CHIP, FILTRO DE AR E OUTRAS MÁGICAS NÃO FUNCIONAM!!!

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mello3
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CHIP, FILTRO DE AR E OUTRAS MÁGICAS NÃO FUNCIONAM!!!

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Pessoal, achei interessante postar essa matéria da CMRACING:

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CMRACING


Os testes abaixo foram publicados nas páginas 112, 113 e 114 da Revista HOT número 31 de setembro de 2004. Essa revista tem um Mazda RX-7 amarelo na capa. Os resultados desses testes, que apesar de sua importância não tiveram nenhuma chamada de capa, comprovam o que dizemos desde 1996:

CHIP, FILTRO DE AR E OUTRAS MÁGICAS NÃO FUNCIONAM!!!

Esses testes foram feitos num Volkswagen Gol com motor 1.6 litros , com 8 válvulas, e injeção MI original do estudante de engenharia mecânica Danilo Hischler Scherer e medidos no dinamômetro Mustang da Funari Automotiva em São Paulo , que é “fabricante” de CHIPS de potência e vende equipamentos como filtros K&N de alta vazão, borboletas retrabalhadas, etc...

A matéria da revista HOT mencionada acima, que deveria ser fantástica e tirar todas as dúvidas dos leitores, não sabemos porque motivo está extremamente mal feita,confusa e mal escrita. E porque afirmamos isso? Porque sem uma planilha muito bem feita, muito conhecimento de mecânica, vasta experiência em preparação e uma calculadora, é muito difícil perceber a primeira vista quem dá o que em termos de HP e quais são os reais resultados do que foi medido. Por isso fizemos esse trabalho para você, leitor apaixonado por carro, que sempre foi enganado no Brasil.



Ao acabar de ler nosso estudo ficará surpreso de como é enganado diariamente nesse Brasil onde ficou claro que querem mostrar que só se consegue ganhar dinheiro enganando os outros. Mas ao ler as explicações que demos poderá constatar que já foi enganado, ou evitará que você e seus amigos sejam enganados com a utilização dessas mágicas.



E ai vai fazer o que faz quando fica doente: procura um médico! Ou quando foi enganado e procura um advogado: vai procurar um engenheiro ou um bom técnico que seja realmente honesto e não diga: ouvimos falar que assim funciona, ou dizem que fica perfeito...



Vai aprender a tomar cuidado com as mágicas que vendem por ai no papel: os famosos gráficos de potência no papel. Lembre-se que PAPEL ACEITA TUDO!!! Ainda mais quando quem faz os gráficos é um “mágico”.

Se você tem alguma dúvida de como testar seu carro para comprovar que foi enganado, veja nossa página onde ensinamos testes simples que você faz sozinho e em 30 segundos.

Falei até com Josias Silveira, editor da HOT, 58 de experiência no Brasil, que não conseguiu me ajudar para mostrar aos leitores a verdade sobre a preparação de motores no Brasil. Mas, se a HOT não puder enviar a matéria, ou disponibilizar a mesma para os leitores, nos colocamos a disposição para enviar a integra da matéria publicada na HOT via e-mail ou correios. Também estamos a disposição para qualquer dúvida na interpretação correta dos números fornecidos.

Podem nos contatar via e-mail, via fórum, pessoalmente ou lendo nossa página http://www.cmracing.com.br . Vamos as conclusões.

1) POTÊNCIA DO MOTOR ORIGINAL 1.6 LITROS DA VW.
A medição do motor 1.6 litros original da Volkswagen feita no dinamômetro da FUNARI:

88,5 HP nas 5250 RPM – 15,4 Kgfm de torque nas 2.750 RPM



2) POTÊNCIA COM CHIP E FILTRO K&N.
O primeiro “veneno” foi a instalação de um filtro de ar de alta vazão K&N e um CHIP FUNARI adequado também para a “maior” vazão de ar conseguida com o uso do filtro de ar:

90,5 HP nas 5.250 RPM – 15,67 Kgfm de torque nas 2.750 RPM.



CONCLUSÕES: C omo dizemos desde 1996, CHIP não dá um ÚNICO HP a mais! E perguntamos: quem deu esses monstruosos 2 HP a mais foi o filtro de ar??? Ou apenas um erro de medida por esse motor estar mais aquecido na segunda medição no dinamômetro e ai a potência normalmente sobe 2 HP... Lembre-se que esses 2 % (DOIS POR CENTO) a mais de potência são considerados desvios de medida, o que mostra qualquer aula de Física Experimental I. Até uma simples ignição dá mais potência que filtro de ar K&N e CHIP, embora esses filtros e chips mágicos prometam INÚMEROS HP A MAIS.

E eu me pergunto: onde estão aqueles CHIPS milagrosos que prometem 15 HP a mais??? E as propagandas que tem até versão de 25 HP a mais? Ou os filtros mágicos que prometem 5 HP a mais? Porque ninguém faz essas contas? Ou questiona a turma que vende essas mágicas? E os fazedores de gráficos milagrosos? São os gráficos “pega otário”. Esse Brasil é muito estranho...

E o próprio autor Danilo conclui “o motor perdeu um pouco de sua linearidade, demonstrado pelos “buracos” no gráfico de torque, devido ao CHIP não original”.

3) POTÊNCIA COM CHIP, FILTRO K&N E CORPO DE BORBOLETA.
O corpo da borboleta original do motor VW foi trocado por outro idêntico, porém retrabalhado para aumentar o diâmetro em 2 mm . Se essa borboleta tinha originalmente 48 mm (meça a borboleta e não a parte mais larga antes dela), esses 2 milímetros a mais no diâmetro correspondem a um aumento de área de 8,5 %! Conforme apregoam propagandas enganosas, deveria ser esperado um aumento de potência de 8,5 %! De acordo com a matéria foram mantidos para o teste de potência o CHIP FUNARI e o filtro de ar K&N de alta vazão, já que partem de 90,5 HP da medida feita no item 2:

87,6 HP nas 5.250 RPM – 15,7 Kgfm de torque nas 3.000 RPM



CONCLUSÕES: PERDA DE 2,9 HP! OU ROUBO DE 2,9 HP??? A potência caiu de 90,5 HP para 87,6 HP e ficou com menos potência que o motor original de fábrica!!!

O torque máximo foi de 15,7 Kgfm nas 3.000 RPM. Essa maior rotação para a faixa de torque máximo faz com que o carro fique mais fraco para se dirigir em baixas rotações, e ai passa a gastar mais combustível. Como sempre afirmamos, ninguém consegue aumentar a potência de um perfeito motor original de fábrica com essas mágicas.



4) POTÊNCIA COM COMANDO DE VÁLVULAS.
Com o comando de válvulas original do Volkswagen 1.6 litros trocado pelo do Pointer GTI a álcool, e sem CHIP específico para o comando,

96,1 HP nas 5.500 RPM – 14,5 Kgfm de torque nas 3.250 RPM



CONCLUSÕES: A troca do comando original de fábrica pelo do GTI á álcool deu os 7 HP a mais de potência que a VW ganhava num antigo motor carburado original APENAS com a troca do comando comum pelo famoso comando 049G (descrito em detalhes na página http://www.cmracing.com.br ). Basta lembrar do velho Gol GTS com 99 HP...

Como demonstrado na página CM Racing, potência é RPM vezes TORQUE! Se você aumentou a RPM, e o torque se manteve ou caiu pouco como em qualquer motor, a potência aumenta! Isso é apenas matemática e não mágica! Mas como o torque diminuiu e a rotação de torque máximo subiu, esse motor ficará bem mais fraco em baixas rotações e gastará muito mais combustível na cidade.



5) POTÊNCIA COM COMANDO, CHIP E FILTRO K&N
Utilizando o comando de válvulas do GTI á álcool, o filtro de ar K&N de alta vazão e um CHIP FUNARI feito para o acerto perfeito desse conjunto:

101,3 HP nas 5.750 RPM – 15,1 Kgfm de torque nas 3.000 RPM



CONCLUSÕES: Uma visão mais desatenta dos números de potência, ou sem o devido rigor técnico, poderia levar a conclusão de que o CHIP e o filtro de ar K&N junto com o comando de válvulas deram alguns HP a mais do que só a potência conseguida com a utilização do comando de válvulas na medição feita no item 4.

Como demonstrado na página http://www.cmracing.com.br potência é RPM vezes TORQUE! E como a potência máxima subiu com a utilização desse conjunto “mágico” com CHIP e filtro K&N, mas a rotação onde essa potência foi obtida também subiu, temos que fazer os cálculos dessa diferença de potência. E para isso, simploriamente falando, basta dividir 5.750 RPM (potência máxima obtida com esse novo conjunto) pelos 5.500 RPM (potência máxima obtida só com a utilização do comando de válvulas do GTI no teste no item 4). Essa divisão matemática dá exatamente 1,04545 (faça você a conta), que multiplicados pelos 96,1 HP obtidos na medição do item 4 dão exatos 100,5 HP.

