Página 1 de 2

Restauração motor 1.8 Alcool

Enviado: 31 Jul 2018, 12:57
por PLAYMAN
Prezados,

Estou restaurando um monza 85 1.8 Alcool, porem ao desmontar o motor me deparei com uma situação inusitada e peço ajuda para identificação deste caso. O motor possuía kit GNV. Minha suspeita se resume que o antigo dono colocou um motor familia 2 alcool com pistão gasolina e cabeçote fase 1 para uma suposta economia somado ao GNV.
O motor padrão para este modelo/ano seria família 1 1.8, no entanto, alguém pode me ajudar a confirmar se realmente confirma através destas fotos?:

http://forum.monzeiros.com/download/fil ... ew&id=2043
http://forum.monzeiros.com/download/fil ... ew&id=2050
http://forum.monzeiros.com/download/fil ... ew&id=2049
http://forum.monzeiros.com/download/fil ... ew&id=2048
http://forum.monzeiros.com/download/fil ... ew&id=2047
http://forum.monzeiros.com/download/fil ... ew&id=2046
http://forum.monzeiros.com/download/fil ... ew&id=2045
http://forum.monzeiros.com/download/fil ... ew&id=2044
http://forum.monzeiros.com/download/fil ... ew&id=2052


Muito obrigado.

Re: Restauração motor 1.8 Alcool

Enviado: 31 Jul 2018, 13:03
por tyo
o monza em nenhum ano usou familia 1(bloco pequeno) o monza tem FASE 1 e FASE 2 mas todos da familia 2(bloco grande) da gm.O motor não tem defletor de óleo no carter? Se não tiver é o orignal um bloco FASE 1 familia 2 mas me parece que é o original sim.

Re: Restauração motor 1.8 Alcool

Enviado: 31 Jul 2018, 13:36
por PLAYMAN
tyo escreveu: 31 Jul 2018, 13:03 o monza em nenhum ano usou familia 1(bloco pequeno) o monza tem FASE 1 e FASE 2 mas todos da familia 2(bloco grande) da gm.O motor não tem defletor de óleo no carter? Se não tiver é o orignal um bloco FASE 1 familia 2 mas me parece que é o original sim.
Desculpe troquei indevidamente fase 1 por família 1. :))

O diâmetro da cabeça destes pistões std possui 84,8mm.

Não tinha defletor e estava com uma junta de cortiça.

Com esta configuração o motor não apresentou sinais de perda de potência, porem, não acho prudente continuar com uma configuração errada.

Re: Restauração motor 1.8 Alcool

Enviado: 31 Jul 2018, 13:49
por tyo
é um bloco fase 1 mesmo pode ficar tranquilo e está com os pistões std pode retificar sem medo que está completamente original não tem adaptação ai

Re: Restauração motor 1.8 Alcool

Enviado: 31 Jul 2018, 14:48
por Carlos A. Freire
As imagens mostram um motor fase II. É muito difícil identificar por fotos, quando se trata de adaptações. Mas a imagem do motor montado é igual ao fase II, por conta da tampa de válvulas, proteção traseira da correia dentada e por conta do respiro do motor. Os pistões também parecem ser fase II, pois o fase I tem saia maior e biela curta.

Se for confirmado que é um motor fase II, não ande sem o defletor, pois poderá prejudicar a lubrificação do motor. Nos motores fase I o defletor fica no próprio carter, por isso ele usa junta de cortiça.

Abs,

Carlos Freire

Re: Restauração motor 1.8 Alcool

Enviado: 31 Jul 2018, 18:26
por tyo
mas o dimetro dos pistões serem 84,8 não é do fase um carlos?

Re: Restauração motor 1.8 Alcool

Enviado: 31 Jul 2018, 22:47
por Gilmar Martins
Então tyo, o motor é 1.8 não 2.0, não seria o caso? Pois no Manual do Monza que eu tenho, o diâmetro do cilindro 1.8 é exatamente 84.8.

Re: Restauração motor 1.8 Alcool

Enviado: 01 Ago 2018, 06:00
por Carlos A. Freire
tyo escreveu: 31 Jul 2018, 18:26 mas o dimetro dos pistões serem 84,8 não é do fase um carlos?
Tyo, o motor 1.8, fase I e fase II do Monza tem o mesmo diâmetro de cilindros, mas difere em muitas outras peças, entre elas o pistão e biela.

Pistão 1.8 álcool fase I:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 2-a-85-_JM

Pistão 1.8 álcool fase II
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -monza-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... ed-075-_JM

Abs,

Carlos Freire