PREPARAÇÃO BASICA DO MONZA 2.0 GASOLINA/ GNV
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Modelo: - SELECIONE --------
PREPARAÇÃO BASICA DO MONZA 2.0 GASOLINA/ GNV
Ola amigos. Tenho um Monza 2.0 a gasolina, carburador 2E, porem ele tem GNV. Queria uma opinião PROFISSIONAL, quanto a preparar um carro assim. Sei que há dificuldades em preparar um carro com GNV, mas também sei que é possível. Eu iria usar uma receita assim:
Rebaixo do cabeçote para atingir 10:1 de compressão
Adição de junta de cabeçote de aço
Retrabalho do cabeçote ( feito por mim, pos sei exatamente aonde e quanto tirar )
Regulagem do motor.
Como não disponho muito dinheiro agora, deixarei para comprar um comando de cerca de 260, 270° mais pra frente.
Porem queria saber se essa receita da certo.
Obrigado amigos.
Rebaixo do cabeçote para atingir 10:1 de compressão
Adição de junta de cabeçote de aço
Retrabalho do cabeçote ( feito por mim, pos sei exatamente aonde e quanto tirar )
Regulagem do motor.
Como não disponho muito dinheiro agora, deixarei para comprar um comando de cerca de 260, 270° mais pra frente.
Porem queria saber se essa receita da certo.
Obrigado amigos.
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: PREPARAÇÃO BASICA DO MONZA 2.0 GASOLINA/ GNV
EU partiria para uma taxa mais alta de uma vez e passaria a rodar com álcool / GNV.
E para isso, acrescentaria na sua lista a troca dos pistões pelos do Flex ou pelos do à álcool (o que achar mais barato por aí) e a parte da alimentação (ideal se trocar o carburador por um original do à álcool).
A diferença para chegar nos 13 ou 14:1 de taxa você compensa no rebaixamento do cabeçote.
10:1 pode ser bom para mijoroba. Mas para álcool ainda é muito pouco e para o GNV pior ainda.
Comando vai piorar sua situação. GNV já perde torque...
E para isso, acrescentaria na sua lista a troca dos pistões pelos do Flex ou pelos do à álcool (o que achar mais barato por aí) e a parte da alimentação (ideal se trocar o carburador por um original do à álcool).
A diferença para chegar nos 13 ou 14:1 de taxa você compensa no rebaixamento do cabeçote.
10:1 pode ser bom para mijoroba. Mas para álcool ainda é muito pouco e para o GNV pior ainda.
Comando vai piorar sua situação. GNV já perde torque...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Não possuo ideia de mexer no motor pra transformar pro alcool ( digamos que tenho meus motivos :P ). A ideia de aspirar um carro que roda GNV é mio maluca mesmo, mas ele perde torque pelo fato da explosão ser muito fraca, isso seria compensado também com velas aeronáuticas ( acredite da certo !!! ), porem o comando é algo que você diz com razão, por isso não vou coloca-lo agora.
Queria saber se nesse caso, com essas definições especificas, acha que pode gerar alguma coisa boa?
Queria saber se nesse caso, com essas definições especificas, acha que pode gerar alguma coisa boa?
- 500EF
- MODERADOR
Não é maluca. Não vejo nada de errado.
Só que vai gastar grana para abrir o motor e passar de 8,8:1 para 10:1.
Vai melhorar. Mas muito menos do que poderia...
Agora, que papo é este de vela aeronáutica???
Só que vai gastar grana para abrir o motor e passar de 8,8:1 para 10:1.
Vai melhorar. Mas muito menos do que poderia...
Agora, que papo é este de vela aeronáutica???
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
São velas usadas no motor lycoming, tenho um jogo em casa, elas são parecidas com as de 4 eletrodos porem mais fortes. A explosão delas é muito mais forte que a vela comum, então o aproveitamento do combustível se torna melhor.
POisé uma preparação "supimpa" necessita do alcool, no caso do nosso carro. Mas quero manter o combustível original. A vantagem de eu fazer isso que como preparo motores pra competição, tenho ferramental em casa e a mão de obra só gasto para facear o cabeçote. Porem nunca preparei um carro com GNV, este é o primeiro que tenho contato. Então surge muitas duvidas que martelam a cabeça kkk
POisé uma preparação "supimpa" necessita do alcool, no caso do nosso carro. Mas quero manter o combustível original. A vantagem de eu fazer isso que como preparo motores pra competição, tenho ferramental em casa e a mão de obra só gasto para facear o cabeçote. Porem nunca preparei um carro com GNV, este é o primeiro que tenho contato. Então surge muitas duvidas que martelam a cabeça kkk
- 500EF
- MODERADOR
GNV deveria andar com 15:1 de taxa ou mais para ser eficiente.
Por isso sugeri elevar para 13:1 ou 14:1.
E neste caso, o combustível líquido teria que ser o etanol, que também sugeri.
Quanto às velas, a única coisa que ela pode ter para não limitar a corrente é não ser resistiva. E isso as originais dos carburados já são (BPxES, sendo x o grau térmico).
Mesmo sem ver a vela, aposto minhas fichinhas que não trarão nenhum ganho por este motivo. Podem inclusive piorar, porque como tem mais de um eletrodo, cria muitas barreiras para o início da propagação da frente de chama (efeito extintor).
Se quiser aumentar a energia da centelha, o módulo é o lugar certo onde mexer.
Por isso sugeri elevar para 13:1 ou 14:1.
E neste caso, o combustível líquido teria que ser o etanol, que também sugeri.
Quanto às velas, a única coisa que ela pode ter para não limitar a corrente é não ser resistiva. E isso as originais dos carburados já são (BPxES, sendo x o grau térmico).
Mesmo sem ver a vela, aposto minhas fichinhas que não trarão nenhum ganho por este motivo. Podem inclusive piorar, porque como tem mais de um eletrodo, cria muitas barreiras para o início da propagação da frente de chama (efeito extintor).
Se quiser aumentar a energia da centelha, o módulo é o lugar certo onde mexer.

Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
REalmente o GNV precisa de uma taxa alta. Mas a vela da certo porque ja fiz isso em motores com preparações básicas. mas vc achar que seria viavel essa receita que eu falei no inicio do post?
- 500EF
- MODERADOR
Claro que 10:1 é um pouco melhor (ou seria "menos pior"???) que 8,8:1.
Mas eu nem consigo chamar isso de preparação... rsrsrs
Outra dúvida: Como está fazendo com o avanço de ignição? Rodando no GNV, principalmente com estas taxas baixas, deveria ser necessário avançar bastante. Por outro lado, rodar com gasolina e 10:1 já não vai ter muito o que mexer antes de começar a "amarrar" em alta ou até grilar. Mesmo com a mijoroba de 30% de álcool que estão vendendo hoje.
Eu sugiro marcar na carcaça do distribuidor e avançar fisicamente o ponto para um ou outro combustível.
Mas eu nem consigo chamar isso de preparação... rsrsrs
Outra dúvida: Como está fazendo com o avanço de ignição? Rodando no GNV, principalmente com estas taxas baixas, deveria ser necessário avançar bastante. Por outro lado, rodar com gasolina e 10:1 já não vai ter muito o que mexer antes de começar a "amarrar" em alta ou até grilar. Mesmo com a mijoroba de 30% de álcool que estão vendendo hoje.
Eu sugiro marcar na carcaça do distribuidor e avançar fisicamente o ponto para um ou outro combustível.
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.