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Reparo da caixa de fusível do Monza
Enviado: 13 Set 2025, 20:32
por Cheistopherdomonza
Boa noite pessoal.
É o seguinte, como a alegria de pobre dura pouco, eu vim aqui contar um relato e buscar uma solução.
O meu Monza estava andando há quase 2 anos e meio sem o VSS e desde então só dor de cabeça e eu pensando ser IE e etc... enfim, solucionei trocando o VSS, porém, percebi que ele funcionava e parava de funcionar mesmo com todos fios conectados e certos. Comecei ficar nervoso até perceber que toda vez que eu mexia no fusível J2 que é dele, funcionava… então deduzi que é o próprio encaixe lá na caixa de fusíveis que está ruim…
Eu quero solucionar o problema fazendo uma adaptação de continuar usando o fusível 10A no J2, mas tirar ele da caixa, entenderam?
Algo externo... e aí queria saber se acho peças específicas para ligar os fios que são do J2 soldando os fios num novo encaixe de fusível como se fosse dentro da caixa de fusível só que por fora.
Esse aqui vai me atender?
https://br.shp.ee/4Q2Uddd
Re: Reparo da caixa de fusível do Monza
Enviado: 15 Set 2025, 16:39
por Carlos A. Freire
Boa tarde.
Sim, pode adquirir um porta fusíveis com rabicho e fazer a ligação do J2 que mencionou ir para esse novo porta fusíveis que instalar.
Se houver slot livre dentro da caixa de fusíveis, também pode passar a ligação para esse local. Alguns deles é preciso colocar terminais.
Abs,
Carlos Freire
Re: Reparo da caixa de fusível do Monza
Enviado: 19 Set 2025, 22:08
por Cheistopherdomonza
Carlos A. Freire escreveu: ↑15 Set 2025, 16:39
Boa tarde.
Sim, pode adquirir um porta fusíveis com rabicho e fazer a ligação do J2 que mencionou ir para esse novo porta fusíveis que instalar.
Se houver slot livre dentro da caixa de fusíveis, também pode passar a ligação para esse local. Alguns deles é preciso colocar terminais.
Abs,
Carlos Freire
Problema resolvido! Porém, tem uma coisa que estava/está acontecendo. Eu sabia que o VSS parava de funcionar assim que ligava o carro, pq ele ficava confuso e apagava nas freiada, o velocímetro marca velocidade errada e pq o conta giro voltava a funcionar… sim, doideira!
Pq agora que o VSS funciona bem e estabiliza o carro bonitinho o conta giro não funciona. Mas quando eu desligo o VSS no chicote propositalmente o conta giro volta ao seu funcionamento normal e o carro fica uma loucura né pq o VSS está desligado… E eu não estou entendendo essa situação chata que me tira os cabelos!
Obs: Eu prefiro o carro inteligente com o VSS funcionando do que o conta giro. Mas queria uma opinião de ajuda sobre como lidar com esse defeito.
Re: Reparo da caixa de fusível do Monza
Enviado: 20 Set 2025, 08:40
por Carlos A. Freire
Cheistopherdomonza escreveu: ↑19 Set 2025, 22:08
Problema resolvido! Porém, tem uma coisa que estava/está acontecendo. Eu sabia que o VSS parava de funcionar assim que ligava o carro, pq ele ficava confuso e apagava nas freiada, o velocímetro marca velocidade errada e pq o conta giro voltava a funcionar… sim, doideira!
Pq agora que o VSS funciona bem e estabiliza o carro bonitinho o conta giro não funciona. Mas quando eu desligo o VSS no chicote propositalmente o conta giro volta ao seu funcionamento normal e o carro fica uma loucura né pq o VSS está desligado… E eu não estou entendendo essa situação chata que me tira os cabelos!
Obs: Eu prefiro o carro inteligente com o VSS funcionando do que o conta giro. Mas queria uma opinião de ajuda sobre como lidar com esse defeito.
Bom dia.
Tem algumas coisas ai que não faz sentido. Se o seu Monza GLS 94 está com painel original, o analógico de ponteiros, o VSS não tem interferência alguma na marcação da velocidade, estando conectado ou não. O velocímetro funciona com movimento rotacional de um cabo de aço. O VSS vai indicar a UCE se o veículo está parado, andando e a qual velocidade, para ela com essa informação e de demais sensores, calcular a estratégia de funcionamento para aquela situação do momento. Sem o VSS ela não sabe se o veículo está parado ou andando, por isso que sem ele, ao parar causa instabilidade na marcha lenta.
Agora, se no seu Monza GLS 94 estiver com a adaptação do painel digital, aí sim o VSS tem total função na marcação da velocidade, já que nesse caso não há cabo de aço para movimentar o velocímetro e o marcados se baseia nos pulsos do VSS.
Com relação ao conta giros, aí também não faz sentido. O tacômetro (conta giros) recebe tensão do pós chave linha 15, tem o aterramento e o sinal de referência vem do negativo da bobina de ignição.
Acredito que deva ter um problema no painel com trilha de aterramento, que está afetando o funcionamento do tacômetro... É um caso de avaliação de defeito a ser feito com o carro presente.
Abs,
Carlos Freire
Re: Reparo da caixa de fusível do Monza
Enviado: 20 Set 2025, 13:29
por Cheistopherdomonza
Carlos A. Freire escreveu: ↑20 Set 2025, 08:40
Cheistopherdomonza escreveu: ↑19 Set 2025, 22:08
Problema resolvido! Porém, tem uma coisa que estava/está acontecendo. Eu sabia que o VSS parava de funcionar assim que ligava o carro, pq ele ficava confuso e apagava nas freiada, o velocímetro marca velocidade errada e pq o conta giro voltava a funcionar… sim, doideira!
