Fala, Lucas. Tudo ótimo?
Existem diversas receitas internet afora.
Como dizem por aí no mundo da preparação, o céu (e o seu bolso) são o limite
Depende do quanto você quer (potência) e o quanto ($$$) está disposto a gastar
Existem receitas aspiradas: comando maior, cabeçote "dutado", carburador maior (ou injeção) e por aí vai...
Ou as receitas turbo: (turbina, coletor de escape, mangueiras, manômetros, bomba de combustível...), e que, dependendo da potência desejada ainda podem vir outras peças juntas (pistões, bielas forjadas, etc).
Na minha opinião, se for optar pra uma preparação aspirada, EU (Eu, Ramon) não mexeria no motor do Monza. Optaria pelo motor do Astra 140 cv (modelos de 2009 em diante) que é de fácil adaptação, junto com uma injeção Fueltech pra gerenciar tudo isso. Afinal, o motor do Monza é bem arcaico e tem em média de apenas 100cv (se for carburado igual o meu). E tirar 40cv de um motor desses aspirado, sai mais caro e não fica tão bom quanto um motor original com a mesma potência. Se fosse mexer no motor original, você ia precisar por comando maior, mexer bastante coisa de cabeçote, mexer em carburador/injeção e por aí vai. No fim, teria um motor quadrado, beberrão e com a durabilidade comprometida.
Por o motor do Astra é mais "fácil" e barato se for optar pelo motor aspirado. E de quebra, já teria 140cv "de cara".
Agora, se for turbo. Compre o kit, verifique o estado do motor, instale e seja feliz
Mas, pra responder sua dúvida com exatidão, preciso saber quanto você deseja de potência e o quanto está disposto a gastar pra isso. Porque opções e receitas, são quase infinitas
