... estava fazendo a manutenção do meu MPFI vi uma gambiarra (um fio que vinha do motor de partida para a chave de ignição), daí eu o desconectei...
Gilmar
Todo carro tem um fio que sai do comutador de ignição e vai até o motor de partida. Sem ele o automático de partida não receberia corrente para a partida. Entendi que além do fio normal tem mais um, que você acha que é uma gambiarra.
Fica difícil analisar qual a finalidade desse fio extra sem estar com o carro presente.
estou notando que a bobina está aquecendo muito. Será que está ficando ligada direta e eu preciso colocar um relê conforme a sugestão acima?
Nunca se mexe em chicotes elétricos, conectando ou desconectando fios, sem saber de onde eles vêm, se são circuitos
quentes (circuitos que ficam energizados o tempo todo) ou se são circuitos que dependem da posição da chave de ignição. Use uma lâmpada de 12 volts ligada entre o positivo da bateria e a massa (terra) para teste. Isso com a chave de ignição desligada. Se a lâmpada acender, a bobina está sendo alimentada diretamente pela bateria, e com certeza vai superaquecer e possivelmente queimar.
Nesse caso, teria como postar um esquema de ligação para me facilitar a ligação? Eu ficaria muito grato.
Infelizmente não tenho nenhum esquema que possa lhe mostrar. Além disso, não tenho experiência com Monza carburado ou MPFI, na parte de ignição.
Uma coisa eu sei: existem dois tipos de bobina usados em Monza não EFI, as que funcionam com a voltagem do sistema elétrico, que normalmente está em torno dos 14 volts, e as que funcionam com uma voltagem mais baixa, essas necessitam um
shunt (resistor) ou fio resistivo, para não aquecerem demais. Em carros que usam bobina com fio resistivo ou resistor, costuma ter um fio ligando um ponto do automático de partida à bobina de ignição. É um desvio de corrente, para que a corrente vinda do comutador de ignição, corrente essa que só existe enquanto o motorista está acionando o motor de arranque, alimente a bobina sem passar pelo fio resistivo.
Colocar esse desvio em carros que usam bobina que funcionam com 14 volts não vai servir para nada.
Remover esse desvio em carros que usam bobina com fio resistivo pode dificultar a partida se a bateria não estiver 100 por cento.
Abs