Caixa de fusiveis

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
leonardocoelho
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Caixa de fusiveis

Mensagem não lida por leonardocoelho »

Boa noite galera..hj veio o primeiro problema do monza ... q meio m desanimou... o fusivel do ar..c nao m engano posição 8... derreteu a caixa de fusivel...isso mesmo ele nao queimou e sim derreteu. .inclusive funcionando. .so percebi um cheiro estranho no carro e fui procurando e vi q vinha da caixa dw fusiveis. .. e agora??? Nem sei o q vou fazer.. pq onde compro outra caixa dessas.... e o q pode ter ocorrido...putz to chateado
Leonardo Coelho - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Caixa de fusiveis

Mensagem não lida por Rafaelo »

esse problema é ate comum em monza especialmente os modelo antigo, a caixa de fusiveis nao foi bem projetado os terminais, especialmente consumidores de alta corrente como AC, isso acontece quando a perninha perde carga, gera resistência e começar aquecer ate derreter.

novo é dificil, usado tem aos monte nos ferro velho, pra trocar é relativamente simples, pode-se trocar todos os fios sem cortar nenhum fio, é so abrir as travas de cada terminal e retirar ate deixar a caixa sem fio algum, dificil vai ser achar alguem disposto a isso, mais a possibilidade existe.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
leonardocoelho
Membro SL (Ní­vel 1)

Rafaelo escreveu:esse problema é ate comum em monza especialmente os modelo antigo, a caixa de fusiveis nao foi bem projetado os terminais, especialmente consumidores de alta corrente como AC, isso acontece quando a perninha perde carga, gera resistência e começar aquecer ate derreter.

novo é dificil, usado tem aos monte nos ferro velho, pra trocar é relativamente simples, pode-se trocar todos os fios sem cortar nenhum fio, é so abrir as travas de cada terminal e retirar ate deixar a caixa sem fio algum, dificil vai ser achar alguem disposto a isso, mais a possibilidade existe.
Bom dia meu amigo..obrigado pela ajuda. .e sem querer abusar..mas ja abusando..hj acordei cedinho e fui futucar a caixa de fusiveis...retirei o fio do compartimento derretido e liguei com fusivel por fora da caixa..mas a duvida é pq será q derreteu...existe um grande risco??? É normal ficar o fio tão quente... hj olhei bem e o derretimento foi no fusivel do ar ( esse bem acentuado) e da ventoinha de leve...
Leonardo Coelho - RJ
leonardocoelho
Membro SL (Ní­vel 1)

E mais sabe dizer se o fio esquenta muito...c é normal
Leonardo Coelho - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

ola,
leonardocoelho escreveu:mas a duvida é pq será q derreteu...existe um grande risco??? É normal ficar o fio tão quente... hj olhei bem e o derretimento foi no fusivel do ar ( esse bem acentuado) e da ventoinha de leve...
a explicação coloquei acima amigo, problema é esse que falei, conector fica frouxo, cria resitencia, aquece, depois derrete. risco de incêndio isso, foi mal projetado a eletrica do monza 82-90 esse problema me parece que foi resolvido no monza 91-96 trocando a caixa de fusivel,reles,fusiveis para um padrao mais atual em termos de normas tecnica.

se tu tirar os fios e ligar a um porta fusivel externo nao tem risco, desde que esse porta fusivel tenha a capacidade de corrente apropriada pelo consumidor, no caso 30A.

o fio so aqueceu devido o problema. agora, se tem outro problema de alta corrente no sistema que fez derreter ae deve ter um defeito que deve ser investigado, oque eu posso dizer pra ti é que acontece esses problemas de derreter terminal por mal contato em monza antigo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jorgeAP »

Rafaelo! Como vc disse é comum esse problemas em Monzas antigos, mas tive sorte então com um SLE 88 a Alcool que fiquei 3 anos com ele e não mexi em absolutamente nada nele. Só troquei a bateria por uma nova, a que veio com ele era uma tal de Kraff ou Kralll sei lá, aí com 4 meses foi Kral mesmo tinha que por agua nela e troquei por Moura sem manutenção, nem o rádio, um toca fitas, não troquei, Ahhh sim troquei oleo ((2vezes em 3 anos )) um desleijo mesmo.KKK. Mas foi vendido com tudo funcionando uma leve bateção de tuchos, e pintura no capô descascando no vinculo.
Monza 91 automático (o melhor)
leonardocoelho
Membro SL (Ní­vel 1)

jorgeAP escreveu:Rafaelo! Como vc disse é comum esse problemas em Monzas antigos, mas tive sorte então com um SLE 88 a Alcool que fiquei 3 anos com ele e não mexi em absolutamente nada nele. Só troquei a bateria por uma nova, a que veio com ele era uma tal de Kraff ou Kralll sei lá, aí com 4 meses foi Kral mesmo tinha que por agua nela e troquei por Moura sem manutenção, nem o rádio, um toca fitas, não troquei, Ahhh sim troquei oleo ((2vezes em 3 anos )) um desleijo mesmo.KKK. Mas foi vendido com tudo funcionando uma leve bateção de tuchos, e pintura no capô descascando no vinculo.
Quem sorte heim... eu não posso reclamar não o carro ta até legal..o lance é mais na parte elétrica msm...
Leonardo Coelho - RJ
luis brandao
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luis brandao »

Leonardo para resolver seu problema utilize no lugar do fusivel 1 disjunto termico de 30A com 2 terminais soldados aos cabos! Isso evitara problemas futuros, seu sistema ficar devidamente protegido! Abs.
Responder