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TROCA DO CABO DE ACELERAÇÃO E CABO DE EMBREAGEM

Enviado: 13 Set 2013, 16:37
por waldir
Troca do cabo de aceleração e do cabo de embreagem

No dia 11 e 12/09/2013 efetuei a troca dos cabos de aceleração e depois o de embreagem. Isto por que, o cabo da aceleração havia sido trocado quando o original rompeu há 2 anos e quem fez a instalação, o fez por cima da mangueira da gasolina da partida a frio e fios e mangueira de vácuo e achei que estava produzindo falhas por que estava bambo e faltando a presilha para estabilizá-lo.

CABO DA ACELERAÇÃO

Procedimento:
Ferramentas: lâmpada para iluminação do pedal e alicate de bico fino ou chato.


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1- Tira-se o conjunto do filtro de ar para facilitar o acesso.
2- Gira-se a roldana para desencaixar o cabinho.
3- Agora vem a parte mais difícil por que depende de um contorcionismo após afastar todo o banco.
4- Com uma lâmpada ilumina-se a parte superior do pedal do acelerador no seu suporte.
5- Com um alicate (bico fino ou chato) puxa-se o terminal do cabinho e a mola para trás (1 da foto) e movimenta-o para a direita para
que saia pelo rasgo do pedal. (2 da foto)

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6- Na frente puxa-se o cabo que está encaixado na parede corta fogo atrás do suporte do servo-freio.
Puxe sem dó. Deverá sair também a borracha de vedação.
7- Encaixe a borracha novamente na parede corta fogo.
8- Em seguida coloque o cabo novo passando-se a mola pelo furo da borracha na parede corta fogo e encaixa-se o plástico na borracha.
9- Junto ao pedal puxe o cabinho com alicate de bico fino ou com os dedos.
10- Passe pela fenda do pedal e encaixe o tubinho plástico no furo da fenda travando para que não escape.

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11- Na frente encaixe a borracha que envolve o cabo no suporte.
12- Vire a roldana e encaixe o cabo.
13- Posicione o cabo para que fique reto, sem que movimente a roldana para não ficar acelerado.
14- Coloque anel trava nos dois lados para evitar que o tubo corra à frente ou para trás.

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15- Para modelos carburados não é muito diferente.
O grau de dificuldade é o contorcionismo mesmo com o banco totalmente afastado.

CABO DA EMBREAGEM

Havia trocado o cabo do acelerador (Cabovel R$16,47) e senti outra falha (intermitente) ao soltar o pedal nas trocas de marchas. Imaginei que também estivesse com problema e adquiri um cabo novo da embreagem (Cabo Cabovel R$ 21,78)
Ao tirá-lo foi possível verificar que realmente estava emperrando pois havia um resíduo de óleo e pó formando uma pasta dura no cabinho de aço que o impedia de correr livre. (17 anos, era original)

Procedimento:
Ferramentas: lâmpada para iluminar o pedal; chave de fenda de 20 cm cabo incluído; alicate de bico fino para facilitar; 2 chaves de boca ou estrela 11mm ou uma chave e um alicate de pressão.

1- No meu caso para facilitar eu tirei a bateria; e poderia ter tirado também os cabos do distribuidor, mas não o fiz.

2- Afaste o banco e coloque a chave de fenda embaixo do pedal da embreagem para mantê-lo suspendido evitando
que o cabinho de aço fique esticado.

3- Com isso ficará mais fácil soltar o parafuso com as duas porcas e um limitador plástico puxando-o pela lateral da
alavanca lá na carcaça do cambio. Sai super fácil.

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4- Desencaixa-se o cabo da presilha que o mantém curvado.

5- Puxe com força o cabo para trás em direção à parede corta fogo e ele se solta do encaixe na carcaça do câmbio.

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6- Feito isso tire a chave de fenda do pedal e empurre o pedal para baixo para puxar o cabinho e aí você
identificará como ele está preso na alavanca.

7- Com um alicate de bico fino desencaixe a mola ( 1 da foto) que aciona o pedal para a esquerda. Não há perigo de a mola escapar.

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8- Sem a mola fica mais fácil desencaixar o terminal do cabo,( 2 da foto) use a chave de fenda que ajuda.

9- Uma vez solto o cabo do pedal, puxe-o com força do encaixe da parede corta fogo.

10- Tire a borracha que provavelmente saiu junto e recoloque a na parede corta fogo. Desta vez será pelo tato :D

11- No cabo velho agora com maior facilidade tire as porcas que serão aproveitadas e recomendo aproveitar o espaçador de plástico cujo furo é passante e não tem rosca como no novo. Se a altura do pedal estava do seu gosto verifique mais ou menos o posicionamento anterior para colocar igual no novo. Se preferir use somente o limitador plástico rosqueado que dispensa porca e contra porca.

12- Insira o terminal do cabinho pelo furo da borracha (na parede corta fogo) e encaixe o plástico no furo desta borracha. Se precisar de deslizante, use sabão liquido ao invés de qualquer derivado de petróleo que atacará a borracha.

13- Com o pedal bambo encaixe o terminal e depois a mola. Acione o pedal para sentir se ficou direito.

14- Coloque a chave de fenda novamente sob o pedal.

15- Na frente encaixe o cabo na presilha e depois no suporte da carcaça ( aquela peça plástica cilíndrica, amarela ou azul).

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16- Encoste o limitador plástico que regula a altura do pedal nas porcas posicionadas no parafuso pela fenda da alavanca.

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17- Solte a chave de fenda do pedal e acione o pedal da embreagem.

18- Meça a altura do pedal ao chão e ele devera estar entre 14 e 15 cm altura ideal.

19- Se ficar muito alto ou muito baixo, coloque a chave de fenda novamente sob o pedal e vá
lá frente ajustar as porcas para frente ou para trás conforme corresponder a sua necessidade.

A maior dificuldade é o contorcionismo para soltar e colocar o terminal na alavanca do pedal.

waldir
13.09.13

Re: TROCA DO CABO DE ACELERAÇÃO E CABO DE EMBREAGEM

Enviado: 14 Set 2013, 12:38
por waldir
Atualizado com mais duas fotos e correção da indicação de puxar a mola
(era direita, quando o correto é esquerda)
waldir

Re: TROCA DO CABO DE ACELERAÇÃO E CABO DE EMBREAGEM

Enviado: 14 Set 2013, 20:55
por xande do abv
pessoas como voce que vale apena acompanhar esse fórum :smt023 WALDIR parabéns pela iniciativa e carinho e humildade em repassar o seu conhecimento ou experiencia :smt023 um abraço aqui dos monzeiros do rj :smt023

Re: TROCA DO CABO DE ACELERAÇÃO E CABO DE EMBREAGEM

Enviado: 15 Set 2013, 09:04
por waldir
Olá Xande!

Muito obrigado pelas considerações. O intuito do forum é este, o de socializar as experiências com sucesso ou não, para que

os Monzeiros possam se nortear como meter a mão na graxa e economizar com o custo da manutenção e a Mão de Obra, além

de não criar outros problemas no Monza com mecânicos aprendizes de feiticeiro. Aprendiz por aprendiz façamos os reparos nós mesmos.

O meu Monza só entra na oficina quando há serviço pesado que depende do elevador ou ferramentas que não tenho e não compensa comprar: troca de amortecedores, kit de embreagem, escapamento e outros relativos à suspensão...

Mas, fico junto atento à deslizes.

Abs

waldir

Re: TROCA DO CABO DE ACELERAÇÃO E CABO DE EMBREAGEM

Enviado: 15 Set 2013, 09:25
por coy
Topico muito bom, valeu pelas dicas.