Olá pessoal. Como sabem, possuo um Vectra 97 há alguns anos. Há uns 10 dias quando cheguei de uma breve viajem fui manobrá-lo para colocar na garagem e surpresa!!! partiu a mangueira de pressão da direção hidráulica. Consultado o Club do Vectra recebi algumas dicas, mas será que alguém dos colegas tem algumas dicas de como retirar a bendita mangueira para fazer o reparo? Como não tenho elevador e nem possuo rampa, apenas macaco e cavalete estou tendo dificuldade de identificar onde a mangueira se conecta na caixa de direção. Possuo o manual de reparação do Vectra, mas ele não fornece os detalhes.
Por que não levei para uma oficina? Bem só se for com guincho por que aqui onde moro não há oficina que faça o serviço. Só em Bauru que fica uns 60 quilômetros.
Aguardo algumas dicas. Estou com parte do sistema desmontado e um pouco desorientado.
Gilmar
mas qual mangueira ta danificada ? a de alta pressao ou de retorno ?
pra começar vai ter lambuzeira de oleo de qualquer jeito entao cuidado quando escorrer pois nao pode cair em nada de borracha , lã, tecido etc.... pois esse oleo come mesmo ,
digo isso porque ja mexi nas do meu monza e te falo que é um serviço nojento de fazer , em vectra entao ! achoq ue só por baixo pois os tubos sao cumpridos , no cep chev so de ver ja da agonia kkkkkkkkkkkk
no monza pra remover da caixa existe uma ferramenta especifica geralmente nao é vendida e sim feita devido ao angulo da porca/rosca e espaço
no vectra sao tubos bem cumpridos e com muitas presilhas e as conecçoes na caixa sao diferentes
mas , se a turma do vectra de deram uns toques , qual a duvida especificamente ?
voce pode fazer mas tomando esses cuidados pois vectra 97> é trabalhoso
Boa Dutra, é a mangueira de alta pressão. Acho que será preciso remover a bomba, não tem espaço para a mangueira sair por baixo. O problema é a conexão na caixa, é muito apertado o espaço.
Já desconectei o terminal na bomba, mas ainda não consegui acesso na caixa. E fazer o serviço deitado não é brincadeira.
O problema é que vazou muito rápido não daria para chegar até a cidade com recursos. Então estou arriscando.
Sobre o monza, eu já substitui a caixa uma vez de um SL/E há um bom tempo. Foi trabalhoso, mas no monza tem muito mais espaço.
Obrigado pelas dicas,
Gilmar
No Vectra B a caixa de direção fica fixada no agregado e não na carroceria. O serviço é melhor executado por baixo do carro, caso falte espaço solte o agregado.
nao me lembro ao certo se era a mangueira da direçao hidraulica , mas um colega meu que teve um vectra b que por sinal um azul cromatico lindo teve um problema chatissimo com esse sistema, pois tinha uma polia que ficava roçando num tubo em razao de sao estar bem colocado , nao sei se era por causa de presilhas ou suporte ,e chegava a cortar essa mangueira .
entao veja direitinho como esta montado e como vai remontar já que desmontou alguma coisa ( tire fotos ou marque n papel se tiver duvida) , a turma do vectra pode te orientar tambem ,
no meu o maior trabalho que tive pra tropcar a mangueira de alta foi soltar da caixa , em razao de 2 coisas , 1 > tive de estragar a espuma de acabamento pra entrar cina chave e 2 > tive de usar uma ferramenta hidraulica ajustavel usado em torneiras etc... em razao do angulo da rosca na caixa , fora a lambuzeira rsrsrsrsrr
Muito obrigado Luiz (Rio) Eu precisava justamente desse esquema, pois no manual que possuo não aparece. Me ajudará muito. Esses dias estou sem tempo para continuar o trabalho, mas acredito que agora ficou muito mais fácil de identificar os pontos críticos. Não será muito fácil. Um colega do Club do Vectra disse que demorou umas 3 horas para desmontar e 2 horas para colocar a nova. Eu provavelmente demorarei muito mais. Até agora já retirei para choque, alma e desconectei na bomba, também já consegui desconectar as presilhas até na longarina próxima da caixa mas falta o mais difícil que são as presilhas do agregado e a conexão na caixa, tem que fazer o serviço deitado debaixo do carro, por que não tenho rampa. e com a mina idade já não está mais ajudando. Mas como disse com o esquema que me mandou será mais fácil de localizar os pontos críticos das presilha.
Muito obrigado mesmo.
Abraços.
Olá Dutra. A mangueira que costuma ser roçada pela ventoinha do ar condicionado na verdade é um tubo de alumínio (?) de retorno que serve como radiador que atravessa na frente do condensador do ar condicionado e retorna para o reservatório da bomba da direção. Quando retirei o para choque vi que no meu Vectra ele já sofreu o "acidente", uma vez que já há sinais de uma solda.
Muito obrigado pelas orientações e sugestões.
Abraços,
Gilmar