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Duvidas na Conversão para Alcool

Enviado: 02 Mai 2008, 01:20
por guilherme_mdp
E ai galera blz?
Então, meu pai possui uma Ipanema 2.0 EFI que de vez em quando da umas fumadinhas. Mais pra frente quando for mecher no motor tenho a ideia de fazer a conversão completa para alcool (trocando pistões, bico, velas, etc.).
Mas minha duvida refere-se ao sistema de partida a frio. Tem como colocar o sistema original da GM? No cofre do motor existe uma ponta de um chicote sobrando perto do reservatorio do limpador, creio eu que seja pra conectar a bombinha de partida a frio. Na caixa de fusiveis há o espaço para o rele de partida a frio. O que vai ficar faltando é a resistencia para aquecimento do coletor se precisar (tem o fusivel disso ai).
- Como fazer para a centralina reconhecer tal adaptação e o sistema funcionar? O remapeamento dela para o alcool pode fazer isso?
- A linha de combustivel da gasolina entra aonde? será necessária a troca do corpo da borboleta para o do modelo a alcool?

Agradeço quem ajudar!

Abraços

Guilherme.

Re: Duvidas na Conversão para Alcool

Enviado: 02 Mai 2008, 07:46
por Marcel Murai
guilherme_mdp escreveu:Mas minha duvida refere-se ao sistema de partida a frio. Tem como colocar o sistema original da GM? No cofre do motor existe uma ponta de um chicote sobrando perto do reservatorio do limpador, creio eu que seja pra conectar a bombinha de partida a frio. Na caixa de fusiveis há o espaço para o rele de partida a frio.
- Como fazer para a centralina reconhecer tal adaptação e o sistema funcionar? O remapeamento dela para o alcool pode fazer isso?
Sim, voce precisará de um fusível, o rele e trocar a central. Não sei se reprogramando a central daria certo o injetor automatico.
guilherme_mdp escreveu:O que vai ficar faltando é a resistencia para aquecimento do coletor se precisar (tem o fusivel disso ai).
Também o sinal vem da central. Aconselho vc trocar ela por um original do alcool
guilherme_mdp escreveu: - A linha de combustivel da gasolina entra aonde? será necessária a troca do corpo da borboleta para o do modelo a alcool?
Voce quer dizer a linha da Partida à frio, Me parece que é em qualquer tomada de vácuo.

Re: Duvidas na Conversão para Alcool

Enviado: 02 Mai 2008, 10:50
por 500EF
Ou então faz ela a parte, com acionamento por uma chavinha no painel...

Funciona e será menos trabalho$o que mexer na central... :wink:

Agora, dependendo da região onde mora, pode ser que nem precise de partida a frio... Eu faria a conversão primeiro trocando o bico e adiantando o ponto.

E depois, quando o motor tiver que ser feito mesmo, já aproveita e troca os pistões... :smt023

Re: Duvidas na Conversão para Alcool

Enviado: 02 Mai 2008, 12:24
por TheRipper
500EF escreveu:Ou então faz ela a parte, com acionamento por uma chavinha no painel...

Funciona e será menos trabalho$o que mexer na central... :wink:

Agora, dependendo da região onde mora, pode ser que nem precise de partida a frio... Eu faria a conversão primeiro trocando o bico e adiantando o ponto.

E depois, quando o motor tiver que ser feito mesmo, já aproveita e troca os pistões... :smt023

Também acho mais prático, e certamente mais barato, fazer uma chavinha no painel!

Mas acho necessário partida, mesmo que se more em lugar quente. Eu moro no Rio, e no inverno o carro não pega no álcool de jeito nenhum!

Re: Duvidas na Conversão para Alcool

Enviado: 02 Mai 2008, 13:51
por 500EF
TheRipper escreveu: Também acho mais prático, e certamente mais barato, fazer uma chavinha no painel!

Mas acho necessário partida, mesmo que se more em lugar quente. Eu moro no Rio, e no inverno o carro não pega no álcool de jeito nenhum!
É mesmo??? Achei que era só em lugares mais frios que dava problema, porque o meu muito raramente não pega de primeira, mesmo em dias frios (aqui em BH chega a cair de 15 graus no inverno)... Deve ser por causa do módulo de ignição então... :roll:

Re: Duvidas na Conversão para Alcool

Enviado: 02 Mai 2008, 13:54
por RicardoDS
500EF escreveu:Deve ser por causa do módulo de ignição então... :roll:
Deve ser sim uma grande ajudinha do módulo de ignição... qualquer carro a álcool ao acabar a gasolina no reservatório de partida, é O parto para fazer pegar no inverno (ao menos aqui no PR, onde no verão acontece de dar 15º, e no inverno então.... 3, 2 ... 1º) ... até pega, mas a bateria tem que ser muito boa :lol:

Re: Duvidas na Conversão para Alcool

Enviado: 02 Mai 2008, 14:30
por TheRipper
500EF escreveu:
TheRipper escreveu: Também acho mais prático, e certamente mais barato, fazer uma chavinha no painel!

Mas acho necessário partida, mesmo que se more em lugar quente. Eu moro no Rio, e no inverno o carro não pega no álcool de jeito nenhum!
É mesmo??? Achei que era só em lugares mais frios que dava problema, porque o meu muito raramente não pega de primeira, mesmo em dias frios (aqui em BH chega a cair de 15 graus no inverno)... Deve ser por causa do módulo de ignição então... :roll:
Sei... CM "papai noel" Racing... sua injeção multiponto não tem nada a ver com isso, né? :mrgreen:

Meu pai tem um Dobló 1.8, motor GM, que pega de primeira com álcool puro em qualquer situação, ele nem coloca gasolina no reservatório, pois pode estar o frio que for que pega no estalo da chave. Será que vem com ignição CM de fábrica? :P

Re: Duvidas na Conversão para Alcool

Enviado: 02 Mai 2008, 15:44
por 500EF
Eu estava falando sério... não estava debochando... :roll:

Não imaginava que em um lugar quente como o Rio precisaria de injetar gasolina para partida...

Quanto a ser MPFI, deve ajudar, mas usando o mesmo exemplo dos Flex, meu tio que também mora aqui em BH, tem um Astra Flex 2.0 e se ele não colocar gasolina no tanquinho, disse que tem dia que fica bem ruim de pegar... E meu pai, que também tem um Palio com motor GM 1.8 Flex, não gosta da partida e funcionamento do carro no álcool enquanto frio... Segundo ele, só fica razoável quando tem pelo menos alguns litros de gasolina misturada no tanque... :roll:

Por isso pensei na ignição, pois fora ela, não vi outro fator que justificasse... :wink: