Problema Sistema Arrefecimento

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
monzinha88
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Problema Sistema Arrefecimento

Mensagem não lida por monzinha88 »

Fala pessoal,

vejam se conseguem me ajudar:

Tenho um Sl/E 1.8 alcool 1987.

O motor esta puxando bem, queimando o combustível direitinho, etc... porém o sistema de arrefecimento esta com um sério problema.

De umas semanas para cá ele simplesmente seca!! Eu completo a água e no final do dia já está seco, seco.
Procurei por vazamentos, olhei todas mangueiras, fiz o teste de pressão, troquei até a tampa do reservatório. Mesmo assim a água simplesmente desaparece...

Fiquei receoso que a água estivesse indo para o motor, mas olhando a vareta e abrindo pela parte de cima, não vejo borras ou nada que demonstre que essa água esteja indo para lá.

O maior problema foi que em decorrência disso, o motor começou a fazer um barulho chato para caramba no motor. Uma bateçãozinha de leve... Parei o carro e não estou mais andando para não prejudicar mais o motor.

Amigos, o que acham que pode ser?
Por onde será que essa água esta saindo?

E quanto ao barulho no carro, o que será que aconteceu?

Forte abraço
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Problema Sistema Arrefecimento

Mensagem não lida por waldir »

monzinha88,

tire as velas uma por uma e veja se estão enferrujadas.

Se estiverem a água esta indo para a câmara de combustão = junta queimada
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Monzinha 88, disse ter feito teste de pressão. Como foi este teste e o que apresentou?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Nelson osorio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por Nelson osorio »

è mais ou menos oq falaram.
Deve -se fazer estes testes...
O monza, todas as vezes que queimou a minha junta (3 x), por motivos diferentes, não apresentou maiores problemas além do sumiço da agua.
Outros carros, apresentam problemas de desempenho...

Meu ultimo mecânico, possui um aparelho chamado endoscopia do motor, nada mais do que uma câmera que é introduzida no cilindro. Através disso, verificamos facilmente a presença de água para ele.

Se for descartado vazamentos, mangueiras, etc... há grandes chances de ser junta queimada mesmo...

Avalie bem se compensa fazer a junta de cabeçote, meu mexânico (antes desse), simplesmente trocou a junta no meu cabeçote antigo, o qual estava avariado e trincado...
então, avalie bem, agora estou com um cabeçote novo...

Abraços
VW POLO SEDAN 1.6 MI
MONZA GLS 94 2.0 EFI AZUL STRAUSS
FOTOS DO MONZA azulão
monzinha88
Membro SL (Ní­vel 1)

Monzeiros,

agradeço a dica de todos, também pensei na junta... temia ela na verdade, pois não queria ter que abrir o motor de novo. Praticamente acabei de fecha-lo....

CARLOS FREIRE, o teste de pressão que fiz foi aquele que trocamos a tampa do reservatório, e conseguimos bombear ar para dentro do sistema. Com uma bomba de encher bola ou pneu de bicicleta mesmo. O resultado foi nulo na verdade.... Não aparentou vazamento em mangueira, no radiador, no reservatório, aparentemente nada...
AI pensei, ou esta vazando na bomba do motor e não esta dando para ver, ou esta indo para o motor....

NELSON OSORIO, você comentou de avaliar se compensa fazer a junta? No estado que esta acho que terei de fazer, não?!
Qual seria sua outra sugestão?

Forte Abraço a todos

Obrigado!!
monzinha88
Membro SL (Ní­vel 1)

Pessoal,

sei que falar de valores é mto relativo, mas alguem tem ideia de quanto gasto para mexer nisso??
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Monzinha 88, desculpe mas não ficou claro como fez esse teste. Usou a ferramenta própria que tem o manômetro, deixou mais de 15 minutos em 1bar e o ponteiro não caiu ou apenas colocou pressão com uma bomba de encher pneus sem o manômetro?
Nesses testes eu recomendo remover as velas para verificar se sai água nos cilindros.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Entao Monzinha, o que o Mestre Carlos falou eu concordo, o teste correto, que é feito em qq lugar especializado em radiadores, eles "jogam" a pressao la dentro e com a utilizaçao de um manometro:
Imagem

ELES VAO VERIFICANDO C A PRESSAO VAI CAINDO, c ela for caindo existe problemas no sistema, c ela c manter estavel durante um periodo pre-determinado, esta tudo bem.

ALEM DISSO pelo "volume" de agua que vc informa que ele "baixa" c fosse vazamento nas mangueiras, bomba etc, quando vc parasse o carro, ia "pingar" no chao.

O TESTE DA VELAS, retirando-as e verificando a coloraçao ja pode indicar quase que com exatidao c ta entrando agua nos cilindros ( esta hipotese é a que eu acredito), observe com atençao vela por vela c na parte de ceramica que é branca, esta meio "avermelhado" (a foto abaixo e de um caso extremo, menos que isso ja é sinal de agua entrando na cabeça do pistao e queimando junto com o combustivel):

Imagem

FALAR A VERDADE, c vc tirar as velas, colocar o pistao na posiçao PMS, (pra fazer isso fica facil com todas velas fora, e da pra fazer atraves da porca do virabrequim), e iluminar com uma boa lanterna dentro do "buraco" da vela, vc consegue ver a "cabeça" do pistao, e ver a coloraçao dele, que NAO PODE estar meio vermelho, a cor certa é quase um branco, levemente acinzentado (seu carro é alcool).

com os testes acima, é possivel ter uma boa "noçao" c realmente esta entrando agua na cabeça do pistao, para nao correr o risco de abrir a toa.

PREÇOS : aqui no interior de sampa a M.O. fica em torno de 150 a 180 a troca de junta do cabeçote, fora as peças, e na hora que abrir, tem que ver c nao ha necessidade de "plainar" o cabeçote (acredito que nao, c disse que abriu a pouco tempo).
JUNTA, SOMENTE SABÓ (sei que vc ja sabia disso).
O teste de pressao em local que possua manometro, nao deve ser mais que uns 50 conto, mas nao sei o preço exato.
Da pra vc fazer sozinho, teria apenas que pedir um torquimetro emprestado na hora de montar.
Tem topico explicando passo a passo aqui no forum, e tem tambem o manual de manutençao do monza 90 (serve pro seu motor fase2) que ensina como desmontar.

DUVIDAS ? tamo aí pra ajudar :smt023

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder