Página 1 de 1
Dificuldade no segundo estágio da ventoinha
Enviado: 12 Fev 2025, 20:02
por GuiQ
Pessoal, espero que possam me ajudar... Meu carro é um Monza GL 94 2.0 álcool com ar condicionado. O segundo estágio da ventoinha só está ligando com a temperatura lá em cima (3/4 do ponteiro), quando acende a luz da temperatura. Se eu deixar o carro chegar até o meio do ponteiro, desligar o motor e religar em seguida, o segundo estágio arma como deveria ser normalmente. Olhei a resistência e está normal, marcando 0,6 no multímetro, troquei o relé com outros da caixa de fusível e continua tudo igual. Alguém pode dar uma luz do que pode ser? Será problema de central ou pode ser outra coisa ainda?
Re: Dificuldade no segundo estágio da ventoinha
Enviado: 12 Fev 2025, 21:40
por Carlos A. Freire
Para o ano e combustível do seu Monza, com ar desligado só funciona a segunda velocidade da ventoinha mesmo. A primeira velocidade, que é feita através da resistência fixada na ventoinha, só vai funcionar quando ligar o ar condicionado.
Com relação a temperatura no painel, recomendo aferir com scanner e um termômetro de mira a laser para sa em se o marcador está correto ou errado e, se o motor está mesmo super aquecendo e o sensor CTS está informado errado a UCE.
Se estiver super aquecendo, verificar se as duas mangueiras que saem da parte de trás do cavalete da válvula termostática, posicionado atrás da correia dentada, não estão invertidas.
A saída de cima vai no ar quente e a debaixo vai no coletor de admissão. Se o ar quente estiver desativado, vai um tampão na saída de cima.
Re: Dificuldade no segundo estágio da ventoinha
Enviado: 13 Fev 2025, 13:00
por GuiQ
Carlos A. Freire escreveu: ↑12 Fev 2025, 21:40
Para o ano e combustível do seu Monza, com ar desligado só funciona a segunda velocidade da ventoinha mesmo. A primeira velocidade, que é feita através da resistência fixada na ventoinha, só vai funcionar quando ligar o ar condicionado.
Com relação a temperatura no painel, recomendo aferir com scanner e um termômetro de mira a laser para sa em se o marcador está correto ou errado e, se o motor está mesmo super aquecendo e o sensor CTS está informado errado a UCE.
Se estiver super aquecendo, verificar se as duas mangueiras que saem da parte de trás do cavalete da válvula termostática, posicionado atrás da correia dentada, não estão invertidas.
A saída de cima vai no ar quente e a debaixo vai no coletor de admissão. Se o ar quente estiver desativado, vai um tampão na saída de cima.
Sim, as mangueiras estão na posição correta. A válvula termostática e o sensor que vai nela são novos. O problema todo é o carro funcionar e não acionar o segundo estágio quando o ponteiro chega no meio e só acionar quando bate nos 3/4 de painel e acende a luz de temperatura ou quando chega no meio do ponteiro, desligo e ligo o carro.
Re: Dificuldade no segundo estágio da ventoinha
Enviado: 13 Fev 2025, 13:05
por Carlos A. Freire
GuiQ escreveu: ↑13 Fev 2025, 13:00
Sim, as mangueiras estão na posição correta. A válvula termostática e o sensor que vai nela são novos. O problema todo é o carro funcionar e não acionar o segundo estágio quando o ponteiro chega no meio e só acionar quando bate nos 3/4 de painel e acende a luz de temperatura ou quando chega no meio do ponteiro, desligo e ligo o carro.
Ok, então siga as outras recomendações.
Abs,
Carlos Freire
Re: Dificuldade no segundo estágio da ventoinha
Enviado: 15 Fev 2025, 14:06
por Cheistopherdomonza
Boa tarde. A minha resistência está queimada, então o conector dela está desligado, correto. Porém a ventoinha liga quando o ponteiro da temperatura chega no meio e desliga depois de esfriar o motor, até aí tudo bem. Mas quando liga eu ligo o conector da resistência queimada o eletroventilador fica ligado direto.
Se eu trocar a resistência ele volta a ligar assim que o carro começar esquentar um pouco?
Está há muito tempo queimada e fuçando aqui nos tópicos; vi que ela controla o primeiro estágio que é antes de chegar no meio o ponteiro da temperatura, correto isso?
Estou com receio de comprar a resistência nova e quando conectar ela fazer o msm ( ficar ligada direto).
Re: Dificuldade no segundo estágio da ventoinha
Enviado: 15 Fev 2025, 17:46
por Carlos A. Freire
Cheistopherdomonza escreveu: ↑15 Fev 2025, 14:06
Boa tarde. A minha resistência está queimada, então o conector dela está desligado, correto. Porém a ventoinha liga quando o ponteiro da temperatura chega no meio e desliga depois de esfriar o motor, até aí tudo bem. Mas quando liga eu ligo o conector da resistência queimada o eletroventilador fica ligado direto.
Se eu trocar a resistência ele volta a ligar assim que o carro começar esquentar um pouco?
Está há muito tempo queimada e fuçando aqui nos tópicos; vi que ela controla o primeiro estágio que é antes de chegar no meio o ponteiro da temperatura, correto isso?
Estou com receio de comprar a resistência nova e quando conectar ela fazer o msm ( ficar ligada direto).
O funcionamento da ventoinha com ar desligado para o ano do seu Monza já foi descrito acima.
Para esse ano, com ar desligado não entra a primeira velocidade.
A resistência é muito importante para primeira velocidade com ar condicionado ligado. Se ela está aberta, faça a correção. A montadora não iria colocar a peça a toa e perder valores $$ a toa. Se está no carro é importante e faça a correção.
Para o ano e combustível do seu Monza, com ar desligado, a ventoinha arma aos 101°C , no painel 1/2 de escala e desarma perto de 1/4 de escala, aos 94°C.
Funcionamento de primeira e segunda velocidade sa ventoinha, somente com ar ligado.