Ventoinha e compressor ativando ao dar a partida

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Felipe Sak
Mensagens: 6
Registrado em: 08 Jul 2024, 16:32
Cidade: Paulo Frontin
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Ventoinha e compressor ativando ao dar a partida

Mensagem não lida por Felipe Sak »

Boa tarde.
Tenho um Monza GLS 93/94, o qual decidi consertar o ar-condicionado que já não funcionava há anos.

O primeiro problema detectado, foi um furo no condensador, o qual devido o ano, não achei para comprar, portanto acabei adaptando um modelo universal, porém com características muito parecidas do original.

Terminado o processo de instalação, injeção de gás, recebi o carro novamente.

Porém, ao receber o carro, notei que no momento da partida do motor, a ventoinha do radiador aciona na velocidade máxima, e que o ar-condicionado também aciona, mesmo com a chave na posição desligado.

Este modelo do Monza, possui dois relés para controle de velocidade da ventoinha, um relé de baixa velocidade, e um de alta. Consultando na caixa de fusíveis, notei que o relé de baixa velocidade está faltando, o que poderia solucionar o problema do acionamento direto em velocidade alta.

Agora o que me deixa em dúvida, é o por que o ar-condicionado está acionando mesmo com a chave na posição desligado?

Levei o carro em um eletricista de confiança, mas estou aguardando diagnóstico.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17868
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha e compressor ativando ao dar a partida

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Certamente a chave e ou alavanca de acionamento estão com problemas. É um defeito comum e já muito debatido aqui no fórum, em outros tópicos sobre o mesmo assunto.
Para o ano do seu Monza, a primeira velocidade só entra com ar condicionado ligado. Com o ar desligado, a ventoinha vai entrar quando marcador chegar em 1/2 do instrumento e acionar a segunda velocidade. Ou seja, sem ar só funciona uma velocidade.

Abas,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4250
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha e compressor ativando ao dar a partida

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Para o ano do seu Monza, a primeira velocidade só entra com ar condicionado ligado. Com o ar desligado, a ventoinha vai entrar quando marcador chegar em 1/2 do instrumento e acionar a segunda velocidade. Ou seja, sem ar só funciona uma velocidade.
Acrescentando mais detalhes, para um melhor entendimento de como a eletro ventilador funciona no Monza 94:
1- com ar desligado, quando o ponteiro da temperatura atinge 1/2 do mostrador, vai entrar a velocidade máxima da ventoinha. Ela será desligada quando o ponteiro baixar para 1/4 do mostrador. A velocidade mínima nunca entra, para desespero dos nossos ouvidos e os ouvidos de quem está por perto.

2- a) ao se ligar o ar, automaticamente o eletro ventilador entra em funcionamento, desta vez na velocidade mínima, e permanece assim até que o ar ou o motor sejam desligados. Já li por aí que no Monza o eletro ventilador desliga automaticamente quando o carro atinge determinada velocidade (90Km/h). https://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?t=28710 . Nunca pude confirmar se isso de fato existe. Estive para instalar uma luz piloto para testar essa particularidade, mas nunca o fiz. Se alguém já testou na prática essa característica do Monza, poste aqui.

2-b) se durante o funcionamento do ar condicionado a pressão de gás do ar no condensador (que fica na frente do radiador do motor) subir demais, o eletro ventilador também entra na velocidade máxima, mesmo que o ponteiro da temperatura do motor esteja abaixo de 1/2. Isso é para evitar que o gás entre em forma líquida no compressor, o que iria detoná-lo.

Se não me engano, essa modificação foi implementada para evitar superaquecimento do motor. No Monza 95 a coisa toda funciona de modo muito mais silencioso, sem problemas. No meu antigo 95, com ar desligado, quando o indicador de temperatura atingia 1/2 do mostrador, entrava a baixa velocidade. Com o ar ligado, inicialmente o eletro ventilador não entrava. Só entrava, e aí na alta velocidade, se a pressão do gás no condensador atingisse certo valor. Era muito mais confortável aos ouvidos e nunca tive problemas de superaquecimento. E moro no Rio de Janeiro, onde faz muito calor.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17868
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha e compressor ativando ao dar a partida

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 15 Jul 2024, 10:42 Com o ar ligado, inicialmente o eletro ventilador não entrava. Só entrava, e aí na alta velocidade
Está certo disso?
No meu Monza GLS 96 2.0 EFI gasolina, quando ligo o ar, seja em qualquer situação a ventoinha já arma no mesmo instante. Ela arma na velocidade baixa e depois de um tempo vai para alta e fica alternando entre baixa e alta conforme necessidade de pressão do AC e temperatura do motor.
Lembro quando tive problemas na alavanca, que tinha dificuldade de desligar o ar, ao dar partida a ventoinha já entrava direto. Depois corrigi esse defeito e funciona bem até hoje.

