O ponto principal de aterramento do Monza é uma conexão do polo negativo da bateria com a estrutura de chapa (carroceria, massa, lataria) próxima e acima do farol dianteiro esquerdo.

Essa conexão, inicialmente ou de fábrica, era feita por uma cordoalha de cobre e depois foi substituída pelas montadoras por cabos grossos e isolados que parecem ter um melhor acabamento. Os cabos de cobre utilizados são de no mínimo 35mm2 (AWG 1) e suportam até 110 Amperes.

A partir desse ponto de aterramento na carroceria (ou direto da bateria) costuma-se derivar um “reforço” para o motor conectando na carcaça do câmbio ou no cabeçote para oferecer um ponto negativo com qualidade para a UCE e para o MOTOR DE PARTIDA.

Há dois pontos de aterramento originais nos parafusos do cabeçote colhidos por um chicote e que fornece o negativo à UCE e ao Módulo Hei
Os demais pontos de aterramento são colhidos através da carroceria: faróis, lanternas, desembaçador, painel de instrumentos todos e bomba de combustível.

Isto posto, verifica-se a importância de que essa conexão Bateria => Carroceria esteja em perfeita condição principalmente se não houver reforços do negativo instalados.
Seguem alguns exemplos de aterramentos deficientes.
Algumas maneiras de verificar se o aterramento está bom são as seguintes:
1- Motor frio, meça a carga da bateria. Multímetro na escala 20VDC, caneta vermelha no polo positivo da bateria e caneta preta no polo negativo. Se acusar 12,6V ou pouquinho mais a bateria está com plena carga e 12,2V = 50%
2- Caneta preta no polo negativo da bateria e caneta vermelha no cabeçote, peça para alguém dar a partida no motor. Se acusar uma voltagem superior a 0,8V o aterramento deve ser inspecionado. Aterramentos bons acusa 0,3V ao máximo de 0,8V (300 milivolts à 800 milivolts).
3- Com o motor quente e funcionando, ligue os maiores consumidores: faróis, desembaçador traseiro, ar condicionado, ventilador no máximo e meça se há diferença.
Caneta vermelha no positivo da bateria e caneta preta no polo negativo da bateria e anote a voltagem.
Caneta vermelha no polo positivo da bateria e caneta preta na carroceria.
A diferença de voltagem não deve ser superior a 0,8V o que indicaria deficiência do aterramento.
Sendo que a principal causa é a resistência formada pela oxidação de arruelas e parafuso na lataria.
Devem ser limpos, lixados, soldas refeitas e depois muito bem apertados.
Os aumentos de resistência nos fios por oxidação podem ocorrer também no positivo do Alternador ao Motor de Partida e à Bateria.
Deve ser medida a resistência e eventualmente os terminais prensados reforçados com solda e até trocados por terminais e fios novos ou
o “tico e téco” do motor ficarão deficientes prejudicando todo o resto.