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Meu Monza não para de aquecer!!!!

Enviado: 01 Out 2013, 19:32
por Eliseu182
Ja estou entrando em desespero !!! Meu carro é um Monza 96 GLS foi pra oficina por que começou a aquecer foi trocado os dois sensores,Bomba Dgua, Válvula Termostática ( que estava sem ) e o radiador foi revisado, como continuou aquecendo foi levado para uma eletrônica que foi consertado o modulo, mesmo assim continuou aquecendo, ai foi pra oficina onde tiraram o cabeçote e foi feito tudo foi montado e continua do mesmo jeito a ventoinha só arma o primeiro estagio só arma o segundo quando o carro aquece !!!

Re: Meu Monza não para de aquecer!!!!

Enviado: 01 Out 2013, 20:00
por WALDSR
E o nível da água, abaixa?

Re: Meu Monza não para de aquecer!!!!

Enviado: 01 Out 2013, 20:02
por Danieldsa15
Eliseu,
Aquece até onde no ponteiro? Se a ventoinha no segundo estágio armar quando o ponteiro estiver no meio é normal!

Re: Meu Monza não para de aquecer!!!!

Enviado: 01 Out 2013, 20:12
por frfavoreto
É amigo parece que você gastou um bom dinheiro à toa.

Trocaram tudo isso e não monitoraram a temperatura do motor com um termômetro? Não avaliaram a temperatura lida pelo módulo através de um scanner ou mesmo usando um multímetro no sensor de temperatura? Assim fica difícil mesmo descobrir o que é o problema e mais cômodo ainda mandar trocar um monte de peça para ganhar uns trocados com serviços inúteis.

Pelo que percebo o ponteiro de temperatura do teu painel está desregulado, informando uma temperatura acima do normal mas na verdade tudo está em ordem.

Re: Meu Monza não para de aquecer!!!!

Enviado: 01 Out 2013, 20:12
por waldir
Eliseu, seja bem vindo.

O que vc quer dizer com aquecer?

A UCE arma o 1º estagio assim que ligar o Ar Condicionado
A UCE arma o 2º estágio assim que a temperatura do liquido do arrefecimento atingir 101ºC que coincidirá com o meio curso da abertura da VT que vai de 92ºC à 107ºC e a ventoinha do 2º estágio desliga-se aos 91ºC

Se estiver nesse regime de temperatura está correto por que mantém a média ideal de temperatura do motor em 95ºC

É ideal que utilize aditivo corretamente o que elevará o ponto de fervura para 118ºC e o alerta de alta temperatura no Monza é acionado em 108ºC

Re: Meu Monza não para de aquecer!!!!

Enviado: 01 Out 2013, 23:01
por DÉCO
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Eliseu, seja bem vindo :smt023

Foi "consertado" o módulo ? qual defeito exatamente apresentava ? o numero de identificaçao do seu módulo de IE corresponde ao modelo do seu carro (ano/combustivel)

Voce testou o sensor de temperatura ? (ou trocou) - aquele que fica acoplado en cima da valvula termostática que tem 2 fios - .

Voce mediu com equipamento correto (termometro proprio ou termometro infra-vermelho) no momento do acionamento ?

Re: Meu Monza não para de aquecer!!!!

Enviado: 01 Out 2013, 23:15
por johnnytorres
Acho que deve ser pau no marcador no painel, será que não???

Re: Meu Monza não para de aquecer!!!!

Enviado: 02 Out 2013, 07:15
por Carlos A. Freire
Antes de qualquer intervenção no motor, elétrica ou painel, tem que aferir a temperatura de funcionamento do motor, com scanner e com termômetro de mira a laser.
Com as medidas sabe se o problema é no motor, elétrica ou painel, e se ataca diretamente o setor defeituoso.

O Monza GLS 96, sem ligar o A/C a ventoinha arma no 1/2 de escala na primeira velocidade e não entra a segunda velocidade a não ser que o marcador suba a próximo de 3/4 de escala.
A primeira velocidade dá conta de refrigerar o motor perfeitamente. Se ligar o A/C, a ventoinha arma a primeira velocidade no mesmo instante, mesmo com motor frio e depois de algum tempo entra a segunda velocidade e alterna entre primeira e segunda velocidades conforme necessidade de temperatura do motor e pressão interna do sistema de A/C.

Com os valores obtidos pelo scanner e termômetro sabe se a ventoinha demorou para ligar, não ligou na temperatura correta, se a temperatura está certa e painel errado, se a ventoinha não liga...

Defeitos muito comuns são problemas com aterramentos. Temos muiiitos tópicos sobre esse tema, inclusive explicando como medir tensões nos aterramentos e ventoinha não liga pois o alternador não está carregando.
Se a luz de carga da bateria não acender ao ligar o contato de ignição e apagar ao ligar o motor, o alternador só carregará quando o motor entrar em alta rotação e ventoinhas do radiador e interna deixam de funcionar. Outro problema seria no comutador de ignição.

Abs,

Carlos Freire