Tubarão 2.0 EFI (150cv)
-
- Membro SL (Nível 1)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Tubarão 2.0 EFI (150cv)
Olá Jovens!
Tenho meu tubarão há muito tempo, passou do meu avô para mim e trato muito bem dele, está em perfeito estado.
Gostaria de recomendações para melhorar o desempenho mantendo ele silencioso e que não comprometa a durabilidade do motor, pois uso a "relíquia" somente aos finais de semana ou para viajar.
Meu desejo é atingir uns 150cv no mínimo.
E me aproveitando da nobreza de vcs, caso recomendem receitas TURBO que seja sem aquele "espirro".
Minha ideia é ter um lobo em pele de cordeiro, manter toda a descrição e silencio possível aumentando o máximo de potência que der.
Vocês podem me ajudar com isso?
Tenho meu tubarão há muito tempo, passou do meu avô para mim e trato muito bem dele, está em perfeito estado.
Gostaria de recomendações para melhorar o desempenho mantendo ele silencioso e que não comprometa a durabilidade do motor, pois uso a "relíquia" somente aos finais de semana ou para viajar.
Meu desejo é atingir uns 150cv no mínimo.
E me aproveitando da nobreza de vcs, caso recomendem receitas TURBO que seja sem aquele "espirro".
Minha ideia é ter um lobo em pele de cordeiro, manter toda a descrição e silencio possível aumentando o máximo de potência que der.
Vocês podem me ajudar com isso?
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Tubarão 2.0 EFI (150cv)
.
Amigao, seja bem vindo, e quando puder posta fotos dele .
MUITO POLEMICO ESTE ASSUNTO , porem, 150 cv , vc chega facil, nem precisaria de turbo, com turbo bem equalizado e bem instaldo e com apenas uns 0,8 de pressao ele passa facil dos 200cv, fora o torque.
Tudo vai depender do quanto vc esta interessado em investir.
Tem um topico abordando este assunto : (preparaçao de baixo custo).
viewtopic.php?f=4&t=22842&hilit=prepara ... aixo+custo
TEM muitos outros topicos abordando o assunto, teria que pesquisar bastante aqui no forum .
Acredito que com coletor dimensionado, igniçao, ja chega nos 150 cv.
O Eduardo Retore, tem um monza 500 ef com turbina com a descarga no escape (nao tem espirro) , imagina um carro filet !!
abraço
Amigao, seja bem vindo, e quando puder posta fotos dele .
MUITO POLEMICO ESTE ASSUNTO , porem, 150 cv , vc chega facil, nem precisaria de turbo, com turbo bem equalizado e bem instaldo e com apenas uns 0,8 de pressao ele passa facil dos 200cv, fora o torque.
Tudo vai depender do quanto vc esta interessado em investir.
Tem um topico abordando este assunto : (preparaçao de baixo custo).
viewtopic.php?f=4&t=22842&hilit=prepara ... aixo+custo
TEM muitos outros topicos abordando o assunto, teria que pesquisar bastante aqui no forum .
Acredito que com coletor dimensionado, igniçao, ja chega nos 150 cv.
O Eduardo Retore, tem um monza 500 ef com turbina com a descarga no escape (nao tem espirro) , imagina um carro filet !!
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
- Injeção: MPFi
Valeu...
Só corrigindo, a válvula que não faz barulho é a de "prioridade" usada em carro turbo original de fábrica (gol, audi, marea, tempra, uno, etc). Ela "espirra" de volta para antes da entrada do compressor e não para a atmosfera.
A que joga na descarga é a válvula de alívio ou wastegate. Esta serve para regular a pressão do turbo sem fazer ele trabalhar mais que o necessário para gerá-la.
Só corrigindo, a válvula que não faz barulho é a de "prioridade" usada em carro turbo original de fábrica (gol, audi, marea, tempra, uno, etc). Ela "espirra" de volta para antes da entrada do compressor e não para a atmosfera.
A que joga na descarga é a válvula de alívio ou wastegate. Esta serve para regular a pressão do turbo sem fazer ele trabalhar mais que o necessário para gerá-la.

Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
Olha só Eduardo, eu nao sabia que tinha by-pas pra turbo, mas aprendi mais uma, realmente acreditava que era discarga no escape . . .500EF escreveu:Valeu...
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
Nao é bem um bypass. É mais uma recirculaçao (na VW o nome da valvula de golf/audi é valvula de recirculacao).
O objetivo é nao explodir as mangueiras e conexoes quando voce enche a turbina e tira o pe na troca de marcha, por exemplo (borboleta fecha e a turbina esta mandando ar comprimido a plena carga). Ai a valvula abre e desvia este fluxo de ar comprimido de volta para a admissao da propria turbina.
Nos turbos espirrantes, a prioridade tem o mesmo objetivo, so que ao inves de jogar de volta, solta para a atmosfera. Por isso espirra.
Na minha injecao tem que ser com este sistema igual de original, porque este ar ja foi medido pelo VAF. Se eu colocar uma "espirrante", vou jogar ar medido fora e com isso, teria mistura gorda nas trocas de marcha (a injecao vai injetar combustivel para uma massa de ar que nao entrou no motor).