Com outros Monza 96 de amigos fazem a mesma coisa.

Por outro lado, os modelos 96 movidos a álcool atuam da mesma forma dos 94. Pude comprovar isso recentemente, em um Monza GLS 96 2.0 EFI álcool que um amigo comprou recentemente e, no Encontro do Monza Clube deste ano em Santo André, comprovamos a mesma coisa em ou Monza GLS 2.0 EFI álcool de um participante do evento.

Então, chegamos a conclusão que apenas os modelos com motor movido à gasolina foram alterados.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3580
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Ventoinha e compressor ativando ao dar a partida

Mensagem não lida por tyo »

Só para complementar o tópico, o meu que é carburado funciona assim:
Com ar desligado a ventoinha liga bem pouco abaixo do meio (cebolão de 92 graus) direto na segunda velocidade.
Com ar ligado a ventoinha já aciona a primeira velocidade não importa a temperatura e a segunda velocidade entra conforme a pressão no sistema de ar condicionado. Uma caracteristica que eu acho muito ruim do Monza é não ter como desligar o compressor quando a alavanca está na posição do desembaçador.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4250
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha e compressor ativando ao dar a partida

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑15 Jul 2024, 10:42
Com o ar ligado, inicialmente o eletro ventilador não entrava. Só entrava, e aí na alta velocidade
Carlos Freire respondeu:
Está certo disso?
Sim. Comprei o 94/95 com 28.000 Km rodados e todas as revisões feitas na rede Chevrolet. É pouco provável que alguém tenha modificado alguma coisa nele. Levei um susto quando comprei o 94, já na primeira vez que saí com ele me assustei com o barulho do eletroventilador. No anterior o barulho só aparecia com ar ligado, nesse 94 tanto faz o ar ligado ou não.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17868
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha e compressor ativando ao dar a partida

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 15 Jul 2024, 20:26

Sim. Comprei o 94/95 com 28.000 Km rodados e todas as revisões feitas na rede Chevrolet. É pouco provável que alguém tenha modificado alguma coisa nele. Levei um susto quando comprei o 94, já na primeira vez que saí com ele me assustei com o barulho do eletroventilador. No anterior o barulho só aparecia com ar ligado, nesse 94 tanto faz o ar ligado ou não.

Abs
Achei estranho, pois nunca vi Monza algum não ligar a ventoinha ao acionar o ar condicionado.
Até mesmo a maioria dos carros acionou o ar condicionado à ventoinha dispara no mesmo instante. Alguns tem duas ventoinhas uma dedicada ao ar condicionado, mas no Monza mesmo nunca vi ficar com a ventoinha parada com compressor acionado.

Mas se confirmou, beleza. Fica mais uma condição que pode acontecer com o Monza.

Quanto ao não funcionamento da ventoinha em velocidades acima de 80km/h, pode ser verificado através de scanner.
Eu nunca fiz esse teste, pois teria que rodar uns bons KM para acessar uma rodovia e mais outros KM para o retorno.
Um amigo que tem aquele leitor databord do Maiko, disse ter conferido e não aciona mesmo.
Ele deixa o aparelho instalado constantemente no painel do carro.
Também é possível verificar pelo ponteiro do voltímetro do painel, que dá uma pequena mexida quando entra ou sai a ventoinha. Eu mesmo sempre esqueço de observar isso, rs!
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Felipe Sak
Mensagens: 6
Registrado em: 08 Jul 2024, 16:32
Cidade: Paulo Frontin
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha e compressor ativando ao dar a partida

Mensagem não lida por Felipe Sak »

Ontem finalmente fui buscar o carro no eletricista.

Infelizmente como ele não é especialista em A/C, não pode corrigi-lo, mas apontou que os sensores, de temperatura do A/C, pressostato e afins, estariam causando o problema. Principalmente o sensor de temperatura, que não está funcionando.

Entretanto, seria importante fazer uma avaliação geral, para detectar outros problemas.

De quebra, agora as duas velocidades da ventoinha do radiador voltaram a trabalhar corretamente. Preferi deixar o A/C sem funcionar, do que ferver o motor que está praticamente novo ~20mil km.
Responder