Esse conjunto “mágico” do item 5 com CHIP, filtro K&N e comando deu apenas 101,3 HP. Como as contas acima mostraram, só o comando de válvulas nessas mesmas 5750 RPM deveriam dar 100,5 HP. Essa simples subtração dão EXATOS 0,8 HP A MAIS DO QUE UTILIZANDO SÓ O COMANDO DO GTI!!!! Ou seja, essas mágicas deram apenas 0,8 HP a mais.

Como temos certeza, pela nossa experiência em turbinar mais de 3.000 motores, que as injeções originais conseguem alimentar até uns 10 % a mais que a potência medida no nível do mar, e essa medição feita na FUNARI em São Paulo foi a mais de 900 metros de altura (a pressão atmosférica cai, o MAP detecta isso e faz as correções necessárias para alimentar corretamente o motor), podemos afirmar que esses 0,8 HP a mais não passam de um desvio, ou erro, de medida!!! Não estamos dizendo que o engano foi proposital, que a matéria foi mal escrita, etc, estamos afirmando que essas mágicas não dão um ÚNICO HP a mais...

Para quem não tem certeza da técnica explicada acima, OU DO QUE ESTAMOS AFIRMANDO DE NÃO GANHAR UM HP A MAIS COM MÁGICAS, basta nos convidar para medir, por exemplo, um VW TSI original, que não tinha limitador de RPM de fábrica, e vai comprovar que ele alimenta perfeitamente bem o motor até as 7500 RPM, OU MAIS!!! Temos em Porto Alegre um desses motores feito pela loja Tecnosound do Daniel (51) 3019.58.58. Se houver interesse podemos filmar o carro acelerando.

Potência infinitamente maior pode ser obtida exatamente como fizemos com um motor carburado 1.6 todo original usando o mini progressivo, apenas com taxa de compressão alta, comando 049G e nossa ignição, onde tiramos 132,5 HP nas 7.000 RPM. Esse motor está detalhadamente descrito na página http://www.cmracing.com.br

E eu me pergunto: onde estão aqueles CHIPS milagrosos que prometem 15 HP a mais? E as propagandas que tem até versão de 25 HP a mais? Ou os filtros mágicos que prometem 5 HP a mais? Porque ninguém faz essas contas? Ou questiona a turma que vende essas mágicas? E os fazedores de gráficos milagrosos? Esse Brasil é muito estranho...



6) POTÊNCIA COM COMANDO E BORBOLETA RETRABALHADA

Utilizando o comando do GTI á álcool, borboleta retrabalhada e sem o CHIP FUNARI específico:

94,6 HP nas 5.500 RPM – 14,7 Kgfm de torque nas 3.250 RPM



CONCLUSÕES:

a) Pela medição feita só com o comando de válvulas no item 4 acima sua potência era de 96,1 HP nas 5.500 RPM,

b) Pela medição feita no item 3 acima, o motor perdeu 2,9 HP de potência só com a utilização do corpo de borboletas,

c) Na medição de potência deste item a potência foi de 94,6 HP nas mesmas 5.500 RPM.

Ou seja, você perde 1,5 HP ao utilizar o comando junto com o corpo de borboletas.

Como sempre afirmamos, ninguém consegue aumentar a potência de um perfeito motor original de fábrica com mágicas. Só existe uma conclusão óbvia: NUNCA RETRABALHE SEU CORPO DE BORBOLETAS!!!

7) POTÊNCIA COM COMANDO, FILTRO K&N, CHIP, BORBOLETA RETRABALHADA.

Utilizando o comando do GTI á álcool, filtro K&N de alta vazão, corpo de borboleta retrabalhado e CHIP feito especialmente para esse conjunto, foram medidos:

104,7 HP nas 5.750 RPM – 15,4 Kgfm nas 3.250 RPM -

CONCLUSÕES:

a) Como mostrado no item 4 acima onde somente foi utilizado o comando de válvulas do GTI á álcool, ganhamos uma boa potência mantendo tudo original no motor!

b) Como mostrado no item 5, fizemos os cálculos da maior potência conseguida apenas com o comando em rotação mais alta e obtivemos 100,5 HP!

c) E com essa configuração do item 7, onde gastamos horrores em equipamentos, perdemos a garantia se for um carro novo (lembre-se que a garantia hoje vai de 2 a 5 anos), mudamos todo o motor, passamos a gastar horrores de combustível, perdemos a dirigibilidade em baixas rotações, etc, e fizemos tudo isso para passar de 100,5 HP num motor todo original para 104,7 HP num motor todo futucado? UM GANHO DE APENAS 4,2 HP? Isso se não houve “nenhum” erro de medida, mesmo que seja acidental? Não estamos querendo afirmar que dinamômetros são programáveis, etc. Ou que na engenharia desprezamos, para efeito de cálculos, qualquer coisa menor que 5 %.

Onde estão aqueles CHIPS milagrosos que prometem 15 HP a mais? E as propagandas que tem até versão de 25 HP a mais! Ou os filtros mágicos que prometem 5 HP a mais? E os corpos de borboletas retrabalhados que prometem até “vida eterna”? Porque ninguém faz essas contas? Ou questiona a turma que vende essas mágicas? E os fazedores de gráficos milagrosos? Esse Brasil é muito estranho...

Só como informação, nossa ignição da bem mais potência que isso, você sente facilmente a diferença, e ainda torna o carro muito mais econômico.

Só podemos concluir: NUNCA USE CHIP, FILTRO K&N E BORBOLETA RETRABALHADA!!!

Ou passe a acreditar em Papai Noel , Peter Pan, Mandrake, etc.

8) POTÊNCIA COM COMANDO, FILTRO K&N, CHIP E ESCAPE ABERTO.

Utilizando o comando de válvulas do GTI á álcool, filtro K&N de alta vazão, escapamento todo feito e CHIP FUNARI preparado especificamente para o novo conjunto acima:

109,1 HP nas 6.000 RPM – 15,4 Kgfm de torque nas 4.750 RPM

CONCLUSÕES: Uma visão mais desatenta dos números de potência, ou sem o devido rigor técnico, novamente poderia levar a conclusão de que o CHIP especialmente feito para esse conjunto e o filtro de ar K&N de alta vazão junto com o comando de válvulas deram alguns HP a mais do que a potência conseguida só com a utilização do comando de válvulas na medição feita no item 4.

Como demonstrado na página http://www.cmracing.com.br potência é RPM vezes TORQUE! E como a potência máxima subiu com a utilização desse conjunto “mágico” com CHIP, filtro K&N, e agora ainda temos o escapamento aberto, mas a rotação onde essa potência foi obtida também subiu, temos que fazer os cálculos dessa diferença de potência. E para isso, simploriamente falando, basta dividir 6.000 RPM (potência máxima obtida com esse novo conjunto) pelos 5.500 RPM (potência máxima obtida só com a utilização do comando de válvulas do GTI no teste no item 4). Essa divisão matemática dá exatamente 1,0909 (faça você a conta), que multiplicados pelos 96,1 HP obtidos na medição do item 4 dão exatos 104,8 HP.

Qualquer um pode verificar nos testes publicados pelas montadoras (matérias antigas de quando fizeram os carros com catalisadores mostram isso claramente) que a simples retirada do catalisador dá uns 5 hp a mais, OU MAIS. Um bom sistema de escapamento dá uns 2 hp a mais, OU BEM MAIS. Ou seja, um sistema de escape dá facilmente 7 HP a mais, OU BEM MAIS.

Se somarmos os 104,8 HP obtidos apenas com a utilização do comando original do GTI á álcool nas 6.000 RPM, mais os 7 HP com a melhora no sistema de escape (total 111,8 HP), chegamos novamente a conclusão de que SE VOCÊ NÃO QUER PERDER 111,8 HP MENOS 109,1 HP, ou seja, PERDER 2,7 HP, NUNCA, MAS NUNCA, USE CHIP E FILTRO K&N!!!

Onde estão aqueles CHIPS milagrosos que prometem 15 HP a mais? E as propagandas que tem até versão de 25 HP a mais! Ou os filtros mágicos que prometem 5 HP a mais? Porque ninguém faz essas contas? Ou questiona a turma que vende essas mágicas? E os fazedores de gráficos milagrosos? Esse Brasil é muito estranho...

E se mesmo assim você insistir em usar essas “mágicas” que roubam potência, como o torque máximo com essas mágicas é exatamente igual ao motor original 1.6 de fábrica, só que nas 4.750 RPM, seu motor vai ficar um bêbado em baixas rotações e na direção na cidade vai ficar um “morto”... O próprio autor da matéria afirma isso.