Pq agora que o VSS funciona bem e estabiliza o carro bonitinho o conta giro não funciona. Mas quando eu desligo o VSS no chicote propositalmente o conta giro volta ao seu funcionamento normal e o carro fica uma loucura né pq o VSS está desligado… E eu não estou entendendo essa situação chata que me tira os cabelos!
Obs: Eu prefiro o carro inteligente com o VSS funcionando do que o conta giro. Mas queria uma opinião de ajuda sobre como lidar com esse defeito.
Bom dia.
Tem algumas coisas ai que não faz sentido. Se o seu Monza GLS 94 está com painel original, o analógico de ponteiros, o VSS não tem interferência alguma na marcação da velocidade, estando conectado ou não. O velocímetro funciona com movimento rotacional de um cabo de aço. O VSS vai indicar a UCE se o veículo está parado, andando e a qual velocidade, para ela com essa informação e de demais sensores, calcular a estratégia de funcionamento para aquela situação do momento. Sem o VSS ela não sabe se o veículo está parado ou andando, por isso que sem ele, ao parar causa instabilidade na marcha lenta.
Agora, se no seu Monza GLS 94 estiver com a adaptação do painel digital, aí sim o VSS tem total função na marcação da velocidade, já que nesse caso não há cabo de aço para movimentar o velocímetro e o marcados se baseia nos pulsos do VSS.
Com relação ao conta giros, aí também não faz sentido. O tacômetro (conta giros) recebe tensão do pós chave linha 15, tem o aterramento e o sinal de referência vem do negativo da bobina de ignição.
Acredito que deva ter um problema no painel com trilha de aterramento, que está afetando o funcionamento do tacômetro... É um caso de avaliação de defeito a ser feito com o carro presente.
Abs,
Carlos Freire
O velocímetro funciona com ou sem o VSS, o que acontece é que com o VSS desconectado a marcação da velocidade fica errada, se estou a 40kmh ele marca 60km/h, mas isso eu resolvi colocando o VSS e tudo bem voltou ao normal. O impasse é que quando o VSS está desconectado o tacômetro FUNCIONA e quando ele está conectado o tacômetro NÃO FUNCIONA. Eu vou tirar um tempo para mexer na fiação e averiguar.
Re: Reparo da caixa de fusível do Monza
Enviado: 20 Set 2025, 14:45
por tyo
Cheistopherdomonza escreveu: ↑20 Set 2025, 13:29
Carlos A. Freire escreveu: ↑20 Set 2025, 08:40
Cheistopherdomonza escreveu: ↑19 Set 2025, 22:08
Problema resolvido! Porém, tem uma coisa que estava/está acontecendo. Eu sabia que o VSS parava de funcionar assim que ligava o carro, pq ele ficava confuso e apagava nas freiada, o velocímetro marca velocidade errada e pq o conta giro voltava a funcionar… sim, doideira!
Pq agora que o VSS funciona bem e estabiliza o carro bonitinho o conta giro não funciona. Mas quando eu desligo o VSS no chicote propositalmente o conta giro volta ao seu funcionamento normal e o carro fica uma loucura né pq o VSS está desligado… E eu não estou entendendo essa situação chata que me tira os cabelos!
Obs: Eu prefiro o carro inteligente com o VSS funcionando do que o conta giro. Mas queria uma opinião de ajuda sobre como lidar com esse defeito.
Bom dia.
Tem algumas coisas ai que não faz sentido. Se o seu Monza GLS 94 está com painel original, o analógico de ponteiros, o VSS não tem interferência alguma na marcação da velocidade, estando conectado ou não. O velocímetro funciona com movimento rotacional de um cabo de aço. O VSS vai indicar a UCE se o veículo está parado, andando e a qual velocidade, para ela com essa informação e de demais sensores, calcular a estratégia de funcionamento para aquela situação do momento. Sem o VSS ela não sabe se o veículo está parado ou andando, por isso que sem ele, ao parar causa instabilidade na marcha lenta.
Agora, se no seu Monza GLS 94 estiver com a adaptação do painel digital, aí sim o VSS tem total função na marcação da velocidade, já que nesse caso não há cabo de aço para movimentar o velocímetro e o marcados se baseia nos pulsos do VSS.
Com relação ao conta giros, aí também não faz sentido. O tacômetro (conta giros) recebe tensão do pós chave linha 15, tem o aterramento e o sinal de referência vem do negativo da bobina de ignição.
Acredito que deva ter um problema no painel com trilha de aterramento, que está afetando o funcionamento do tacômetro... É um caso de avaliação de defeito a ser feito com o carro presente.
Abs,
Carlos Freire
O velocímetro funciona com ou sem o VSS, o que acontece é que com o VSS desconectado a marcação da velocidade fica errada, se estou a 40kmh ele marca 60kmh mas isso eu resolvi colocando o VSS e tudo bem voltou ao normal. O impasse é que quando o VSS está desconectado o tacômetro FUNCIONA e quando ele está conectado o tacômetro NÃO FUNCIONA. Eu vou tirar um tempo pra mexer na fiação e averiguar
Se o painel é analógico não tem sentido nenhum o VSS ligado ou desligado mudar a marcação da velocidade, ele não influencia em absolutamente nada.