Bom dia, sei q esse assunto já fui MT discutido aqui ,mas ainda achei uma forma concreta de realizar o serviço, seguinte...
Tenho um Monza 94 efi 2.0 gasolina, comprei um bolo o n20xf ano passado e coloquei ,mês passado comprei um cabeçote roletado completo de uma S10 2.4 (2014) e coloquei o carro ficou show super silencioso , agora eu queria colocar uma injeção mpfi nele, e estou com dúvidas ,tenho uma do Kadett GLS completa , e tbm tenho em mãos uma do Vectra A , alguém poderia ajudar nesse projeto? Abracos ,fico no aguardo! Lembrando tenho uma noção dos serviços ,sou eu mesmo q faço no meu carro!
Injeção mpfi no bloco n20xf
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Injeção mpfi no bloco n20xf
Se já tem o motor completo de um flex (com a roda fônica no virabrequim e o cabeçote com sensor de fase), acho que só vão faltar a flauta com os bicos, a bobina dupla, a bomba de combustível com a linha refeita, o coletor de admissão com o corpo de borboleta eletrônico, o pedal do acelerador eletrônico e a ECU+chicote de um 2.0 flex para ficar um 2.0 flex como original...
Eu pensaria em seguir por este caminho ao invés de uma injeção de kadett / vectra A (mas nada o impede de ir por este outro caminho também... economizaria a parte do coletor/TBI/acelerador eletrônico).
Também vai precisar de uma sonda lambda no escapamento.
Só não sei se vai ter algum problema com o sensor de velocidade (que vai no câmbio).
Eu pensaria em seguir por este caminho ao invés de uma injeção de kadett / vectra A (mas nada o impede de ir por este outro caminho também... economizaria a parte do coletor/TBI/acelerador eletrônico).
Também vai precisar de uma sonda lambda no escapamento.
Só não sei se vai ter algum problema com o sensor de velocidade (que vai no câmbio).
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro SL (Nível 1)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Pensei em seguir tbm pras ecu mais nova, só q aí tem o lance do acelerador eletrônico! Pra mim a do Kadett 98 já está de bom, não pretendo turbinar ou algo do tipo , queria algo mais simples e tbm tirar aquela "panela " dali de cima kkkkkkkkkkkk , a dúvida é a bomba do efi alimenta os 4 bicos do Kadett GLS? E a ligação do módulo como faço pra ligar ele na ignição do Monza é difícil?
-
- Membro SL (Nível 1)
Aaaaaa esse cabeçote não tem sensor de fase , no caso na gaiola q vc fala né? Veio sem pq na S10 ele fica ali aonde fica o distribuidor do Monza aí comprei sem!
- 500EF
- MODERADOR
Se não me engano, a ignição do kadett já deve ser por centelha perdida, com bobina dupla e sem módulo externo de potência (provavelmente os transistores estão lá dentro da ECU).
Se for assim mesmo, para usá-la, você vai ter que eliminar o distribuidor (ou deixa ele lá de enfeite e pendura a bobina em outro lugar) e ligar os cabos de vela nos cilindros na ordem indicada na carcaça dela.
Sobre a bomba, eu já pensaria numa externa "de GTi" (mesma que vinha originalmente nos monzas MPFI e Kadett GSi). Você compra fácilmente por aí (a turma dos turbo adaptados usa muito este modelo).
Ela foi feita para alimentar os 4 bicos a uma pressão de 3 bar (a dos EFI foi feita para trabalhar a 2 bar, se não me engano... Pode ser que dure algum tempo trabalhando a 3bar, mas acho arriscado pifar de uma hora para outra e largar você na rua).
Nova, original, deve custar bem caro. Mas tem as recondicionadas/transformadas de empresas como a Dinâmica Bombas que funcionam muito bem (eu uso uma deles de 12bar no meu carro há anos, alimentando com álcool os 4 bicos da linha + um suplementar) e não são muito caras.
E será bem mais fácil adaptar uma destas do que uma interna no tanque.
Edit: Aqui um link para bomba "de GTi" da dinâmica, por R$ 120,00 (se fosse turbinar, seria melhor pegar o modelo deles para pelo menos 8bar).
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a-flex-_JM
Se for assim mesmo, para usá-la, você vai ter que eliminar o distribuidor (ou deixa ele lá de enfeite e pendura a bobina em outro lugar) e ligar os cabos de vela nos cilindros na ordem indicada na carcaça dela.
Sobre a bomba, eu já pensaria numa externa "de GTi" (mesma que vinha originalmente nos monzas MPFI e Kadett GSi). Você compra fácilmente por aí (a turma dos turbo adaptados usa muito este modelo).
Ela foi feita para alimentar os 4 bicos a uma pressão de 3 bar (a dos EFI foi feita para trabalhar a 2 bar, se não me engano... Pode ser que dure algum tempo trabalhando a 3bar, mas acho arriscado pifar de uma hora para outra e largar você na rua).
Nova, original, deve custar bem caro. Mas tem as recondicionadas/transformadas de empresas como a Dinâmica Bombas que funcionam muito bem (eu uso uma deles de 12bar no meu carro há anos, alimentando com álcool os 4 bicos da linha + um suplementar) e não são muito caras.
E será bem mais fácil adaptar uma destas do que uma interna no tanque.
Edit: Aqui um link para bomba "de GTi" da dinâmica, por R$ 120,00 (se fosse turbinar, seria melhor pegar o modelo deles para pelo menos 8bar).
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a-flex-_JM
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro SL (Nível 1)
Sobe o distribuidor sumir com ele colocar a bobina no lugar original mesmo , a bomba e fácil de resolver....o q está pegando mesmo é a ligação do módulo, como vou ligar o módulo do Kadett na ignição do monza!?
- 500EF
- MODERADOR
Ignição ou injeção?
Não estou entendendo a dúvida.
O sistema de ignição original (distribuidor) do monza será substituído pelo do kadett. Resolvido.
A ECU original também.
Então é como eu já respondi no outro tópico. É só você arrumar um chicote do kadett para ligar na ECU do kadett e completar com os sensores do kadett onde o monza não tinha ou onde ele não for compatível com a injeção do kadett.
Não estou entendendo a dúvida.
O sistema de ignição original (distribuidor) do monza será substituído pelo do kadett. Resolvido.
A ECU original também.
Então é como eu já respondi no outro tópico. É só você arrumar um chicote do kadett para ligar na ECU do kadett e completar com os sensores do kadett onde o monza não tinha ou onde ele não for compatível com a injeção do kadett.
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.