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indo alcool na mangueira do map
Enviado: 09 Nov 2014, 14:36
por maikovilasboas
boa tarde amigos monzeiros sou proprietário de um Monza barcelona a álcool famoso tubarão 2.0 to com uma duvida!! a um tempo atra fis a troca da mangueira do sensor map do carro e coloquei uma mangueira transparente reparei que esta indo alcool nessa mangueira e bastante :smt017 com tudo que ele falha ate iso é normal ou não !?? e se não for normal alguém teria uma ideia do problema já testei o bico troquei bomba filtro modulo de injeção e nada de para de falhar
Re: indo alcool na mangueira do map
Enviado: 09 Nov 2014, 15:33
por waldir
Seu Monza é MPFI ou EFI?
Re: indo alcool na mangueira do map
Enviado: 09 Nov 2014, 20:24
por maikovilasboas
efi 2.0 a alcool !! kara
Re: indo alcool na mangueira do map
Enviado: 09 Nov 2014, 22:04
por jesuino b ferreira
efi 2.0 a alcool !! kara
entao arrume seu perfil :smt023
ele diz:
Ano/Modelo: 1992/1992
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Álcool/Etanol
Re: indo alcool na mangueira do map
Enviado: 10 Nov 2014, 11:09
por waldir
maikovilasboas escreveu:efi 2.0 a alcool !! kara
Então ocorre o seguinte:
O injetor de combustível (bico) ao injetar o etanol escorre pela parede do TBI e passa no furinho onde está conectada a mangueira do MAP e como ele trabalha medindo o vácuo acaba chupando pela mangueira e vai chegando até ao próprio MAP e com isso a luz de anomalia da injeção acende e se fizer a leitura vai acusar código 34 pressão baixa ( mangueira entupida) e o motor fica ruim.
Limpe a mangueira e tire o MAP e bata onde está a conexão de ar na palma da mão ou num papel toalha para tirar o combustível de dentro.
Cuidado que o 'caninho' do MAP quebra fácil.
Pode ter acontecido ou acontecendo falhas no módulo Hei e a válvula injetora abre como um torneirinha 'mijando' nas laterais e se coincidir com o furinho da mangueira do MAP vai entrar ali.
E isso ocorre (escorrer na parede do TBI) principalmente na fase fria do motor por que a evaporação/mistura com ar do etanol em temperatura ambiente é baixíssima (daí a injeção de gasolina para ajudar na partida) Uma vez aquecido o coletor de admissão e consequentemente o TBI o problema acaba ( se o módulo Hei estiver bom e com o aterramento perfeito)
Re: indo alcool na mangueira do map
Enviado: 10 Nov 2014, 14:06
por vrsilva
Mas quem "chupa" o ar fazendo o vácuo é justamente o TBI e não o MAP se está indo álcool no MAP tem coisa bem estranha aí...
Re: indo alcool na mangueira do map
Enviado: 10 Nov 2014, 14:47
por waldir
vrsilva escreveu:Mas quem "chupa" o ar fazendo o vácuo é justamente o TBI e não o MAP se está indo álcool no MAP tem coisa bem estranha aí...
Vinicius,
O MAP é composto com um diafragma, para medir a pressão sacou?
Se fosse somente isso não entupiria a mangueira. Se bem que uma dobra na mangueira produziria o efeito de entupimento código 34
MAP (Manifold Absolute Pressure) Sensor da pressão absoluta no coletor de admissão
Editado: No momento da partida nos motores à Etanol (se não injetar gasolina) é provável que não pegue de 1ª
Então: no giro do volante os pistões formam vácuo e a membrana do MAP flamba. Por não 'pegar' o motor ele para, e a membrana do MAP volta ao normal "equalizando" ar. E se tiver combustível dançando na frente do orifício da ligação do MAP vai ser 'chupado' e assim acontecerá nas demais partidas com o TBI frio, e com combustível escorrendo pelas paredes frias. A injeção de gasolina elimina essa situação ou minimiza significativamente.
Funcionamento do sensor MAP
A membrana do sensor MAP é constituído por elementos sensíveis, do tipo extensômetros de resistência elétrica (
straingage ). Estes extensômetros são serigrafados numa placa cerâmica muito fina (membrana) que fica exposta à
pressão do coletor e uma pressão fixa.
Quando esta membrana sofre uma deformação, sua resistência elétrica se modifica, modificando também a sua
tensão de saída, esta lida pela unidade de comando.
A ligação elétrica dos extensômetros baseia-se num circuito chamado ponte de Wheatstone.

Re: indo alcool na mangueira do map
Enviado: 11 Nov 2014, 00:22
por maikovilasboas
então amigo valeu pelas dicas ! ja queimou um modulo hei fis a troca mas justamente oje o carro morreu e não pego mas fis os testes e modulo hei queimada novo detalhe só uso a marca delfhi !!! pelo oque você dise o defeito de ir álcool na mangueira pode ser consequência do modulo hei teria algo em mente que possa ocasionar a queima desse modulo??