Upgrade no tensionador da correia dentada
Enviado: 17 Dez 2017, 11:49
Olá pessoal.
Estou às voltas com um problema na correia dentada, como já relatei em outro tópico.
A correia está frouxa, mesmo com o tensionador atuando, e para corrigir isso preciso girar a bomba d'água, esticando com isso a correia.
Acontece que a referida bomba está instalada há 10 anos, e se for mexida, com certeza vai dar problemas de vazamento.
Para resolver isso eu teria provavelmente de substituir a bomba. Nada demais, é até recomendável substituir a bomba depois de 10 anos, mas a tarefa é chata demais. Tem de remover a polia dentada do virabrequim, a polia dentada do eixo de comando de válvulas, a capa traseira da correia...
Nos Monzas 96 o tensionador da correia dentada já é diferente, ele permite regulagem manual, sem precisar mexer na bomba d'água.
A pergunta que faço é a seguinte: Seria viável adaptar um tensionador desses do 96 nos Monzas anteriores?
Alguém já tentou fazer isso?
Eu nem sei como o tensionador do 96 é preso ao motor.
Eu estive pensando em desmontar um tensionador dos antigos e usiná-lo de forma a poder receber sobre sua base um tensionador do 96.
Abs
Estou às voltas com um problema na correia dentada, como já relatei em outro tópico.
A correia está frouxa, mesmo com o tensionador atuando, e para corrigir isso preciso girar a bomba d'água, esticando com isso a correia.
Acontece que a referida bomba está instalada há 10 anos, e se for mexida, com certeza vai dar problemas de vazamento.
Para resolver isso eu teria provavelmente de substituir a bomba. Nada demais, é até recomendável substituir a bomba depois de 10 anos, mas a tarefa é chata demais. Tem de remover a polia dentada do virabrequim, a polia dentada do eixo de comando de válvulas, a capa traseira da correia...

Nos Monzas 96 o tensionador da correia dentada já é diferente, ele permite regulagem manual, sem precisar mexer na bomba d'água.
A pergunta que faço é a seguinte: Seria viável adaptar um tensionador desses do 96 nos Monzas anteriores?
Alguém já tentou fazer isso?
Eu nem sei como o tensionador do 96 é preso ao motor.
Eu estive pensando em desmontar um tensionador dos antigos e usiná-lo de forma a poder receber sobre sua base um tensionador do 96.
Abs