9) POTÊNCIA COM COMANDO, BORBOLETA RETRABALHADA E ESCAPE ABERTO .

Utilizando o comando de válvulas do GTI á álcool, escapamento todo feito, borboleta retrabalhada e sem o CHIP específico para o novo conjunto acima, foram medidos:

106,1 HP nas 5.550 RPM – 15,2 Kgfm de torque nas 4.750 RPM -

CONCLUSÕES: Como mostrado antes no item 3, o corpo de borboletas rouba 2,9 HP do seu motor. Ou seja, de 109,1 HP conseguidos no item 8 com os mesmo itens dessa medição e mais o filtro K&N e o chip preparado, tirando os 2,9 HP roubados pelo corpo de borboletas retrabalhado fica mais que evidente que o CHIP e o filtro K&N não dão nenhum hp a mais, porque voltamos para 106,2 HP, a mesma potência conseguida sem filtro K&N e sem CHIP.

E se mesmo assim você insistir em usar essas “mágicas” que roubam potência, como o torque máximo com essas mágicas é quase igual ao motor original 1.6 de fábrica, só que nas 4.750 RPM, seu motor vai ficar um bêbado em baixas rotações e na direção na cidade vai ficar um “morto”...

10) POTÊNCIA COM COMANDO, FILTRO K&N, CHIP, CORPO DE BORBOLETAS RETRABALHADO E ESCAPAMENTO ABERTO.

Utilizando o comando de válvulas do GTI á álcool, filtro K&N de alta vazão, corpo de borboletas retrabalhado, escapamento todo retrabalhado, e CHIP preparado para esse conjunto:

108,3 HP nas 6.250 RPM – Não menciona o torque, mas foi obtido nas 4.750 RPM



CONCLUSÕES: Como várias vezes mostrado acima, pode colocar o filtro K&N que quiser, o CHIP que quiser, e o corpo de borboletas que quiser que não tira um ÚNICO HP a mais! E até perde muitos HP.

O próprio autor da matéria, Danilo, conclui que com essas modificações o motor fica menos elástico para uso urbano, que o escape esportivo traz certo incomodo em viagens longas, e que o consumo aumentou proporcionalmente...

A nossa conclusão é muito simples: se quer um motor muito econômico e com muita potência, faça o que está dito na nossa página: taxa, ignição e se quiser muito mesmo, até ganhar de turbos feitos com mágicas, instale um comando tipo o que foi usado nessa matéria, ou o velho 049G. Mas, por favor, instale com a polia original de fábrica...



Eng. Cezar Marques -


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Matéria retirada de http://www.cmracing.com.br/chip.htm

[]´s
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Re: CHIP, FILTRO DE AR E OUTRAS MÁGICAS NÃO FUNCIONAM!!!

Mensagem não lida por TheRipper »

Infelizmente eu já tinha perdido meu tempo lendo essa "matéria". Só digo uma coisa: esse cara não entende NADA de motores! As premissas estão, em sua maioria, totalmente erradas. Cuidado, não confie cegamente no que esse sujeito escreve!


"Potência infinitamente maior pode ser obtida exatamente como fizemos com um motor carburado 1.6 todo original usando o mini progressivo, apenas com taxa de compressão alta, comando 049G e nossa ignição, onde tiramos 132,5 HP nas 7.000 RPM."

Motor 1.6? Que motor? Não diz o modelo, nem a potência original. Assumindo que seja um AP, que tem 90hp de fábrica, dou meu S/R para quem conseguir tirar "132,5hp" apenas com taxa, comando 049g e a ignição mágica do Centelha Man :roll:
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Re: CHIP, FILTRO DE AR E OUTRAS MÁGICAS NÃO FUNCIONAM!!!

Mensagem não lida por 500EF »

TheRipper escreveu:Infelizmente eu já tinha perdido meu tempo lendo essa "matéria". Só digo uma coisa: esse cara não entende NADA de motores! As premissas estão, em sua maioria, totalmente erradas. Cuidado, não confie cegamente no que esse sujeito escreve!
Mas não é ele quem está dizendo. Esta matéria foi publicada na revista HOT e as medições foram feitas no dinamômetro da funari. Veja:

"Esses testes foram feitos num Volkswagen Gol com motor 1.6 litros , com 8 válvulas, e injeção MI original do estudante de engenharia mecânica Danilo Hischler Scherer e medidos no dinamômetro Mustang da Funari Automotiva em São Paulo , que é “fabricante” de CHIPS de potência e vende equipamentos como filtros K&N de alta vazão, borboletas retrabalhadas, etc..."

