Manutenção na injeção eletrônica
-
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Manutenção na injeção eletrônica
Pessoal, esta semana meu carro acendeu a luz da injeção por alguns instantes.... Falando com o Japa(Marcel Murai)... ele falou para que eu colocasse a central de injeção no modo de diagnóstico. Fiz isso e acusou um erro, cód. 22, sensor da posição de borboleta.
Como esta semana estou de folga, hj mesmo irei providenciar a peça e trocar. Tenho que aproveitar para fazer isso nesta semana, pois próxima semana minhas aulas recomeçam e com o trabalho fica meio puxado... fico sem tempo de mexer no monza...
Como vou mexer na injeção, para trocar esta peça defeituosa, gostaria de saber se posso fazer algo mais; tipo limpar a válvula da marcha lenta, etc. Com o que limpo esta peça? Como faço para limpa-la? Eu tenho car80 aqui em casa... será que serve?
O corpo de TBI não necessita de limpeza... eu já havia limpado, o mesmo ainda está limpinho...
Mas só mexi nele, nos outros componentes nem toquei... Agora como vou ter que mexer no sensor de posição da borboleta, queria aproveitar para deixar tudo nos conformes... o que os colegas indicam?
Abraço!
Como esta semana estou de folga, hj mesmo irei providenciar a peça e trocar. Tenho que aproveitar para fazer isso nesta semana, pois próxima semana minhas aulas recomeçam e com o trabalho fica meio puxado... fico sem tempo de mexer no monza...
Como vou mexer na injeção, para trocar esta peça defeituosa, gostaria de saber se posso fazer algo mais; tipo limpar a válvula da marcha lenta, etc. Com o que limpo esta peça? Como faço para limpa-la? Eu tenho car80 aqui em casa... será que serve?
O corpo de TBI não necessita de limpeza... eu já havia limpado, o mesmo ainda está limpinho...
Mas só mexi nele, nos outros componentes nem toquei... Agora como vou ter que mexer no sensor de posição da borboleta, queria aproveitar para deixar tudo nos conformes... o que os colegas indicam?
Abraço!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Manutenção na injeção eletrônica
Tb gostaria de saber mas como limpar o meu TBI.
-
- MODERADOR
Já estou com a peça nova Sensor de posição de borboleta(TPS) em mãos. Comprei um Delphi, custou-me 36 reais.
Algumas fotos:

Antes de colocar o sensor novo no local, preciso limpar algo lá? Ou é so encaixar e parafusar?

E este aqui, que controla a marcha lenta... como faço pra limpar? Só jogar car80 nele? Tem que limpar o local onde ele fica tbm?
Qual o procedimento correto?
Valeu ai, amigos!
Abraço!
Algumas fotos:

Antes de colocar o sensor novo no local, preciso limpar algo lá? Ou é so encaixar e parafusar?

E este aqui, que controla a marcha lenta... como faço pra limpar? Só jogar car80 nele? Tem que limpar o local onde ele fica tbm?
Qual o procedimento correto?
Valeu ai, amigos!
Abraço!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
Diego,
antes de montar o atuador de marcha lenta no corpo do TBI, deve ser feito a limpeza em seu alojamento. Como a ponta estava suja, certamente o alojamento deve estar. Para efetuar a limpeza, o TBI deve ser removido do coletor de admissão. Com o sensor de posição da borboleta não há problemas, raramente fica muito sujo ali. Mas, não deixe de verificar se não há problemas com a articulação da borboleta, de não está pesada para movimentar.
O eixo do atuador de marcha lenta e seu alojamento constuma sujar muito, principalmente no Monza EFI gasolina e, essa sujeira é por conta do respiro do motor (sistema de ventilação forçada).
Abs,
Carlos Freire
antes de montar o atuador de marcha lenta no corpo do TBI, deve ser feito a limpeza em seu alojamento. Como a ponta estava suja, certamente o alojamento deve estar. Para efetuar a limpeza, o TBI deve ser removido do coletor de admissão. Com o sensor de posição da borboleta não há problemas, raramente fica muito sujo ali. Mas, não deixe de verificar se não há problemas com a articulação da borboleta, de não está pesada para movimentar.
O eixo do atuador de marcha lenta e seu alojamento constuma sujar muito, principalmente no Monza EFI gasolina e, essa sujeira é por conta do respiro do motor (sistema de ventilação forçada).
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- MODERADOR
Ae pessoal.. fiz o serviço na injeção do monza. Parece que ficou bom!
Seguindo as dicas do amigo Carlos Freire, retirei todo TBI.. e troquei tudo que precisava. Troquei o reparo do bico, reparo do TBI, atuador da marcha lenta e sensor de posição da borboleta. Atuador da marcha lenta coloquei siemens e sensor de posição de borboleta coloquei delphi.
Além disso, mandei limpar o bico, que por sinal está perfeito, parece novo! e limpei todo o TBI com CAR 80. Ficou zerado....
À noite vou dar uma voltinha com o carro, dai vejo se realmente ficou bom.
Foto do TBI todo montado, limpo e com as peças devidamente trocadas:

Custo:
Sensor de posição de borboleta (delphi): R$ 36,00
Atuador da marcha lenta (siemens): R$50,00
Reparo do TBI: R$ 10,00
Reparo do bico: R$ 10,00
Car80: R$ 10,00
Limpeza do bico: R$ 10,00
Mão de obra: R$ 0,00
Total: R$ 126,00
Se fosse pagar mão de obra, só de mão de obra pagaria 80 reais. Por isso que gosto deste fórum... já economizei uma grana boa!!!!
Para ficar bem completo.. próxima semana vou trocar o filtro de combistível! Que está com 1 ano que foi trocado.
Abraço amigos!

Seguindo as dicas do amigo Carlos Freire, retirei todo TBI.. e troquei tudo que precisava. Troquei o reparo do bico, reparo do TBI, atuador da marcha lenta e sensor de posição da borboleta. Atuador da marcha lenta coloquei siemens e sensor de posição de borboleta coloquei delphi.
Além disso, mandei limpar o bico, que por sinal está perfeito, parece novo! e limpei todo o TBI com CAR 80. Ficou zerado....
À noite vou dar uma voltinha com o carro, dai vejo se realmente ficou bom.
Foto do TBI todo montado, limpo e com as peças devidamente trocadas:

Custo:
Sensor de posição de borboleta (delphi): R$ 36,00
Atuador da marcha lenta (siemens): R$50,00
Reparo do TBI: R$ 10,00
Reparo do bico: R$ 10,00
Car80: R$ 10,00
Limpeza do bico: R$ 10,00
Mão de obra: R$ 0,00
Total: R$ 126,00
Se fosse pagar mão de obra, só de mão de obra pagaria 80 reais. Por isso que gosto deste fórum... já economizei uma grana boa!!!!

Para ficar bem completo.. próxima semana vou trocar o filtro de combistível! Que está com 1 ano que foi trocado.
Abraço amigos!
-
- Membro Classic (Nível 7)
Cara, você é muito chato, dá até raiva! :P
-
- MODERADOR

Olha só quem fala.... Fábio... eu sei que vc dorme abraçado com o cabeçote do monza... acho que vc abraçou com tanta força, que acabou trincando!!!

Mas falando sério... vc's precisavam ver... estava imundo! muito sujo! Deu trabalho pra limpar.
-
- Membro SL/E (Nível 3)
Esse cabra é bom mesmo, deixou a TBI limpinha, tenho que fazer isso na minha, já tem mais de 1 ano que foi feito essa geral no meu carro, quando da compra do meu MONZA, o antigo dono tinha feito essa manutenção 1 mês antes, me deu junto com o carro, cabo de velas, velas, filtro de combustivel, rotor, sensor de posição de borboleta, baquelite do pé da TBI, entre outros, todas as peças que estavam no carro e foram trocadas, peguei o carro tinindo.
Lembrando que uma vez, retirado o BICO INJETOR, é de suma importância a troca do anel de vedação ( ORINGS) não sei se está correto o nome. Valei DIEGO, vc é o cara. :smt023 :smt023
Lembrando que uma vez, retirado o BICO INJETOR, é de suma importância a troca do anel de vedação ( ORINGS) não sei se está correto o nome. Valei DIEGO, vc é o cara. :smt023 :smt023
Atual - Ford Focus 2010/2011
26.000 km originais... único dono
Monza para sempre ...
26.000 km originais... único dono
Monza para sempre ...