O objetivo é nao explodir as mangueiras e conexoes quando voce enche a turbina e tira o pe na troca de marcha, por exemplo (borboleta fecha e a turbina esta mandando ar comprimido a plena carga). Ai a valvula abre e desvia este fluxo de ar comprimido de volta para a admissao da propria turbina.
Nos turbos espirrantes, a prioridade tem o mesmo objetivo, so que ao inves de jogar de volta, solta para a atmosfera. Por isso espirra.
Na minha injecao tem que ser com este sistema igual de original, porque este ar ja foi medido pelo VAF. Se eu colocar uma "espirrante", vou jogar ar medido fora e com isso, teria mistura gorda nas trocas de marcha (a injecao vai injetar combustivel para uma massa de ar que nao entrou no motor).
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
ja comentamos muito isso.
* taxa 10,5:1 gasolina
* polia reg
* coletor 4X1
não vai pegar 150cv mas vai ter mais que o de fabrica que é uma potencia ao meu ver fraca. potencia de motor 1.5
se realmenter quer 150cv troque o cabeçote por um N20XF e mantenha oque sugestionei acima que ja consegue isso sem comprometer o consumo.
* taxa 10,5:1 gasolina
* polia reg
* coletor 4X1
não vai pegar 150cv mas vai ter mais que o de fabrica que é uma potencia ao meu ver fraca. potencia de motor 1.5
se realmenter quer 150cv troque o cabeçote por um N20XF e mantenha oque sugestionei acima que ja consegue isso sem comprometer o consumo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Muito legal saber que posso chegar nessa potência sem muito esforço!
O valor a investir, com o perdão da "arrogância" rsrsrs, não importa muito pois vou fazer aos poucos com o que me sobra no mês.
Consigo manter ele no monoponto E.F.I.?
A melhor saída seria otimizar o cabeçote? (polir dutos, otimizar a admissão que nem nos videos do Tonella?)
O escape 4x1 dimensionado em INOX? (neste caso, como manter ele silencioso?)
O Monza do amigo aí está com quanto de potência? Custou muito caro? Dá muita manutenção pra manter?
Muito obrigado pelas respostas pessoal!
O valor a investir, com o perdão da "arrogância" rsrsrs, não importa muito pois vou fazer aos poucos com o que me sobra no mês.
Consigo manter ele no monoponto E.F.I.?
A melhor saída seria otimizar o cabeçote? (polir dutos, otimizar a admissão que nem nos videos do Tonella?)
O escape 4x1 dimensionado em INOX? (neste caso, como manter ele silencioso?)
O Monza do amigo aí está com quanto de potência? Custou muito caro? Dá muita manutenção pra manter?
Muito obrigado pelas respostas pessoal!
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
sim, a potencia do EFI é fraca, o motor rende mais que isso. ou melhor é pra render mais né.dfernandosouza escreveu:Muito legal saber que posso chegar nessa potência sem muito esforço!
consegue e deve. não faz sentido trocar o sistema se tu quer algo simples sem muito custo e tempo e tambem MO especializada. isso ae qualquer mecanico trocador de peça te faz. so precisa ser um gênio em GM família 2 rsrsrsdfernandosouza escreveu:Consigo manter ele no monoponto E.F.I.?
não vejo os videos desse cara, entao nao sei qual é o grau de conhecimento da area tecnica dele e qual é seus metodos. mas no teu caso EFI e carburador nao se pode mexer em polimento em cabeçote e admissão. os videos deles sao mais voltado pra fusca entao nao sei bem... o EFI o maximo que se pode fazer é polir os dutos do escape e um pouco a porta da adm bem de leve sem espelhar.dfernandosouza escreveu: A melhor saída seria otimizar o cabeçote? (polir dutos, otimizar a admissão que nem nos videos do Tonella?)
os coletores que tem no mercado sao do tipo universal, ou seja nao foram projetados pra um determinado modelo de carro, e vai te gerar adaptaçao. entao tenha isso em mente na hora de mandar por. ja o material inox não faria sentido tu usar, pra ter efeito pratico tem que trocar tudo pra inox, é so o coletor ja valeria 1/4 do teu monza. procure um 4X1 feito em carbono que deve estar num valor mais acessivel. so trocando o coletor por 4x1 vai continuar silencioso o teu motor, porem com mais força no ronco. é um original mais forte.dfernandosouza escreveu: O escape 4x1 dimensionado em INOX? (neste caso, como manter ele silencioso?)
veja esse video meu que fiz esses dias, eu tenho todo o sistema inox 304 é um projeto original o meu nao é universal. perceba que o "ronco de monza" continua. porem com mais vigor
meu motor? como uso uma ECU prog e uma configuraçao propria ainda nao sei a potencia em numeros exatos, mas por aproximaçao e contas e alguns valores da injeção esta rendendo entre 160 a 175cv sem muito esforço. so vou saber quando por ele no chao e levar ao dinamometro da cidade vizinha.dfernandosouza escreveu: O Monza do amigo aí está com quanto de potência? Custou muito caro? Dá muita manutenção pra manter?
sim, custou bastante caro, so a ECU custa 2000,00 manutençao? nenhuma. se der é facil identificar com a ECU e os programadas da ECU. o resto é manutençao de qualquer motor.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.