"Potência infinitamente maior pode ser obtida exatamente como fizemos com um motor carburado 1.6 todo original usando o mini progressivo, apenas com taxa de compressão alta, comando 049G e nossa ignição, onde tiramos 132,5 HP nas 7.000 RPM."
Observou o detalhe? Potência = torque x rpm e com a ignição mais forte (para não deixar o torque despencar depois da faixa de potência máxima original) e comando um pouco mais agressivo, ele subiu a faixa de potência máxima em pelo menos 1.500 rpm (considerando que o original 8v seja por volta de 5.500).

Pude comprovar isso na prática, quando usava a cm plus em meu carro ainda original. Antes, eu sentia nitidamente ele "murchar" depois de 5.500 rpm. Tanto que nem precisava olhar no conta-giros, porque sentia a hora de mudar a marcha. Mas com a ignição, teve um dia que estava acelerando com um Senic 2.0 16v e quando vi, o rpm já estava entrando na faixa vermelha, em 4a marcha, sem "murchar"...
Motor 1.6? Que motor? Não diz o modelo, nem a potência original. Assumindo que seja um AP, que tem 90hp de fábrica, dou meu S/R para quem conseguir tirar "132,5hp" apenas com taxa, comando 049g e a ignição mágica do Centelha Man :roll:
Acho que se você combinar com ele, ele aceita o desafio. :wink:
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Re: CHIP, FILTRO DE AR E OUTRAS MÁGICAS NÃO FUNCIONAM!!!

Mensagem não lida por TheRipper »

Eduardo, para fazer um AP 1.6 dar potência máxima em 7.000RPM, ele precisa de um comando MUITO, mas MUITO mais forte do que o 049g, vai precisar de um escape 4x1 bem livre e uma admissão que alimente adequadamente. Aí acredito que possa vir essa potência, ou até mais, mas com esse comando e o restante tudo original, é IMPOSSÍVEL, ganha meu S/R, aposto com qualquer um a qualquer hora!

Sobre a caixinha super centelha, ela pode até ter melhorado seu carro, talvez o seu sistema de ignição estivesse deficiente em altos RPMs (o meu parece que está dando conta, tanto que instalei velas Denso Iridium Power e não deu a menor diferença), mas isso não significa que você tenha deslocado a sua faixa de potência máxima, que certamente continou nos 5.400rpm (se bem me lembro), você apenas não deixou a curva despencar tão rapidamente quanto acontecia antes, é bem diferente. Faixa de torque e potência são efeitos da curva de eficiência volumétrica.

E sobre as medições, eu não duvido dos resultados, mas questiono o método, e principalmente, os comentários dele.
Também não acredito em CHIP (em raros casos até melhora, mas são raros) e acho que filtro esportivo dá um ganho pequeno demais em um carro original para justificar seu uso, mas quando ele diz que a potência não aumentou porque o giro de potência máxima subiu, ele está cometendo um grande erro, pois essa é justamente a base da preparação aspirada! E ao mesmo tempo ele se contradiz, pois o AP 1.6 milagroso dele dá potência máxima a supostos 7.000RPM!
Aquele Vectra aspirado de 180cv a 5.400rpm que ele diz ter montado é fisicamente impossível (a não ser com metanol e muito nitrometano), ele é um grande mentiroso. Basta ver que o C20XE tinha 150cv a 6.000rpm, e o motor do Xsara VTS tinha 168cv a 6.500rpm, ou seja, não existe mágica em motores naturalmente aspirados!
E como é possível dizer que uma borboleta maior não traz mais potência? Será que esse pessoal que mete Weber 40 está comendo mosca? Poderiam colocar um mísero 2E que daria no mesmo!

O cara pode até entender alguma coisa de eletrônica e a caixinha dele pode até amplificar centelha (embora sua utilidade seja questionável), mas que ele não entende de motor, realmente ele não entende.
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Re: CHIP, FILTRO DE AR E OUTRAS MÁGICAS NÃO FUNCIONAM!!!

