Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra)

Manuais, reportagens, especificações técnicas, particularidades de versões, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra)

Mensagem não lida por Rafaelo »

vou colocar pra voces uma video aula explicativa com caráter técnico, sem explica nada como desmontar e montar,medição,etc. venho fazendo a manutenção da minha nova caixa F17 do motor original N20XF, trocando algumas peças por novas, limpeza, inspeção e por ai vai e ja aproveitei e fiz alguns vídeos explicando o funcionamento da caixa de marcha em algumas partes. e uma delas é sobre a ré.

quem nunca arranhou ou acavalou a ré nessa vida, se alguém dizer que nao esta mentido. justamente por que a ré nao tem sincronizador de velocidades.

por que a marcha ré nao entra(caixa GM F15/16/17/18/20)


eu mesmo nao sabia ate analisar o funcionamento da caixa como um todo. agora ja sei pq da aquela "pentiada" ao tentar engatar a ré, ou ela simplesmente se nega a engatar. desde 1982 com meu pai, e comigo desde 2000 ja aconteceu algumas vezes esses episódios na caixa F16.

mais ae tanto faz, como coloquei os Force das caixa 13-15-16-17-18-20 todas elas nao tem ré sincronizada(marcha separada das outras) e a mesma pode acontecer esse episódio de engate de ré. a unica caixa usado nos GM a GETRAG F23( ate 23 kg torque ) tem a ré sincronizada pq ela usa o mesmo eixo da 5° (ré atras da 5°) dae o mesmo cubo sincronizador que para a 5° para a Ré tambem, é comunitária esse sincronizador 5° e Ré

outra caixa que tem Ré sincronizada nos GM é do omega 3.0 caixa Opel. entra em qualquer velocidade a ré e qualquer situaçao.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1305
Registrado em: 18 Dez 2009, 14:05
Cidade: Sapucaia do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra as

Mensagem não lida por pablopttm »

muito bom o vídeo.

E realmente , ja notei que os vectras 2000+ motor 8v (16v nao notei) tem a ré ao lado da quarta e tambem engata a ré andando. Ela é muito util para fazer pequenas manobras em ruas apertadas, omega também todos tem isso , passat modelo alemao. chevette até 5km/h dá pra arriscar a tentativa que dependendo das folgas a ré engata..rsrsr
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra as

Mensagem não lida por Rafaelo »

vlw Pablo.

as marcha sem sincronismo so entra se estiverem com os 2 eixo parados completamente como explico no video. a gama de carro que pode arranhar ou nao entrar a Re da GM sao muitos carros. ja vi reclamaçao de donos de

*celta
*astra
*vectra
*zafira
*montana
*monza
*kadett
*ipanema
*meriva

todos eles usam caixa sem re sincronizada. a nao ser astra-vectra que alguns modelos/ano sairam com a caixa GETRAG F23 essa caixa é uma maravilha da engenharia. alem de superresistente é muito moderna, usa 3 eixo :D muito precisa e forte.

sempre que der uma complicada é so correr um pouco o carro que ela vai alinhar os dente.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra)

Mensagem não lida por coy »

Muito bom, parabens Rafaelo
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra)

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Já tinha visto seu vídeo, deu pra entender perfeitamente. Parabéns pela bela vídeo aula.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra)

Mensagem não lida por frfavoreto »

O que tenho curiosidade é saber por quê todo carro faz aquele típico barulho enquanto se movimenta em marcha ré, que aumenta com o aumento da velocidade em ré.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3532
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra)

Mensagem não lida por tyo »

frfavoreto escreveu:O que tenho curiosidade é saber por quê todo carro faz aquele típico barulho enquanto se movimenta em marcha ré, que aumenta com o aumento da velocidade em ré.
Isso acontece porquê as marchas para movimento à frente são helicoidais, ou seja, seus dentes tem forma semelhante à uma rosca que possibilitam um encaixe entredentes mais perfeito e portanto menos barulhento. Já no caso da engrenagem de marcha à ré esta é de dentes retos (uma engrenagem normal) o que torna o engrenamento bem barulhento. Pode ocorrer de essas engrenagens (as de marcha à ré) serem também helicoidais mas por possuir uma engrenagem a mais (a ingrenagem intermediária ou reversora) produz mais ruído que as de marcha à frente quando está em funcionamento.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Video Aula Explicativa(por que a marcha ré nao entra)

Mensagem não lida por Rafaelo »

vlw pessoal, assim que tiver algo interessante compartilho aqui com nos. ate tenho um outro video vo passar em outro topico, sobre trava das marcha.
frfavoreto escreveu:O que tenho curiosidade é saber por quê todo carro faz aquele típico barulho enquanto se movimenta em marcha ré, que aumenta com o aumento da velocidade em ré.
o tyo ja respondeu uma parte, mais vou confirmar e complementar. uma delas é pelo formato dos dente das engrenagem serem "reto" gera muito ruido essa configuraçao, pq quando se encontram(movida e motriz e conversora) é sempre em 100% de contato entre os dentes da configuraçao "dente reto", ou seja sao dentes que visa uma aplicação pra muito torque e redução ideal pra marcha ré. o torque alto vem da redução.

outro fator é a redução muito acentuada. 3.33:1 é de propósito pra ninguém sair dirigindo de ré. afinal de contas, a marcha ré é pra manobrar.

uma coisa que passa despercebido é sobre os benefícios da marcha ré que nao é so de manobra. a marcha ré é a marcha que tem mais torque, se tu nao sobe em primeira sobe em ré. pela redução ser alta, é pelo formato dos dentes favorecer o torque.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder