Página 1 de 2
Distribuidor de Monza gasolina em Monza álcool.
Enviado: 31 Mai 2017, 23:40
por Jonathas85
Opa galera boa noite. O Monza do meu pai é um 85 fase 2 álcool com carburação simples.
Acontece que o distribuidor dele já foi trocado por um de Monza gasolina, resolvi trocar a cápsula de avanço a vácuo e constatei isso.
Comprei a cápsula original GM para o modelo do veiculo álcool. Da para usar sem problemas no distribuidor do Monza gasolina?
Re: Distribuidor de Monza gasolina em Monza álcool.
Enviado: 01 Jun 2017, 11:10
por Luiz Carlos (Rio)
Jonathas
Não vou afirmar com certeza total que os distribuidores são diferentes, mas existem diferenças enormes nas características de queima do etanol em relação à gasolina.
No distribuidor temos dois sistemas que adiantam o ponto de acordo com a carga do motor e a rotação.
Um deles é o avanço à vácuo. Esse não dará problema pois você disse que comprou uma cápsula para etanol
O outro sistema que faz avançar a centelha é o centrífugo.
Como etanol e gasolina têm necessidade diferente de avanço, é quase certo que há diferenças nas molas que comandam o avanço.
É até provável que o motor funcione, mas pode perder desempenho e gastar mais combustível.
Se olharmos no catálogo de peças GM veremos que existem muitos tipos de mola do centrífugo. As de motor 1.8 são diferentes das de motor 1.6 ou 2.0, e por aí vai.
Diz pra gente qual o motor do seu carro (cilindrada, tipo de combustível, tipo de carburador) para vermos qual mola ele deve usar. Aí é só comprar as molas aplicáveis e o problema será resolvido.
Abs
Re: Distribuidor de Monza gasolina em Monza álcool.
Enviado: 01 Jun 2017, 14:56
por Jonathas85
Obrigado, o motor é 1.8 etanol e o carburador é um Solex simples Alfa 1, o ano do carro é ano 1985 mod 1985.
O carro está andando muito bem e pega de primeira, mesmo na primeira partida com distribuidor do Monza gasolina errado e cápsula do avanço furada, agora não testei como está depois de troca da a cápsula
Re: Distribuidor de Monza gasolina em Monza álcool.
Enviado: 01 Jun 2017, 21:04
por Luiz Carlos (Rio)
Jonathas
Acho difícil um Monza funcionar bem com o avanço centrífugo furado. Talvez você não tenha vivência com o carro.
Quanto a pegar bem, o avanço pouco influencia na partida.
Tanto o avanço centrífugo como o à vácuo operam com o motor sendo solicitado e nas altas rotações.
Segundo o catálogo de peças, as molas para o distribuidor do Monza 1985 com motor 1.8 à etanol e carburador simples é a mola com o número 94648233 (caso você queira ver se o carro anda melhor com elas).
Apesar de não serem mais fornecidas, algumas lojas GM ainda tem peça em estoque.
Abs
Nota: O sintoma clássico de diafragma do avanço furado é que, ao se pisar fundo, o carro dá uma 'segurada', como se o freio de mão estivesse parcialmente puxado. Quem já esqueceu o frio de mão puxado sabe bem o que é isso.

Re: Distribuidor de Monza gasolina em Monza álcool.
Enviado: 02 Jun 2017, 13:16
por Jonathas85
Pior que é verdade, quem anda no carro é meu pai (rs!), mesmo andando de carona percebo que o carro sai amarrado nas arrancadas.
Vou dar uma pesquisada nas lojas GM para ver se eles tem essas molas, muito obrigado pela atenção e por passar o número das molas
Abs
Re: Distribuidor de Monza gasolina em Monza álcool.
Enviado: 19 Mai 2020, 10:53
por Arecio Vargas
Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑01 Jun 2017, 21:04
Jonathas
Acho difícil um Monza funcionar bem com o avanço centrífugo furado. Talvez você não tenha vivência com o carro.
Quanto a pegar bem, o avanço pouco influencia na partida.
Tanto o avanço centrífugo como o à vácuo operam com o motor sendo solicitado e nas altas rotações.
Segundo o catálogo de peças, as molas para o distribuidor do Monza 1985 com motor 1.8 à etanol e carburador simples é a mola com o número 94648233 (caso você queira ver se o carro anda melhor com elas).
Apesar de não serem mais fornecidas, algumas lojas GM ainda tem peça em estoque.
Abs
Nota: O sintoma clássico de diafragma do avanço furado é que, ao se pisar fundo, o carro dá uma 'segurada', como se o freio de mão estivesse parcialmente puxado. Quem já esqueceu o frio de mão puxado sabe bem o que é isso.
Bom dia! Tenho um Monza 88 2.0 a álcool e gostaria de saber qual é a mola e a válvula a vácuo que vai nele, pois o meu esta com as peças do a gasolina, e ele acaba grilando bastante, pois está avançando muito ligeiro ou até demais.
Re: Distribuidor de Monza gasolina em Monza álcool.
Enviado: 19 Mai 2020, 12:11
por Carlos A. Freire
52273387 - MOLA do contrapeso do distribuidor c/ terminais diferentes - Monza de 87 a 91 - 2.0 álcool e gasolina
52252851 - DISPOSITIVO do avanço do distribuidor - Monza de 89 a 91- 2.0 álcool e gasolina
52273388 - DISPOSITIVO do avanço do distribuidor - Monza 87 e 88 - 2.0 álcool e gasolina
Abs,
Carlos Freire
Re: Distribuidor de Monza gasolina em Monza álcool.
Enviado: 22 Mai 2020, 09:44
por Luiz Carlos (Rio)
Tenho um Monza 88 2.0 a álcool e gostaria de saber qual é a mola e a válvula a vácuo que vai nele, pois o meu esta com as peças do a gasolina, e ele acaba grilando bastante, pois está avançando muito ligeiro ou até demais.
Arecio
Segundo o catálogo de peças
CepChev, os Monzas ano 88 com motor 2.0 à etanol ou à gasolina usam as mesmas molas de avanço centrífugo e dispositivos de avanço à vácuo. Só Monzas com motores 1.8 têm diferenças se for à etanol ou à gasolina.
Os números de peça aplicáveis são:
52273387 (molas dos contrapesos do distribuidor) e
52273388 (dispositivo de avanço à vácuo)
Molas:
molas distribuidor monza 88.jpg
Dispositivo à vácuo:
disp vácuo monza 88.jpg
Aqui só tem o dispositivo:
disp vácuo monza 88 pecasonline.jpg
Quanto ao motor estar grilando, pode ser que a regulagem inicial do ponto de ignição esteja incorreta, ou as molas estejam fracas.
Para determinar se a grilagem vem do avanço centrífugo ou do avanço à vácuo é só desligar a mangueirinha do vácuo e andar com o carro. Se o grilo sumir é ele o culpado.
Nota: o terceiro número de peças indicado pelo Carlos Freire não se aplica ao seu carro. É para 89 a 91. Ele deve ter se confundido.
Abs