Eu estava curioso para conhecer o motor TSI que alguns modelos de carros da Volkswagen trazem atualmente.
Trata-se, para quem não sabe, de um motor com 1.0 litro de cilindrada, 3 cilindros e 12 válvulas, turbo e com várias novidades que tornam esse motor um dos mais potentes e econômicos na categoria. Para se ter uma idéia, ele fornece 20,4 Kg de torque já a 2000 RPM. Nossos Monzas com motor 2.0 à gasolina fornecem 16,6 Kg a uma rotação bem mais alta.
Mas confesso que balancei ao ver as informações do referido motor. Muitas de suas partes são descartáveis, não se pode retificar ou substituir, só trocando o conjunto maior ou mesmo o motor parcial.
Por outro lado existem muitos componentes a mais do que num motor de automóvel normal. A página abaixo mostra detalhes do motor.
Eu, se tinha algum interesse em adquirir um carro com esse motor, depois de ler a matéria perdi metade do interesse. Automóvel com motor de avião.

Ah, além de muitas partes desse motor não serem passíveis de reparo, o que se pode fazer exige ferramentas e conhecimento que dificilmente uma oficina independente vai ter. O proprietário fica na mão de concessionárias.
https://omecanico.com.br/ed-286-motor-d ... ment-63774
Abs