RESTAURAÇÃO MONZA 96 2.0 EFI MOTOR 2.4 flex ou EFI Turbo?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
EverJrAm
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RESTAURAÇÃO MONZA 96 2.0 EFI MOTOR 2.4 flex ou EFI Turbo?

Mensagem não lida por EverJrAm »

Olá a todos! :D

Não sou novo aqui no fórum porém nunca criei tópicos mas já tirei diversas dúvidas por aqui.

Me chamo Everaldo Junior tenho um Monza 2.0 EFI, 96.

Depois de ver aqui vários tópicos, alguns bem antigos, vi que alguns membros possuem ótimo conhecimento ou até já experiência por ter realizado todo o processo de algumas modificações, preferi criar outro para me atualizar de informações pertinentes de algumas mudanças que terei obrigatoriamente de fazer e outras que sempre tive vontade de realizar em meu carro.

Vou investir neste Monza pois além de gostar muito do carro, ele já tem estória na família, esta na família desde 1996, ano em que meu tio adquiri-o 0Km, com ele rodou 01 ano e 10 meses, devido a seu trabalho foi transferido para outra cidade, de 1998 até 2000, ano em que meu pai o comprou, ele ficou parado em uma garagem no final do terreno. Com meu Pai aguentou firme e forte os altos e baixos da vida.

Por ter sido enganado varias vezes por alguns pilantras que se dizem mecânicos :smt021 , meu pai por sua idade e tempo, teve que desistir do carro e comprar um novo. Eu, sem pensar duas vezes, fiquei com o carro e desde 2008 estou com ele.

Durante este tempo, lendo vários tópicos daqui, comprei varias peças para colocar no Monza como, sistema de freios traseiro do Vectra 96 com o eixo (nunca instalado) e algumas duvidas de problemas que ocorreram com o decorrer do tempo.

Agora vou ter que fazer o motor ou troca-lo por outro mais novo. E ai que mora a dúvida!! Moro em Manaus –Am, aqui as coisas são difíceis de encontrar, caras e com poucos mecânicos de confiança e aptos para adaptações. Como não tenho muita grana, mas gosto muito do meu carro, preciso se ajuda de vocês.

Sou um pouco leigo em como e o que fazer, onde comprar. :?: :!:

Minha dúvida é;
- Trocar o meu por um do Vectra 2.4, onde me cobraram inicialmente 4mil pra me entregarem ele nu lugar e funcionando perfeitamente. So ai já ganharia alguma potencia de forma mais “Original” possível ou,
- Mexer no meu motor mesmo. O bom é que ele nunca foi aberto, a não ser uma vez para descarbonizar, ou seja motor Stander, por ter que abrir, quero “apimentar” as coisas porém, sei que pra turbinar um EFI, não é muito fácil e com a retifica + Turbinar, vai chegar aos 4 mil fácil.

Sempre gostei de carro Turbo, então meu interesse é chegar a isso em qualquer uma das opções, com acerto pra rodar no dia a dia mas não muito fraco.

Fico no aguardo da ajuda de vocês. :smt023 :smt024
Editado pela última vez por EverJrAm em 21 Mar 2015, 13:15, em um total de 1 vez.
EverJrAm
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Re: RESTAURAÇÃO MONZA 96 2.0 EFI.

Mensagem não lida por EverJrAm »

Bom dia,

Em minhas buscas encontrei um motor de S10 2.4 Flex, o cara ta querendo 2500,00 no monte. Com a Central+ chicotes e tudo mais, no total 3200,00!

A S10 esta destruída, o motor ainda esta no lugar, ele ligou o bicho e aparentemente esta tudo ok.

Mas sei que alguns daqui não acham uma boa ideia, eu penso que é a forma mais "original" possível de aumentar a potencia do meu carro e,ao mesmo tempo, atualiza-lo.

Em seguida futuramente colocaria uma turbina e pronto.

Estou errado?
Rafaelo
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Re: RESTAURAÇÃO MONZA 96 2.0 EFI.

Mensagem não lida por Rafaelo »

EverJrAm escreveu:Mas sei que alguns daqui não acham uma boa ideia, eu penso que é a forma mais "original" possível de aumentar a potencia do meu carro e,ao mesmo tempo, atualiza-lo.
amigo a forma mais original possivel sem adaptação é manter o motor esse e usar ECU programavel que atenda esse motor originalmente. assim tu evita todas essas adaptaçoes que esse motor pede. eu ja devo ter explicado em varias ocasiões os problemas de colocar motor e IE de outros carros onde nao foi projetado. com a IE prog tu projeta conforme teu carro(monza com motor N24XF) ae é outros 500 a qualidade e tudo mais.

mas por outro lado é um trabalho especial, muito caro, demorado, e tem que ter uma pessoa qualificada pra programar um motor. ja adaptaçao (ECU original do motor flex) qualquer um faz. entao eu particamente nao sei como te ajudar, se tu esta disposto a aceitar adaptaçoes é a forma mais barata e rapida... mas nao quer dizer que é a melhor opçao, pelo contrario... é tua escolha mesmo.
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Re: RESTAURAÇÃO MONZA 96 2.0 EFI MOTOR 2.4 flex ou EFI Turbo

Mensagem não lida por 500EF »

EverJrAm escreveu: Minha dúvida é;
- Trocar o meu por um do Vectra 2.4, onde me cobraram inicialmente 4mil pra me entregarem ele nu lugar e funcionando perfeitamente. So ai já ganharia alguma potencia de forma mais “Original” possível ou,
Nem sei se o capô vai fechar... rsrsrs

O 2.4 tem bloco mais alto que os 2.0 e o do vectra é 16v.

R$ 4.000 com ele completo? Motor montado, injeção, sensores, atuadores, chicotes, instalação, adaptações, acerto, etc?

Achei meio barato demais... cuidado com as letras miúdas (tipo propaganda da net... super promoção, cheia de condições em letrinhas miúdas que só vê depois que já se lascou todo).

De qualquer forma, as especificações deste motor são:

Modelo X24SFD Família II, dianteiro, transversal, 2.4 litros, 4 cilindros em linha, 16 válvulas; flexpower (bicombustível

Numero de válvulas por cilindros 4; DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote)

Diâmetro x curso 87,5 x 100,0 mm

Cilindrada 2.405 cm3

Potência máxima líquida (ABNT NBR 5484/ISO 1585) 146 cv (107 kW) / 5.200 rpm (gasolina)
150 cv (110 kW) / 5.200 rpm (álcool)

Torque máximo líquido (ABNT NBR 5484/ISO 1585) 23,1 kgfm (227 Nm) / 4.000 rpm (gasolina)
23,7 kgfm (232 Nm) / 4.000 rpm (álcool)

Taxa de compressão 10,0

Combustível recomendado Gasolina comum e/ou álcool hidratado

Rotação máxima do motor 6.300 rpm

Injeção eletrônica de combustível Bosch, S.F.I (Sequentional Multi Injection)



- Mexer no meu motor mesmo. O bom é que ele nunca foi aberto, a não ser uma vez para descarbonizar, ou seja motor Stander, por ter que abrir, quero “apimentar” as coisas porém, sei que pra turbinar um EFI, não é muito fácil e com a retifica + Turbinar, vai chegar aos 4 mil fácil.
A menos que vá montar com peças usadas e executar você mesmo parte do trabalho, não faz as duas coisas com 4mil de jeito nenhum.

Arrisco a dizer que só a retífica (se for completa, é claro), vai chegar perto disso.

Para turbinar, vai outro tanto desse.

Mas, tem um porém. Você pode chegar facilmente a 250cv.

Então, a questão toda é você definir muito bem agora o que quer. São duas coisas muito diferentes, com resultados muito diferentes e com custos muito diferentes. :smt023
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Re: RESTAURAÇÃO MONZA 96 2.0 EFI MOTOR 2.4 flex ou EFI Turbo

Mensagem não lida por Rafaelo »

Eduardo acho que ele fala do N24XF é o meu motor porem 2.4
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Re: RESTAURAÇÃO MONZA 96 2.0 EFI MOTOR 2.4 flex ou EFI Turbo

Mensagem não lida por 500EF »

Então ele escreveu errado, porque 2.4 de vectra é 16v.

O 2.4 8v é de S10. ;)
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Re: RESTAURAÇÃO MONZA 96 2.0 EFI MOTOR 2.4 flex ou EFI Turbo

Mensagem não lida por Rafaelo »

Em minhas buscas encontrei um motor de S10 2.4 Flex, o cara ta querendo 2500,00 no monte. Com a Central+ chicotes e tudo mais, no total 3200,00!

A S10 esta destruída, o motor ainda esta no lugar, ele ligou o bicho e aparentemente esta tudo ok.
2.4 flex é o N24XF :smt023

a ultima postagem é mais recente acho que o cara achou outra coisa no FV depois dessa do vectra. me parece que ele quer um 2.4 a todo custo rsrsrs
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Re: RESTAURAÇÃO MONZA 96 2.0 EFI MOTOR 2.4 flex ou EFI Turbo

Mensagem não lida por 500EF »

Oops... Eu não tinha visto o segundo post dele. Só fui na citação do que ele tinha postado no primeiro...

Mas aí é de S10 mesmo. 2.4 8v.

Não sei se cabe no cofre sem adaptações por causa do bloco mais alto e também não sei como seria para regularizar uma modificação destas no documento.

E ainda tem as adaptações que teria que fazer (suportes, embreagem, sensor de velocidade).

Isso tudo para ter 141cv na gasolina / 147cv no álcool @ 5200 rpm.

Eu acho muito trovão para pouca chuva... Mas, cada um, cada um... hehehe
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