Mensagem não lida por 500EF »

TheRipper escreveu:mas com esse comando e o restante tudo original, é IMPOSSÍVEL, ganha meu S/R, aposto com qualquer um a qualquer hora!
Aí é só você entrar em contato com ele então... Lembro-me de ter visto no site dele alguma coisa a respeito de desafios, com aposta em dinheiro...
mas isso não significa que você tenha deslocado a sua faixa de potência máxima, que certamente continou nos 5.400rpm (se bem me lembro), você apenas não deixou a curva despencar tão rapidamente quanto acontecia antes, é bem diferente.
Então, ripper. É isso que estou dizendo. Se a curva de torque não despencar tanto mais depois dos 5.400, e a potência = torque x rpm, então a pontência acaba subindo com o aumento de giros. Concorda?
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Re: CHIP, FILTRO DE AR E OUTRAS MÁGICAS NÃO FUNCIONAM!!!

Mensagem não lida por mello3 »

Mas e quanto ao giro em 7mil rpm? O motor 4 cilindros já está no limite, não?
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Re: CHIP, FILTRO DE AR E OUTRAS MÁGICAS NÃO FUNCIONAM!!!

Mensagem não lida por TheRipper »

500EF escreveu:
TheRipper escreveu:mas com esse comando e o restante tudo original, é IMPOSSÍVEL, ganha meu S/R, aposto com qualquer um a qualquer hora!
Aí é só você entrar em contato com ele então... Lembro-me de ter visto no site dele alguma coisa a respeito de desafios, com aposta em dinheiro...
mas isso não significa que você tenha deslocado a sua faixa de potência máxima, que certamente continou nos 5.400rpm (se bem me lembro), você apenas não deixou a curva despencar tão rapidamente quanto acontecia antes, é bem diferente.
Então, ripper. É isso que estou dizendo. Se a curva de torque não despencar tanto mais depois dos 5.400, e a potência = torque x rpm, então a pontência acaba subindo com o aumento de giros. Concorda?
Eu só não entro em contato com ele porque tenho medo, o cara já foi preso por tentativa de homicídio :lol:

Sobre o giro, concordo em parte. O efeito é esse que você descreveu, porém, não se pode esquecer que a curva de torque é função direta da eficiência volumétrica de um motor (estou desconsiderando as perdas com atrito e afins) em cada faixa de giro. Não é à toa que um motor pequeno geralmente tem maior potência específica, é muito mais fácil encher um cilindro pequeno do que um "canecão" de meio litro como o do Monza 2.0.
É impossível mudar isso sem alterações físicas como comando de válvulas (troca ou apenas mudança no enquadramento), escape livre, admissão com maior vazão, alterações no cabeçote, etc. Se isso aconteceu no seu motor, pode ter certeza de que havia alguma deficiência no sistema de ignição. Minha teoria é que, com uma centelha mais forte, a frente de chama alcançou sua pressão máxima mais cedo (o ideal é entre 15 e 20º DPMS). Você provavelmente teria um efeito parecido adiantando o ponto de ignição naquela faixa de giro (considerando que não havia misfires com sua ignição original), mas isso seria bastante complicado no caso do seu distribuidor.
Já vi isso acontecer em carros que usaram velas de Iridium, em alguns casos, chegando a ocasionar detonação, tamanha a diferença na velocidade de propagação da chama.
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Re: CHIP, FILTRO DE AR E OUTRAS MÁGICAS NÃO FUNCIONAM!!!

Mensagem não lida por TheRipper »

mello3 escreveu:Mas e quanto ao giro em 7mil rpm? O motor 4 cilindros já está no limite, não?
Depende do motor. O AP 1.6 tem curso de virabrequim reduzido (baixa velocide média de pistões), ótima R/L e como o acionamento das válvulas é direto, não há muito desgaste nessa parte. Resumindo, é um bom motor para girar alto, pode girar 7.000rpm com segurança. No motor do Monza já é muito pouco mais crítico. Quanto à parte de baixo, não tem tanto problema, principalmente o 1.8, que suporta giro alto muito bem, é um motor superquadrado (diâmetro dos cilindros maior do que o curso de virabrequim) com baixa VMP, mas o calcanhar de aquiles do GM 8v é o acionamento de válvulas indireto, por balancins. Esse sistema está muito mais sujeito a desgaste, e até mesmo quebras, se submetido a giro alto por muito tempo. Uma esticadinha ou outra não vai quebrar, mas se "sentar a bota" o tempo todo ou reduzir bruscamente, tem boas chances de dar problema :(
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