Pessoal meu monza faz um barulho q pra mim é um pouco irritante, é como c estivesse grilando, fui a três mecanicos e eles disseram q todo monza faz isso, q é porcausa do modelo da correia utilizada nos monzas e q naum tem solução, mas lembro q antes de ser feito o motor há alguns anos ele naum fazia esse barulho..
O q sera q pode ser
Re: Barulho na correia dentada
Enviado: 22 Set 2013, 17:53
por Luiz Carlos (Rio)
everton sh
Seja bem-vindo ao fórum.
Antes de mais nada, é necessário definir qual correia está grilando. O mais comum é ser a correia de acessórios, que pega na polia do alternador e bomba da direção hidráulica.
Para saber se é ela é só encher uma garrafinha com água e despejar cuidadosamente sobre a correia, com motor funcionando.
Se o barulho parar imediatamente é a correia do alternador que está chiando.
A causa pode ser correia frouxa ou que já funcionou frouxa por algum tempo. Pode ser também alguma polia desalinhada ou o rolamento do tensor da correia prendendo.
De fato no meu GLS 94 de vez em quando eu ouço um chiadinho da referida correia, principalmente logo após a partida do motor, quando o alternador está dando o máximo para repor a energia gasta pela bateria.
Se o barulho não parar ao despejar água, o chiado pode estar vindo da dentada. Nesse caso muito provavelmente é o tensor da correia que está prendendo e fazendo a correia deslizar (sobre o tensor). Se for isso leve o carro urgentemente para trocar o tensor e a correia, pois se a mesma partir vc vai ficar na rua.
Abs
Re: Barulho na correia dentada
Enviado: 22 Set 2013, 18:22
por tyo
e troque de mecanico o monza não faz esse barulho normalmente
Re: Barulho na correia dentada
Enviado: 22 Set 2013, 19:57
por DÉCO
Luiz Carlos (Rio) escreveu:everton sh
Se o barulho não parar ao despejar água, o chiado pode estar vindo da dentada. Nesse caso muito provavelmente é o tensor da correia que está prendendo e fazendo a correia deslizar (sobre o tensor). Se for isso leve o carro urgentemente para trocar o tensor e a correia, pois se a mesma partir vc vai ficar na rua.
Abs
LUIZ CARLOS c ta sendo otimista com nosso amigo, pior que ficar na rua é o risco de QUEBRAR VALVULAS,ENTORTAR,QUEBRAR COMANDO,BALANCINS c pegar no pistao, quebrar biela, c nao quebrar biela, mas o pistao "bater" na valvula, desalinhar o virabrequim etc, etc,etc.
Concordo tambem com o TYO, barrulho nao tem nada de normal, o normal e ser muito silencioso.
Pode ser até que nao apertaram direito as porcas da capa da correia e a capa fica "pegando" na correia (aconteceu comigo, meu mecanico deixou TODAS PORCAS soltas :smt021 ) sorte que nao cheguei a perder nenhuma ou pior, ELAS CAIREM NA CORREIA :smt021 e arrebentar tudo :smt010
E BOM VERIFICAR EXATAMENTE O QUE É E LOGO :smt023
C for o caso "grava" o som e posta pra gente ouvir que fica mais facil identificar !
Re: Barulho na correia dentada
Enviado: 23 Set 2013, 13:46
por everton sh
Pessoal segue estes videos que eu fiz do meu monza com motor ligado e motor desligado.D pra escutar o barulho irritante q ele faz..c alguem ja teve esse problema e conseguiu solucionar, me da uma luz.
Re: Barulho na correia dentada
Enviado: 23 Set 2013, 14:16
por Carlos A. Freire
Ta bom de trocar de reparador mesmo. Dizer que esse ruído é normal do Monza é falta de competência ou de conhecimentos.
Esse ruído pode ter causa no desgaste natural da correia, correia de má qualidade, erro no torque da correia e nesse caso terá de substituir a correia ou polias desalinhadas.
Das imagens dá para ver que a correia fica muito fora do tensionador, indicando uma possível falha de alinhamento. Nesse caso a correia tem pouca durabilidade e não deu para perceber se a sujeira escura na longarina é pó de correia. Se confirmado, está mesmo desalinhado. O mais comum é esquecerem de colocar um calço que usa entre o alternador e o suporte de fixação, deixando o alternador com a polia desalinhada.
Se a correia for antiga e não está acabando logo, faça a troca e use o torque correto. Existe um equipamento para medir as condições das canaletas desse tipo de correias. Se estiver com as canaletas (Rib's) muito fundo indica desgaste e necessidade de troca.
De qualquer forma as condições que a correia passa no tensionador está errado e deve ser reparado, contribuindo ou não para o sintoma.
PS: Se o ruído vem da correia, basta jogar ou pulverizar água de torneira que o ruído deve sumir por algum tempo e retorna em seguida.
Abs,
Carlos Freire
Re: Barulho na correia dentada
Enviado: 23 Set 2013, 16:07
por everton sh
E se eu substituir a correia, o tencionador e as polias por novas, é possivel que este barulho desapareça? que problemas pode ocasionar no motor c eu naum arrumar isso logo?
Qual o nome desse equipamento usado para as medições?
Valew pela atenção Carlos.
Brigadão mesmo.
Re: Barulho na correia dentada
Enviado: 23 Set 2013, 16:52
por Carlos A. Freire
Se tiver polias desalinhadas, a troca desses componente pode resolver por pouco tempo. Troque apenas o que estiver ruim e veja se o alternador não está desalinhado, faltando o espaçador.