Uma coisa que sempre quero saber é... se esses carros antigos que vemos nas ruas fossem zero km, quanto eles custariam?
Ou melhor..quando eles foram faturados, lá na década de 80, se fosse hoje e em R$, quanto pagaríamos por eles?
E eles seriam equivalentes a quais carros? Seria o Kadett e o Monza um Cruze Sport 6? O Monza 500EF seria um Azera ou um Fusion? Um Santana seria um Passat? Uma Parati seria um Fit ou uma Space Fox? E... o maior dilema: Um Gol seria um Gol??? kkkk Um Uno seria um Uno????
Bom, com base nessa dúvida, resolvi escolher o ano de 1990 para pegar os principais modelos que pude encontrar preços em moedas da época. A dificuldade é que não havia tabela de preços de carros novos na QR, como hoje, então, tive que circular pelas 12 edições e buscando os preços em dinheiro da época.
Com os modelos, os preços e as datas em uma planilha, fiz 3 tipos de correções monetárias: 1 pelo método Tabajara e 2 por rigorosos métodos financeiros.
1 - Método Tabajara: eu verifiquei o preço de cada carro, e dividi pelo preço da capa da revista naquele mês. Isso me deu o preço do carro em quantidade de revistas Quatro Rodas. Isso feito, foi só multiplicar o preço do carro em revistas por R$ 14,00, o atual preço. É interessante porque esse método ficou relativamente próximo dos métodos financeiros tradicionais. Afinal, estamos comparando dois produtos industriais de custos relativamente complexos.
2 - Correção pelo IPCA, que é o índice oficial de inflação. Usando outros índices, como o IGPM, IGP-DI, etc, os valores se aproximam, então, decidi usar o oficial.
3 - Correção pelo Dolar.
Apesar de todo esse cuidado, existem distorções entre cada um dos preços, então, o preço que coloquei para cada carro na tabela é uma média dos 3 preços calculados acima. Isso para diminuir as distorções.
Temos que lembrar que o ano de 1990 fui um ano muito difícil, com congelamento (que afeta o método 1), inflação galopante (que afeta o método 2) e desvalorizações cambiais (que afeta o método 3). Por isso eu decidi pela média, pois essas bagunças na economia não aconteciam tudo ao mesmo tempo.
E porque eu escolhi o ano de 1990? Bom, primeiro porque eu estava interessado em saber sobre meu 500EF, que é 90. E depois porque, apesar de não parecer, o ano de 1990 oficialmente é o último ano da década de 80 (sim, é estranho, mas é assim...).
Bom, depois de tanto bla bla bla, e depois de muitas horas de investigação e contas, apresento-lhes a tabela abaixo. Espero que gostem, comentem e, caso tenham mais informações sobre carros, preços e datas do respectivo preço, em 1990, ou que tenham métodos melhores para correção, comparilhem aqui.


Alguns comentários que acho pertinente:
1 - A VW sangrava seu público mais seleto com os Santanas mais sofisticados.
2 - O Diplomata já tendo grande concorrência na gama de carros ofertados no mercado, pela sua evidente obsolescência. O preço dele demonstra isso.
3 - O preço do Kadett SL/E completo talvez se explique ainda pelo "efeito novidade"
4 - Carros menores e recheados conseguem ser mais caros que carros maiores e pelados (vejam Voyage GL x Santana CL), como acontece ainda hoje.
5 - O Uno Mille continua sendo um Uno Mille...kkkk
Bom... vejam os preços e cheguem as suas conclusões.
Abraços
Evandro