Apresento um diagrama das conexões que viabilizam colocar o Módulo HEI externamente ao Distribuidor.
Este diagrama complementa o Tutorial viewtopic.php?f=14&t=29634

Grau de dificuldade 5
Se você não tem “intimidade” com um ferro de solda; descascar fios; cuidado no manuseio; acabamento e principalmente o
planejamento da execução, o Grau de dificuldade passa para 9,5
Materiais necessários: 8 cores (apontados no diagrama-preferencialmente) de fios flexíveis AWG 18 ou 16 (1,0 ou 1,3 mm) 2 metros de cada, embora 1 metro de cada seja suficiente; Soldador de 20 watts; fio solda, espaguete retrátil; é desejável protetor plástico corrugado de 15mm de diâmetro = 3 metros para acabamento final; cinta plástica; dissipador de alumínio para processador e ventilador/cooler(desejável); parafusos; furadeira; alicate, chave de fenda.

LINHAS GERAIS DE FUNCIONAMENTO DO MODULO HEI
MODULO HEI – HIGH ENERGY IGNITION
(Alta Energia/Voltagem para Ignição)


Trata-se de um Amplificador de Ignição ou repetidor de sinal nos dois sentidos.
Os pinos P e N (Positivo e Negativo) do Modulo Hei são ligados ao A e B da Bobina Impulsora.
O terminal A da bobina é a Meia Senoide (+ positivo)
e o terminal B é a Meia Senoide (- negativo) e que funciona como um ‘Sensor de Rotação Indutivo do Sistema’ fornecendo a exata posição do motor para o controle da ignição.

CONECTOR DE 2 PINOS

Pinos (+) e C são respectivamente 12,0... Volts e Pulso Negativo da bobina de ignição linha 1
Vide último diagrama abaixo
CONECTOR DE 4 PINOS

Pino B (by pass)
É a linha de controle do circuito de potência da ignição. Isto é, durante a partida enquanto o motor não atingir 450 RPM o Módulo HEI controla a ignição independente da UCE e com o avanço da ignição em valor fixo de 10º APMS ou no que estiver ajustado no distribuidor (depois do modo de ajuste A e B do conector ALDL).
Quando a rotação ultrapassar 450 RPM a UCE envia um sinal de tensão de 4,50 a 5,00 Volts através do terminal B5 da UCE para o terminal B do Módulo HEI. Este sinal cancela/desabilita o circuito de controle do Módulo HEI.
A partir daí a UCE gerencia o controle do avanço da ignição através da saída EST que é o terminal D4 da UCE ao terminal D do Módulo HEI.
Pino G (Ground – Terra)
É a linha de diagnóstico da capacidade de aterramento da mesa do Módulo Hei (as costas do HEI onde é aplicada a pasta de transferência de calor).
A UCE mede a queda de tensão desta linha para determinar a eficiência do aterramento para a carga da Bobina de Ignição. Os dois parafusos de fixação fornecem o aterramento.
[Daí o cuidado em não entupir os furos com a pasta térmica que acaba funcionando como isolante do aterramento. Com o Módulo Hei externo ao distribuidor convém reforçar o aterramento num destes furos].
Pino R (RPM)
É a linha de Saída de Rotação do motor para a UCE enviando um pulso elétrico de 5,0 Volts em onda quadrada com uma frequência proporcional à rotação. Para cada 300 RPM equivale a 10 Hertz, 900 RPM é igual a 30 Hz... 1800 RPM = 60Hz... 3000 RPM = 100 Hz
Pino E (EST)
É a linha de controle do avanço da ignição sinal EST (Eletronic Spark Timing = Tempo Eletrônico de Faiscamento ). É o sinal que a UCE manda para o Módulo HEI para ligar o transistor de potência para a ignição na partida. Somente quando a rotação ultrapassar 450 RPM e durante o funcionamento do motor a UCE envia sinal de tensão de 5,0 volts através do terminal D4 para o terminal E do Módulo HEI.
“O maior problema deste sistema é o calor que o cabeçote passa para o distribuidor. O driver do Módulo já trabalha quente com 90 Watts chegando a pico de 180 Watts (+) mais a média de 80ºC do cabeçote, então, o Módulo Hei não consegue trocar calor com a superfície do distribuidor onde está alojado. E quando a tensão vinda do alternador e não regulada pelo regulador de tensão defeituoso, o excesso de tensão acima de 14,3 V é transformado em calor e provoca mais aquecimento no transistor de potência sobrecarregando o driver do Módulo HEI.”
Se o Módulo HEI for de boa procedência (Delphi, M. Marelli) suportará o calor por um tempo relativo.

Repetindo, causas de queima do HEI
1 - Voltagem acima de 14,5V
2 - Vazamento de alta tensão da bobina de ignição para a massa entrando pelo negativo do HEI (inclusive testando INOCENTEMENTE se há corrente/faiscamento nas velas próximo ao distribuidor)
3 - Excesso de pasta térmica
4 - Pasta térmica insuficiente ou falta dela.
5 - Pasta térmica em excesso isolando o orifício do parafuso que forma o aterramento do HEI (aterramento deficiente dedicado ao HEI e UCE no cabeçote)
6 - Curto do positivo da bateria com a massa (tensão positiva entrando pelo aterramento do HEI)
7 - Alta temperatura no dissipador do HEI, 80ºC do cabeçote + alta temperatura gerado pelo dissipador do HEI por excesso de tensão maior que 14,5V
8 - Procedência do HEI (Ching Ling, No Name) ou reconhecidamente 'fracos' como o MTE, até então.
Embora as causas de queima acima relacionadas reduzem a 'vida' de qualquer Hei cujo transistor de potência trabalhe em faixa inferior de temperatura dos demais conhecidos.
9 - Indiscutivelmente as marcas de qualidade e robustas são: Delphi e Magnete Marelli (desde 20.08.10 = 4 anos) que queimam se não observadas as advertências acima.
10 - Maior vilão de todos os itens relacionados é o regulador do alternador que 'abre' (não regulando mais nada) e a falta de costume de leitura constante do voltímetro do painel, que sinaliza mudança de tensão, não é observada, mas, no primeiro sinal de falha há tempo ainda para preservar o HEI instalado com a troca por novo regulador do alternador. (É R$45,00 do regulador contra R$200,00 do Delphi; R$110,00 do M. Marelli; R$ 85,00 do MTE).
Fonte: WEB Flávio Xavier
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01.03.2015
waldir