R-12, R-134a, R-1234yf ou CO2?
Enviado: 21 Mai 2019, 19:25
Olá pessoal.
Enquanto aqui no Monzeiros a gente discute se é melhor substituir o gás R-12 de nossos Monzas anteriores a 1996 por R-134a ou misturas alternativas, o mundo já está lá na frente.
Nos EUA, por exemplo, carros novos estão proibidos de sair de fábrica após 2012 com sistemas contendo R-134a.
Na Europa, a Daymler Bens, fabricante do Mercedes Bens, não aprovou o novo gás que é agora obrigatório nos EUA, pelo fato dele ser inflamável (e explosivo em certas circunstâncias. Está usando o gás CO² nos seus veiculos.
No Brasil a conversa ainda fica por conta do R-134a. Todo carro novo por aqui sai de fábrica com esse fluido no seu sistema de ar condicionado.
No futuro teremos de novo o problema.
O R-1234yf etá sendo adotado por agredir a camada de ozônio ainda menos do que o R-134, mas seu preço é 10 vezes maior do que este. Talvez daqui a alguns anos, como costuma acontecer, ele ficará mais barato.
Quem se interessar pela matéria completa, aqui está o link:
https://www.webarcondicionado.com.br/sa ... automoveis
Abs
Nota: Eu preferi postar esse tópico na seção de Carros - Outras marcas e veículos pelo fato do assunto não ser exclusivo de Monza. Peço a vocês que evitem postar coisas tipo "mudei do R-12 para R-134 sem nenhuma modificação e está gelando" ou coisa assim. Minha postagem é só para que mais gente conheça a evolução dos gases pelo mundo. Se a administração do fórum achar que o tópico está em lugar errado, por favor mudar o mesmo de lugar. Abs
Enquanto aqui no Monzeiros a gente discute se é melhor substituir o gás R-12 de nossos Monzas anteriores a 1996 por R-134a ou misturas alternativas, o mundo já está lá na frente.
Nos EUA, por exemplo, carros novos estão proibidos de sair de fábrica após 2012 com sistemas contendo R-134a.
Na Europa, a Daymler Bens, fabricante do Mercedes Bens, não aprovou o novo gás que é agora obrigatório nos EUA, pelo fato dele ser inflamável (e explosivo em certas circunstâncias. Está usando o gás CO² nos seus veiculos.
No Brasil a conversa ainda fica por conta do R-134a. Todo carro novo por aqui sai de fábrica com esse fluido no seu sistema de ar condicionado.
No futuro teremos de novo o problema.
O R-1234yf etá sendo adotado por agredir a camada de ozônio ainda menos do que o R-134, mas seu preço é 10 vezes maior do que este. Talvez daqui a alguns anos, como costuma acontecer, ele ficará mais barato.
Quem se interessar pela matéria completa, aqui está o link:
https://www.webarcondicionado.com.br/sa ... automoveis
Abs
Nota: Eu preferi postar esse tópico na seção de Carros - Outras marcas e veículos pelo fato do assunto não ser exclusivo de Monza. Peço a vocês que evitem postar coisas tipo "mudei do R-12 para R-134 sem nenhuma modificação e está gelando" ou coisa assim. Minha postagem é só para que mais gente conheça a evolução dos gases pelo mundo. Se a administração do fórum achar que o tópico está em lugar errado, por favor mudar o mesmo de lugar. Abs