... (Não se tinha tanta tecnologia e diversidade como hoje)
Então:
- "Qual a CALIBRAGEM Correta nos Dias de Hoje...???"
- "Existe diferença de CALIBRAGEM entre Marcas...???"
- "Como e Onde achar Orientação sobre o Tema...???" (Nos Pneus???), (No Borracheiro??? "Nem Eles Sabem... He...he... Heee...")
- "Vejam esse Link Abaixo... Mas NÃO Fala de Calibragem...!!!"
http://www.goodyear.eu/po_pt/tire-advic ... a-tire.jsp
Re: Calibragem...!!!(Alguém já Pensou Nisso???)
Enviado: 29 Jun 2013, 08:07
por Carlos A. Freire
Mantenho a calibragem indicada no manul do proprietário e não tenho desgaste irregular e nem vida útil dos pneus diminuída. Esse Monza GLS 96 que tenho já está comigo a 14 anos.
Abs,
Carlos Freire
Re: Calibragem...!!!(Alguém já Pensou Nisso???)
Enviado: 03 Jul 2013, 15:00
por Julio Cesar Ledo
A GM recomenda 29 libras nos 4.... Mas eu uso 32 na frente e 30 atrás...
Isso deixa o carro mais duro e seco nas imperfeições da rua, porém dinimui o arrasto e ajuda no consumo e desempenho... Dependendo a circustância, pode deixar o carro um pouco instável (sensação de insegurança) em curvas de raio longo se vc não pegar o apex correto...
Abraço !
Re: Calibragem...!!!(Alguém já Pensou Nisso???)
Enviado: 03 Jul 2013, 15:13
por Carlos A. Freire
Julio Cesar Ledo escreveu:A GM recomenda 29 libras nos 4.... Mas eu uso 32 na frente e 30 atrás...
Isso deixa o carro mais duro e seco nas imperfeições da rua, porém dinimui o arrasto e ajuda no consumo e desempenho... Dependendo a circustância, pode deixar o carro um pouco instável (sensação de insegurança) em curvas de raio longo se vc não pegar o apex correto...
Abraço !
Onde no manual está dizendo para usar 29 libras com carro sem carga?
Se olhar atentamente no manual, tem lá:
Manual do Monza 96
26 na frente e 25 atrás: carro com até 3 passageiros.
29 na frente e 31 atrás: Veículo lotado.
No manual do Monza 92:
Pneus 185/70R13: igual acima.
Pneus 185/65R14: 27 nas 4 rodas com até 3 passageiros e 30 na frente e 32 atrás com veículo lotado.
Abs,
Carlos Freire
Re: Calibragem...!!!(Alguém já Pensou Nisso???)
Enviado: 03 Jul 2013, 15:58
por Julio Cesar Ledo
Carlos,
Acho que vi na tampa do porta luvas! Vou confirmar mas acho que é isso não me atentei a relação PesoXCalibragem...
Sobre as 25 e 26 lbras com até 3 passageiros, acho isso um valor muito baixo... Dá a impressão que o pneu tá mucho, rs rs
Re: Calibragem...!!!(Alguém já Pensou Nisso???)
Enviado: 03 Jul 2013, 16:25
por Carlos A. Freire
Julio Cesar Ledo escreveu:Carlos,
Acho que vi na tampa do porta luvas! Vou confirmar mas acho que é isso não me atentei a relação PexoXCalibragem...
Sobre as 25 e 26 lbras com até 3 passageiros, acho isso um valor muito baixo... Dá a impressão que o pneu tá mucho, rs rs
Eu sempre usei assim e nunca tive problemas com desgaste irregular ou pneus com baixa vida útil. Na verdade, os pneus do meu Monza duram aproximadamente 70.000km para chegar na marca TWI, que é o indicador do momento da troca dos pneus.
Só calibro com 29/30 quando vou viajar com carro lotado.
Se eu andar com calibragem de carga nas ruas esburacadas de São Paulo-SP, perco o conforto e dá para sentir o carro "duro". Quando estava com amortecedor a gás era pior ainda.
Abs,
Carlos Freire
Re: Calibragem...!!!(Alguém já Pensou Nisso???)
Enviado: 03 Jul 2013, 17:03
por Julio Cesar Ledo
Realmente é notável o comportamento mais 'seco' do carro com essa calibragem mais alta... Porém tratanod-se de retomada e aceleração, dá uma diferença interessante visto o menor arrasto do pneu com o asfalto...
Vim de um GOL 91/92 CL 1.6 CHT pelado, então a perca de comforto pela calibragem mais alta pra mim é insignificante, visto que o gol era duro e seco por natureza...
Sobre o desgaste de pneus, não me preocupo muito com isso, um par de pneus dianteiros comigo dura em torno de 35~40k (Pirelli P400), pra mim tá bom, não gosto de fazer rodízio isso é algo pessoal, sempre torro os dianteiros, coloco os traseiros na frente e dois novos atrás...
Se eu fizesse rodízio, eu teria uma autonomia parecida com a sua, mas prefiro não fazer, ai sempre troco somente 2 pneus e não 4 numa paulada... $$$$... A diferença é que eu, aparentemente, tenho mais ênfase no da direita, rs rs .... Claro nada de lixar ou borrachão isso é coisa de pedreiro...
Tb não tenho problemas com desgaste irregular ou bolhas nos pneus, aliás com Pirelli, Firestone e Khumo nunca tive bolhas, mesmo de vez em quando pegando os 'inevitáveis' buracos da vida, rs rs...
Eu particularmente prefiro um carro duro, algo pessoal, meio que costume do gol, prefiro um carro mais firme nas curvas, mesmo com perde de conforto, por isso pretendo colocar amortecedores turbo gás no meu monza esse ano ou ano q vem, pois os meus datam de 2004 e estão já meio cansados...
Abração !
Carlos A. Freire escreveu:Julio Cesar Ledo escreveu:Carlos,
Acho que vi na tampa do porta luvas! Vou confirmar mas acho que é isso não me atentei a relação PexoXCalibragem...
Sobre as 25 e 26 lbras com até 3 passageiros, acho isso um valor muito baixo... Dá a impressão que o pneu tá mucho, rs rs
Eu sempre usei assim e nunca tive problemas com desgaste irregular ou pneus com baixa vida útil. Na verdade, os pneus do meu Monza duram aproximadamente 70.000km para chegar na marca TWI, que é o indicador do momento da troca dos pneus.
Só calibro com 29/30 quando vou viajar com carro lotado.
Se eu andar com calibragem de carga nas ruas esburacadas de São Paulo-SP, perco o conforto e dá para sentir o carro "duro". Quando estava com amortecedor a gás era pior ainda.
Abs,
Carlos Freire
Re: Calibragem...!!!(Alguém já Pensou Nisso???)
Enviado: 03 Jul 2013, 17:37
por Carlos A. Freire
Só gosto de pneus bem cheios, calibragens para carga completa quando estou em rodovias. Na cidade, como disse deixa o carro muito "seco" como você mesmo disse. Não gosto disso.
Já em rodovias, quando rodo acima de 2 horas para chegar ao destino eu faço a nova calibragem.
Costumo viajar muito para Presidente Prudente (570km de ida), Birigui (530km de ida) e Araçatuba cidade vizinha a Birigui. Faço a calibragem para carga completa e na cidade eu volto a medida sem carga. Antes de voltar a São Paulo-Capital, recalibro para estrada e em casa volto para condição do dia a dia.
Abs,
Carlos Freire