Página 1 de 2

Monza 2.0 convertido para álcool - Dúvidas

Enviado: 30 Jun 2008, 23:50
por Angelo_SLE
Boa noite amigos,

Possuo um Monza 2.0 88/89 original a gasolina; porém quando o comprei o antigo dono havia convertido ele para álcool; na verdade muito mal convertido, ele havia furado os gigles com brocas e só :( , gastava que era uma maravilha (2,5 km/l) para não andar nada e cair absurdo nas subidas de 100 para 55 por exemplo :shock: ...

Resolvi trocar o carburador e coloquei o original do mesmo modelo a álcool, pois consegui as especificações originais do 2E a álcool para o mesmo motor.

Melhorou absurdo, o consumo dele hoje andando em média de 100/110 km/h sem "cair na subida" é de 7 km/l.

Porém, eu sinto que ele esta amarrado, principalmente em alta, se eu colocar uma terceira marcha e estiver em uma reta a 35 km/h por exemplo e acelerar até o final e deixar, ele sobre o giro bem até uns 3500 rpm, depois disso ele pena muito para chegar a 5000 rpm, por exemplo, demora demais, parece que esta freado e não passa disso.

Que pode estar errado ? Cabos de velas, rotor, tampa do distribuidor são novas BOSCH, vou trocar as velas agora, porém foram trocadas quando comprei ele, há um ano atrás. Quando troquei meu carburador, o mecânico conferiu o ponto para mim, estava tudo beleza.

Sei dos problemas da conversão, mas será que era para ficar tão ruim assim ? De manhã, mesmo no frio ele pega até bem demais, mesmo sem gasolina.

Estou pensando em colocar a bobina do Gol MI, será que compensa ? Porém tenho medo de danificar meu módulo de ignição.

Existe algum cálculo para calcular a nova (perca de) potencia do motor com a conversão para álcool, mantendo a compressão original a gasolina ?

Grande abraço a todos :smt023

Re: Monza 2.0 convertido para álcool - Dúvidas

Enviado: 01 Jul 2008, 09:42
por Marcell 500 EF
Acho que o segundo estágio pode não estar regulado de forma correta.

O segundo estágio entra quando o pé está embaixo.

Re: Monza 2.0 convertido para álcool - Dúvidas

Enviado: 01 Jul 2008, 10:10
por Angelo_SLE
Olá amigo Marcell,

Eu também pensei neste detalhe, só que eu percebo quando o carburador abre e alimenta o segundo estágio, dá para sentir o "impulso" causado por ele e o som do motor parece que fica um pouco mais nervoso.

Mas mesmo assim, nada de potência em alta ...

Porém em subidas, se acelerar bem ele, mesmo com o carro carregado, dependendo da subida se eu começar a 100km/h chego em cima a 110 km/h por exemplo, porém o giro do motor fica dentro da faixa de 3500rpm, então não sei se tem alguma coisa a ver, mas parece que tenho motor somente até 3500 giros ...

Não sei porque, mas ando meio encucado com minha bobina, a BOSCH KW12V original até hoje, será que estas bobinas precisam de ser trocadas com o tempo, elas perdem sua capacidade com o tempo ?

Mas como o amigo falou, vou dar uma olhada para ver se o segundo estágio não esta trabalhando de forma irregular.

Grande abraço :smt023

Re: Monza 2.0 convertido para álcool - Dúvidas

Enviado: 01 Jul 2008, 10:49
por TheRipper
Angelo_SLE escreveu:Quando troquei meu carburador, o mecânico conferiu o ponto para mim, estava tudo beleza...
Aí pode estar o problema. Se deixou no ponto original do motor a álcool ou gasolina, vai ficar fraco. Tem que adiantar o ponto de 6 a 8 graus, mas só testando para saber qual o valor ideal. Tente adiantar um pouco o ponto e veja se melhora. Preste atenção nas "batidas de pino". Se ouvir detonação, tire o pé na hora, atrase um pouco o ponto e teste de novo.

Re: Monza 2.0 convertido para álcool - Dúvidas

Enviado: 01 Jul 2008, 10:55
por 500EF
Em quantos graus está o avanço inicial no distribuidor?

Na conversão de gasolina para álcool você deve adiantá-lo em mais 6 graus em relação ao ponto original (confira no manual do seu carro, mas deve ser 6 graus + 6 graus = 12 para andar no álcool).

Re: Monza 2.0 convertido para álcool - Dúvidas

Enviado: 01 Jul 2008, 13:56
por Angelo_SLE
Olá Amigo 500EF,

Não me lembro o avanço em quanto está, mas vou dar um jeitinho de conferir, pena que para eu mesmo conferir precisaria da pistola de ponto, ou existe outra forma ?

Hoje estava conferindo os fios da bobina e me deparei com a seguinte situação:
- Quando a ignição está ligada e o motor "afogado" com um multímetro, ligado no - da bateria e no + da bobina, tenho em torno de 8/9V e após algum tempo este + é desativado.
- Quando o motor está em funcionamento, se eu fizer o mesmo procedimento, multimetro ligado no - da bateria e no + da bobina, tenho em torno de 11,5/12V. O fio preto que sai do positivo da bobina, vai direto para o chicote do módulo de ignição, e quando o motor está em funcionamento ele esquenta bastante, acredito que seja o fio resistivo. Porém o fio resistivo não teria que ir ligado direto na chave de ignição lá no painel ? A menos que ele entre no chicote do módulo e retone para a chave de contato :shock: ....
- Quando ligo o multímetro diretamente na bateria do carro, ele marca 13,6/14V.

Pergunto aos amigos, é normal estes valores e a ligação do meu fio resisitivo estaria correta ?

Grande abraço a todos e muito obrigado.

Re: Monza 2.0 convertido para álcool - Dúvidas

Enviado: 01 Jul 2008, 14:16
por Marcell 500 EF
Para verificar só pa pistola mesmo

Re: Monza 2.0 convertido para álcool - Dúvidas

Enviado: 01 Jul 2008, 15:17
por TheRipper
Pra saber corretamente o valor do ponto, só com pistola, mas é possível fazer um acerto razoável no "dinabundômetro". Adianta um pouco e testa, se bater pino, volta. Não recomendo se não tiver um mínimo de experiência, e obviamente não é a solução ideal, mas vai servir para identificar o possível problema do seu carro.