Preços em R$ dos carros 1990 quando eram 0km

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Evandro Monza SR
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Preços em R$ dos carros 1990 quando eram 0km

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Bom galera;

Uma coisa que sempre quero saber é... se esses carros antigos que vemos nas ruas fossem zero km, quanto eles custariam?

Ou melhor..quando eles foram faturados, lá na década de 80, se fosse hoje e em R$, quanto pagaríamos por eles?

E eles seriam equivalentes a quais carros? Seria o Kadett e o Monza um Cruze Sport 6? O Monza 500EF seria um Azera ou um Fusion? Um Santana seria um Passat? Uma Parati seria um Fit ou uma Space Fox? E... o maior dilema: Um Gol seria um Gol??? kkkk Um Uno seria um Uno????

Bom, com base nessa dúvida, resolvi escolher o ano de 1990 para pegar os principais modelos que pude encontrar preços em moedas da época. A dificuldade é que não havia tabela de preços de carros novos na QR, como hoje, então, tive que circular pelas 12 edições e buscando os preços em dinheiro da época.

Com os modelos, os preços e as datas em uma planilha, fiz 3 tipos de correções monetárias: 1 pelo método Tabajara e 2 por rigorosos métodos financeiros.
1 - Método Tabajara: eu verifiquei o preço de cada carro, e dividi pelo preço da capa da revista naquele mês. Isso me deu o preço do carro em quantidade de revistas Quatro Rodas. Isso feito, foi só multiplicar o preço do carro em revistas por R$ 14,00, o atual preço. É interessante porque esse método ficou relativamente próximo dos métodos financeiros tradicionais. Afinal, estamos comparando dois produtos industriais de custos relativamente complexos.
2 - Correção pelo IPCA, que é o índice oficial de inflação. Usando outros índices, como o IGPM, IGP-DI, etc, os valores se aproximam, então, decidi usar o oficial.
3 - Correção pelo Dolar.

Apesar de todo esse cuidado, existem distorções entre cada um dos preços, então, o preço que coloquei para cada carro na tabela é uma média dos 3 preços calculados acima. Isso para diminuir as distorções.

Temos que lembrar que o ano de 1990 fui um ano muito difícil, com congelamento (que afeta o método 1), inflação galopante (que afeta o método 2) e desvalorizações cambiais (que afeta o método 3). Por isso eu decidi pela média, pois essas bagunças na economia não aconteciam tudo ao mesmo tempo.

E porque eu escolhi o ano de 1990? Bom, primeiro porque eu estava interessado em saber sobre meu 500EF, que é 90. E depois porque, apesar de não parecer, o ano de 1990 oficialmente é o último ano da década de 80 (sim, é estranho, mas é assim...).

Bom, depois de tanto bla bla bla, e depois de muitas horas de investigação e contas, apresento-lhes a tabela abaixo. Espero que gostem, comentem e, caso tenham mais informações sobre carros, preços e datas do respectivo preço, em 1990, ou que tenham métodos melhores para correção, comparilhem aqui.

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Alguns comentários que acho pertinente:

1 - A VW sangrava seu público mais seleto com os Santanas mais sofisticados.
2 - O Diplomata já tendo grande concorrência na gama de carros ofertados no mercado, pela sua evidente obsolescência. O preço dele demonstra isso.
3 - O preço do Kadett SL/E completo talvez se explique ainda pelo "efeito novidade"
4 - Carros menores e recheados conseguem ser mais caros que carros maiores e pelados (vejam Voyage GL x Santana CL), como acontece ainda hoje.
5 - O Uno Mille continua sendo um Uno Mille...kkkk

Bom... vejam os preços e cheguem as suas conclusões.

Abraços

Evandro
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tyo
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Re: Preços em R$ dos carros 1990 quando eram 0km

Mensagem não lida por tyo »

uno é sempre uno. kk boa Evandro!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Evandro Monza SR
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Re: Preços em R$ dos carros 1990 quando eram 0km

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

tyo escreveu:uno é sempre uno. kk boa Evandro!
E as goleta também...kkkk
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Re: Preços em R$ dos carros 1990 quando eram 0km

Mensagem não lida por mausan »

Achei curioso o preço do chevette, muito barato perto dos concorrentes dele.
Kadett um absurdo de caro
E o uno mille 90 era sofrivel, nesse preço devia ser ate com os bancos sem encosto de cabeça.

Abs

Mauro
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Evandro Monza SR
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Re: Preços em R$ dos carros 1990 quando eram 0km

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

mausan escreveu:Achei curioso o preço do chevette, muito barato perto dos concorrentes dele.
Kadett um absurdo de caro
E o uno mille 90 era sofrivel, nesse preço devia ser ate com os bancos sem encosto de cabeça.

Abs

Mauro
E para vc ver...estava bem próximo do Uno S, um projeto muito mais moderno. E o Mille era imbatível no preço...
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Re: Preços em R$ dos carros 1990 quando eram 0km

Mensagem não lida por jorgeAP »

Uno Mille acho que era o BRIO primeiro carro da linha 1.0, depois veio o sofrido ESCORT 1.0, o CHEVETT junior, também muito sofrido, mas na epoca tem que considerar que os custos de produção era outra, era muito maior a relação custo de mão de obra por carro, hoje em dia muitas montadora produzem 3 a 4 vezes mais com o mesmo efetivo, tinhamos apenas umas 4 ou 5 montadoras aqui , a concorrencia não brigava tanto, era tudo acordado entre elas.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
Evandro Monza SR
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Re: Preços em R$ dos carros 1990 quando eram 0km

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

jorgeAP escreveu:Uno Mille acho que era o BRIO primeiro carro da linha 1.0, depois veio o sofrido ESCORT 1.0, o CHEVETT junior, também muito sofrido, mas na epoca tem que considerar que os custos de produção era outra, era muito maior a relação custo de mão de obra por carro, hoje em dia muitas montadora produzem 3 a 4 vezes mais com o mesmo efetivo, tinhamos apenas umas 4 ou 5 montadoras aqui , a concorrencia não brigava tanto, era tudo acordado entre elas.
Sim...era tudo, tudo muito mais dificil!

Por isso a VW conseguia cobrar 180 mil num Santana, que já não era mais tão atualizado quanto o Passat europeu em 1990, e a GM cobrando 130 paus num Monza.

Além de ver qual seria o preço dos carros que gostamos, um ponto importante aqui, aproveitando o que vc falou sobre a melhoria da produtividade e aumento de concorrência, a pergunta que fica: o consumidor foi beneficiado?????

Um Monza e um Kadett SL/E completo se equivalem a um Cruze Sedan e um hatch. Como vemos, um Chevette se equivale a um Prisma, assim como Gol e Uno, e por aí vai.

Os custos em toda a cadeia produtiva (e não só nas montadoras) foram drasticamente reduzidos. ONDE O CONSUMIDOR SAIU GANHANDO NESSA???? :smt011 :smt011
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Re: Preços em R$ dos carros 1990 quando eram 0km

Mensagem não lida por frfavoreto »

A única coisa que melhorou para o consumidor foi a facilidade de crédito para financiamento. Mas aqui aparecem 2 considerações: primeiro que isso não foi benefício direto das montadoras (e sim dos bancos) e segundo que acabou gerando um efeito colateral que permitiu os preços se manterem altos. A jogada foi facilitar o pagamento para manter os preços absurdos, assim ninguém reclama que não tem condições de comprar um carro.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
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