MONZA EFI SEM CENTELHA

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
ojoaovs
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MONZA EFI SEM CENTELHA

Mensagem não lida por ojoaovs »

Tenho um Monza GL 95, e anteontem parou de sair centelha. Testei com multímetro as tensões (tudo ok). Testei a bobina com multímetro (as medições estavam ok), mas não dava centelha.
Fiz o jampeamento do sensor de rotação do módulo HEI, acionava bomba e bico, mas sem centelha.
Distribuidor estava com o copo quebrado e o carvão com a quinas irregulares. Acredito que isso era o motivo das falhas as vezes.


Eu tirei a tampa do distribuidor, coloquei uma vela na saída do cabo da bobina, pois a bobina só ativa pelo módulo HEI, que é ativado pelo sensor de rotação.
Girei o motor, não dava centelha; fiz o jumper no sensor de rotação do módulo HEI (vários toques para simular um pulso), ativava a bomba e bico, mas não dava centelha.

Ao que tudo indica ou é módulo HEI ou bobina, tem algum teste a mais que posso fazer?
A bobina não está com o circuito aberto, e o teste primário e secundário dão valores quase iguais, o teste de continuidade entre o primário e secundário é negativo (não está com o circuito aberto).
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Carlos A. Freire
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Re: MONZA EFI SEM CENTELHA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom dia.

Há inúmeros tópicos com esse sintoma, causa e solução aqui no fórum. Uma rápida procura já teria uma ideia do problema.
Pela descrição da sua mensagem, entendo que é o defeito mais comum no Monza e Kadett EFI. O defeito está na bobina impulsora que fica dentro do distribuidor, junto ao módulo HEI.
A bobina impulsora junto com imã é quem gera o sinal de rotação do motor. Sem o sinal de rotação a UCE não libera a alta tensão da ignição, o bico para pulsar e a bomba de combustível para girar em definitivo (mas gira ao ligar o contato e para).
Então, ao dar partida e não ter ignição, bico pulsando e bomba girando (no momento em que gira o motor pelo motor de arranque), já sabemos que não tem sinal de rotação do motor. Veja que não precisamos de nenhum equipamento de diagnóstico para essa avaliação.
Agora, nessa condição, se tiver um ou mais itens desses três acima, há sinal de rotação e esqueça a bobina impulsora.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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ojoaovs
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Re: MONZA EFI SEM CENTELHA

Mensagem não lida por ojoaovs »

Nesse caso, para testar a bobina, eu desliguei ela, e com o multímetro na escala em diodo, negativo em um dos polos do conector, e positivo dando pequenos toques no outro polo, assim simulava um pulso.
Quando fazia isso, o motor acionava o bico e a bomba de gasolina. Mas não tinha centelha.
O carro tinha um defeito intermitente de falhar do nada, aí desligando e ligando ele ficava bom, nisso já foi trocado o sensor de rotação.
O ultimo caso para trocar seria o modulo HEI, se não for ele acredito que é a bobina.
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Carlos A. Freire
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Re: MONZA EFI SEM CENTELHA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Qual é esse sensor de rotação que trocou?
Tenha certeza de que a bobina de ignição e o HEI estejam recebendo tensão da linha 15.
Se tiver alguém próximo com Monza ou Kadett EFI, peça para testar o distribuidor e a bobina de ignição.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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ojoaovs
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Re: MONZA EFI SEM CENTELHA

Mensagem não lida por ojoaovs »

Troquei o módulo HIE ontem, por um novo da Delphi.
O carro voltou a dar centelha, mas devido as tentativas antes de dar a partida, a bateria arriou.
ojoaovs
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Re: MONZA EFI SEM CENTELHA

Mensagem não lida por ojoaovs »

Troquei a bateria, o carro dá a centelha, mas não dá partida. A partida está pesada, quase pega as vezes.
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Carlos A. Freire
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Re: MONZA EFI SEM CENTELHA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Solte o cabo da bobina de ignição e verifique se a partida fica normal. Nesse momento, verifique se a faísca é forte e azulada ou fraca amarela ou avermelhada.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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