Ar condicionado- Tubo de expansão e condensador

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Ar condicionado- Tubo de expansão e condensador

Mensagem não lida por saul jorge »

Pessoal, estou reativando meu A/C,vou passar a usar o gás r134a, ja tenho tudo para conversão.Tirei todas as peças para limpeza,menos o evaporador, só que não consegui retirar aquele tubo de expansao que fica na entrada do evaporador,tentei de todo jeito,girando,empurrado pra frente etc... e ele não saiu .Até que de tando eu puxar ele acabou se partindo ao meio,metade dele está presa la dendro do evaporador.Se eu colocar o novo tubo atrás da metade que está quebrada (vai ficar com um tubo e meio lá) será que vou ter problemas com vazamentos ou com a sua eficiencia?

Quando retirei o condensador para limpar eu assoprei em uma das entradas dele pra ver se saia ar ou oleo do outro lado e não saiu nada,dando a impressao de estar entupido,é assim mesmo ou precisa de mais pressão para ter vazão?

Obrigado
Arosijr
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ar condicionado- Tubo de expansão e condensador

Mensagem não lida por Arosijr »

Saul ,existe uma ferramenta para sacar este tubo expansor, no caso como o seu quebrou dentro a solução é retirar o evaporador e dar calor com um maçarico na tubulação ao redor do tubo expansor e dar pequenas batidas num pedaço de madeira que ele deve sair...

Quando ao condensador assim como as outras tubulações e o próprio evaporador é necessária a limpeza com o gás 141B que é próprio pra isso, vai adicionando ele por um lado e colocando ar sob pressão até que saia limpo do outro lado da mangueira/condensador/evaporador e etc...

espero que tenha conseguido entender... qualquer dúvida é só falar...
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)

Entendi!

O condensador eu consegui desentopir com ar comprimido,tinha muito oleo la dentro. Limpei o maximo que pude e ja fixei a ventoinha auxiliar.

O ruim e ter que tirar o evaporador,vai ser muito trabalhoso,essa valvula influencia tanto no sistema assim?
Arosijr

influencia totalmente, pra vc ter noção pode colocar um compressor 0km que sem essa valvula na entrada do evaporador ele não vai dar compressão nenhuma...
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)

Foi o que percebi,coloquei ar comprimido na entrada do evaporador e nao saiu com a mesma pressao do outro lado,a valvula parece gerar pressao la dentro,como a outra metade so vai sair se tirar o evaporador,o que e inviavel pra mim,estou pensando em colocar a valvula nova logo atras da quebrada,sei que e gambiarra mas e o que da pra fazer. Sera que fazendo isso essa valvula nova vai conseguir fazer sua funçao?

Obrigado
Arosijr

Cara dependendo do pedaço que ficou lá dentro SE você conseguir colocar o tubo novo acredito que vá restringir o fluxo de gás além do recomendado... se vai funcionar ou não só testando, agora EU não faria, pq além de correr o risco de não ficar bom tem o custo do gás e etc... eu teria um pouco mais de trabalho agora e faria da forma correta...
Responder